Notícias / Geral

14/09/2013 - 10:48

Abertura da 2ª etapa do programa Brasil Voluntário em Cuiabá foi o fato da semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Lançamento da segunda etapa do Programa Brasil Voluntário, em Cuiabá, trouxe autoridades do COL à cidade

Lançamento da segunda etapa do Programa Brasil Voluntário, em Cuiabá, trouxe autoridades do COL à cidade

Na semana em que a esperada inauguração do viaduto do Despraiado não ocorreu devido a atraso nos retoques finais da obra, o fato mais importante da semana da Copa em Mato Grosso foi o lançamento, a nível internacional, em Cuiabá, da segunda etapa do Programa Brasil Voluntário. A cerimônia que colocou a capital mato-grossense no centro das atenções da mídia nacional na manhã da segunda-feira (09), contou com a participação de autoridades do COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) e autoridades estaduais. A semana ainda ficou marcada pela simulação de um ataque com explosivos ao shopping Pantanal em um exercício que envolveu mais de 100 policiais e chegou a assustar clientes. Nas obras do VLT, três operários ficaram feridos após acidente em uma escavação na avenida Fernando Corrêa da Costa. Enquanto na tribuna do Senado Pedro Taques (PDT-MT) criticou o atraso das obras da Copa no Estado, o gerente de comunicação do COL, Nélson Ayres elogiou a preparação da Cuiabá e garantiu que Cuiabá, mesmo alguns atrasos, está 'ajustada' e com um cronograma que não preocupa a Fifa. Confira aqui os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá.

SEGUNDA-FEIRA (09 DE SETEMBRO DE 2013)

Com 18 frentes atuando, construtora do VLT calcula 50% da obra concluída


Evitando entrar em choque com o relatório publicado na semana passada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) apontando que as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão apenas 37,98% concluídas com celeridade de 2,5% ao mês, a construtora do novo modal garante que a implantação da via permanente nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande já está chegando a 50% de seu total. Faltando apenas seis meses para a entrega da obra, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande insiste em afirmar que o novo sistema de transporte coletivo estará pronto antes da Copa do Mundo. “Estamos trabalhando firme em 80% do trecho e seguramente caminhando para a metade da obra. Há um grande esforço na perseguição do objetivo de entregar o sistema até março de 2014 conforme acordado com o Governo do Estado. Reforçamos o volume da obra. Agora são 18 frentes de trabalho atuando em 22 quilômetros ao mesmo tempo. Estamos à todo vapor fazendo tudo o que é possível e vamos concluir essa obra dentro de seu cronograma”, garantiu o gerente do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini.

Brasil Voluntário é lançado em Cuiabá; mais de 15 mil devem ser inscritos

A segunda etapa do programa nacional de voluntariado para a Copa de 2014 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (09), em Cuiabá. A expectativa é de que 15 mil pessoas se inscrevam no programa Brasil Voluntário. O lançamento na capital mato-grossense contou com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e o prefeito Mauro Mendes (PSB). Também estiveram presentes o gerente de voluntários da Fifa, Rodrigo Hermida, Ricardo Cappelli, responsável pelo programa Brasil Voluntário. O programa é promovido pela Fifa, Governo Federal e Comitê Organizador Local da Copa. As inscrições iniciaram nesta manhã e 15 minutos após o início da cerimônia de abertura já haviam 400 voluntários inscritos.

Últimos detalhes: Viaduto da Sefaz já começa a receber asfalto

Os trabalhos de pavimentação já começaram sobre o viaduto da Sefaz – localizado na avenida Historiador Rubens de Mendonça, conhecida como avenida do CPA. Os serviços foram iniciados na sexta-feira (09). O Viaduto ferroviário desempenhará a função de alça de retorno para motoristas que estiverem trafegando no sentido Centro-CPA e quiserem voltar à região central de Cuiabá ou acessar o Centro Político Administrativo. “Mais uma obra está bem próxima da conclusão. Estamos nos preparativos finais e só chegamos a esta etapa graças à ajuda e a paciência de toda a população, que durante o processo de construção soube entender que os transtornos são passageiros”, disse o secretário extraordinário da Secopa, Maurício Guimarães.

Fifa deve selecionar cerca de 1.000 voluntários para atuar em Cuiabá

Cuiabá virou, nesta segunda-feira, o centro das atenções nacionais no cenário da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. A segunda etapa do programa nacional de voluntariado para a Copa de 2014 foi aberta oficialmente esta manhã. Mesmo com a ausência de Ronaldo ‘Fenômeno’, dirigente do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo 2014, o evento atraiu um grande número de pessoas, incluindo jornalistas de outros estados ao salão Cloves Vetorato, no Palácio Paiaguás. O lançamento na capital mato-grossense contou com a presença do governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães e o prefeito Mauro Mendes (PSB). Também estavam presentes o gerente de voluntários da Fifa, Rodrigo Hermida e Ricardo Cattelli, responsável do Brasil Voluntário.

TERÇA-FEIRA (10 DE SETEMBRO DE 2013)

Vereador questiona importância da Copa como legado para Cuiabá


A Copa do Mundo de 2014 só será positiva se trouxer resultados a favor da população. Esse foi o argumento do vereador Arilson da Silva na discussão do tema 'Copa do Mundo: legado positivo?' O questionamento foi apresentado pelos sindicatos, federações e confederações dos trabalhadores durante o “Encontro Campanha Copa 2014”. Como presidente da Comissão de Trabalho da Câmara de Cuiabá, o Arilson da Silva (PT) esteve no evento para debater o tema. O ato foi organizado pela Federação Internacional dos Trabalhadores da Construção e do Madeira (ICM), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT). O encontro destaca os reflexos sociais e econômicos da Copa sobre a vida dos trabalhadores e seu legado para a população em geral. O debate esta sendo realizado em todas as cidades sedes da Copa de 2014.

Inauguração do viaduto do Despraiado não sai e Guimarães promete convocar imprensa

Após novo adiamento na inauguração do viaduto do Despraiado – obra que deveria ser entregue hoje, terça-feira (10) –, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães decidiu chamar a imprensa para fazer esclarecimentos. Ainda esta semana, ele deverá conversar sobre o cronograma das entregas e pretende anunciar novas datas para inaugurações. A expectativa é de que até o final do mês, sejam liberados os viadutos do Despraiado e da Sefaz, obras que já estão nos retoques finais. Insatisfeito pelo fato de ter que fazer os adiamentos considerando ‘motivos de força maior’, Guimarães acredita que o cronograma de inaugurações vai deslanchar nas próximas semanas. Além das duas primeiras grandes obras – Despraiado e Sefaz –, a Secopa já tem ‘bala na agulha’ para disparar a entrega de obras menores que já estão finalizadas. Esse é o caso de pontes sobre o Rio Coxipó e Pari (Várzea Grande), além de algumas vias que foram pavimentadas.

Legado da Copa pode começar a aparecer nas escolas de Cuiabá e Várzea Grande

O legado da Copa do Mundo de 2014 já pode começar a aparecer também nas escolas municipais de Cuiabá e Várzea Grande. E a iniciativa vem no lado do esporte, até o fim do ano todas as redes de ensino municipal e estadual poderão receber o programa Segundo Tempo. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (09) pelo secretário do Ministério de Esportes, Ricardo Cappelli, durante reunião com o secretário estadual, Ananias Martins Filho, e os secretários de Cuiabá e Várzea Grande, Carlos Brito e Cidomar Arruda, respectivamente. “O desafio é construir um legado esportivo da Copa do Mundo. Tanto que o programa está priorizando as cidades sedes e seu entorno, como é o caso de Cuiabá e Várzea Grande”, disse o secretário do Ministério de Esportes, Ricardo Cappelli.

Consórcio está a procura de trabalhadores para implantação do VLT; vagas abertas

Vagas abertas. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande fez uma parceria nesta terça-feira (10) com o governo do Estado para contratar novos trabalhadores para atuar nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). São aproximadamente 200 vagas, a maioria para ajudantes, carpinteiros e pedreiros. As contratações serão feitas por meio do Sistema Nacional do Emprego (Sine). O projeto Sine-Itinerante estará com o micro-ônibus na região do Coxipó e Verdão até sexta-feira (13) das 8h ás 17h em dois pontos estratégicos, onde as pessoas interessadas em trabalhar nas obras de mobilidade urbana na Capital e na cidade vizinha poderão entregar o currículo e se candidatar a uma das vagas. Um carro de som também está sendo usado para o anúncio das vagas.

Pedro Taques cita atrasos e pede mais celeridade nas obras da Copa do Mundo

O Senador Pedro Taques (PDT) discursou hoje no Senado sobre a Copa do Mundo de 2014 que tem Cuiabá como uma das 12 cidades-sede. Ele disse estar confiante e esperançoso de que Mato Grosso consiga realizar o evento , porém diz que isso só será possível se as obras para o Mundial estiverem prontas. "É possível evitar o vexame internacional na Copa do Mundo de 2014? Mesmo com um cenário, por vezes, desestimulante e pessimista, eu continuo esperançoso de que o meu Estado, Mato Grosso, será capaz de sediar os jogos do Mundial, receber pessoas de diversos países e mostrar as nossas potencialidades", declarou. Taques lembrou os atrasos que o último relátorio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou. Alguns deles de extrema importância que são o Centros de Oficias de Treinamento (COT's). O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) também não foi esquecido. Por fim o político disse que o temor de a cidade ser excluída do Mundial ainda paira sobre a cabeça da população.

QUARTA-FEIRA (11 DE SETEMBRO DE 2013)

Aproveitando a Copa, Ministério propõe ampliação de legado para Cuiabá e VG


O Ministério do Esporte quer ampliar o legado da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá e Várzea Grande. Com a proposta visando mais ações nas áreas de esporte e lazer para os Estados que sediarão jogos do Mundial, o Ministério do Esporte quer estender a cobertura do programa Segundo Tempo em Cuiabá e Várzea Grande, procurando atender 100% das escolas públicas dos dois municípios. As duas cidades também poderão ser contempladas, até o final deste ano, com o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) ou com o Vida Saudável, ambos do Governo Federal, segundo o Ministério. Foi o que propôs, na Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT) durante reunião entre o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Ricardo Garcia Cappelli e os secretários estadual Ananias Filho (Seel-MT) e do município, Carlos Brito (Cuiabá) e Cidomar Nunes (Várzea Grande).

Simulação de explosão em shopping mobiliza forças da segurança em Cuiabá

Em um exercício simulado visando a Copa do Mundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi acionado na manhã desta quarta-feira (11) para atendimento a uma tentativa de assalto com explosivos e direcionou a ocorrência para o Batalhão de Operação Especiais (Bope), Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Politec que, imediatamente, se deslocam até o local do fato. Houve a simulação de uma explosão de um artefato próximo aos caixas eletrônicos localizados em uma das entradas do Pantanal Shopping, em Cuiabá. Este foi o primeiro exercício funcional das forças da segurança para atendimento de uma ocorrência de risco que faz parte do cronograma de ações preparativas da Segurança Pública para à Copa do Mundo na Capital. É uma exigência da Fifa e do Governo Federal para as cidades-sede como parte dos preparativos para o evento que acontecerá no ano que vem.

Grupo se mobiliza junto ao MPE e apresenta mudanças no projeto “Porto Cuiabá”

O grupo 'Ciclovia Já', Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá Lamartine Godoy e o promotor de Justiça da Ordem Urbanística Carlos Eduardo Silva se reuniram nesta terça-feira (10), no gabinete do procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, titular da Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, para tratar de assuntos relacionados ao projeto “Porto Cuiabá”. De acordo com o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe, as discussões levantadas na reunião devem ser avaliadas como contribuição. “Somos favoráveis a ideia, temos algumas críticas que poderão integrar o projeto. Afinal, o pedido de dispensa de licenciamento ambiental deve ser apresentado pela prefeitura ao Consema ainda este mês”, explica o procurador.

Visando a Copa 2014, Festival do Siriri e Cururu é lançado em Cuiabá

O lançamento do 11º Festival do Siriri e Cururu aconteceu no Museu do Rio, em Cuiabá. Objetivo das autoridades parece ser aumentar ações que promovam o turismo para a Copa do Mundo de 2014. Evento vai até o dia 22 de setembro no Parque de Exposições da Cidade. “Não tenho dúvida que esse Festival do Siriri e Cururu, vai ser um dos melhores festivais que Mato Grosso e Cuiabá já viram, pode ter certeza disso”, disse o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Fabiano Prates. A presidente da federação do Siriri e Cururu, Terezinha Quilombola, diz que este é o momento de preparar o Estado para o Mundial: “Relembrando o que aconteceu com pequenos recursos e hoje cresceu e se tornou o maior evento de Mato Grosso. Nós acreditamos que isso nos fortalece na preparação para receber os turistas na Copa do Mundo de 2014”, ressalta.

CEF analisa novo empréstimo para a Arena; Éder Moraes diz que será estádio mais barato da Copa

A Caixa Econômica Federal analisa a possibilidade de ampliar em mais R$ 120 milhões o financiamento para conclusão da Arena Pantanal, cujo custo está estimado em R$ 520 milhões. Os recursos foram solicitados pelo governador Silval Barbosa (PMDB) durante encontro com o vice-presidente da Caixa, José Urbano Duarte, nesta quarta-feira (11.9), em Brasília. De acordo com o secretário do Escritório de Representação do Estado em Brasília, Éder Moraes, os recursos adicionais para conclusão do estádio serão disponibilizados nas mesmas condições de empréstimos já contraídos. Sem afirmar onde os recursos serão aplicados, se no gramado, estacionamento ou na aquisição de cadeiras, por exemplo, Éder garante que as melhorias não vão encarecer o estádio. “A Arena Pantanal será o estádio mais barato da Copa do Mundo”, declarou em entrevista ao Olhar Direto em Brasília.

Gerente do COL visita Olhar Direto e diz que Cuiabá virou referência

Escolhido para uma visita do Comitê Organizador da Copa do Mundo, por ser um dos principais veículos de comunicação de Cuiabá, o site Olhar Direto recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), a visita do gerente de comunicação da entidade, Nelson Ayres para uma apresentação sobre os preparativos do Brasil para o Mundial 2014. Ayres fez exposição em data show dos trabalhos realizados pelo COL e, em um bate-papo com jornalistas do Olhar Direto/Olhar Copa esclareceu sobre as ações de mídia, obras nos estádios e mobilidade urbana visando o grande evento do próximo ano. A visita faz parte do cumprimento do protocolo de aproximação do COL junto a meios de comunicação das cidades-sede da Copa.
Afirmando que o propósito da visita é aproximar mais o COL do trabalho do dia-a-dia dos jornalistas e esclarecer dúvidas envolvendo a cobertura da Copa do Mundo, Nelson Ayres começou falando da importância do evento que será assistido por metade da população mundial e atrairá ao país cerca de 600 mil turistas e milhares de jornalistas de todo o planeta, o que representará um impacto muito grande na área de mídia. Números apontam que o Brasil investirá R$ 28 bilhões nas obras, algo extraordinário comparado aos R$ 5 bilhões gastos para a Copa da África.

Três operários ficam feridos em acidente nas obras do VLT em Cuiabá

m acidente nas obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na avenida Fernando Corrêa da Costa, nas imediações do Córrego do Gambá, no Coxipó, deixou três trabalhadores feridos na tarde desta quarta-feira (11). Segundo informações da assessoria de imprensa do Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, os operários trabalhavam na escavação para remoção de interferências de esgoto quando houve um rompimento de solo. Machucados após a queda, os operários foram atendidos por uma unidade do Samu e encaminhados para o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Um deles sofreu apenas algumas escoriações e já recebeu alta. Os outros dois continuam internados em observação médica, segundo informações da assessoria. "Não foi um acidente grave e os três trabalhadores passam bem", informou a assessoria.

QUINTA-FEIRA (12 DE SETEMBRO DE 2013)

Gerente do COL diz que Cuiabá está 'ajustada' e não preocupa a Fifa


Embora ainda exista muita insegurança e incredulidade especialmente com relação ao curto tempo diante do muito que há para ser feito na preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a cidade está ‘ajustada’ e com o cronograma’ tranquilo’ na visão do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. A afirmação é do gerente de comunicação do Comitê, Nélson Ayres que na tarde desta quarta-feira (11) visitou a redação do site Olhar Direto. Atuando como um ‘porta-voz’ do COL junto aos principais veículos de comunicação do país, Ayres realizou uma apresentação dos trabalhos da entidade e falou dos propósitos de buscar estreitamento com a mídia. Em sua visita à capital, nesta quarta, ele passou pelas redações de emissoras de televisão e jornais impressos.

Para minimizar impactos, Prefeitura prepara corredor exclusivo para ônibus e táxis

Com a expectativa de reduzir os transtornos provocados pelas obras da Copa nas principais vias da cidade e minimizar o caos para quem depende do transporte coletivo na capital, a Prefeitura de Cuiabá começou esta semana a sinalizar as ruas em que será implantado o corredor exclusivo para ônibus e táxis. Placas de sinalização vertical estão sendo colocadas na Avenida Isaac Póvoas para que na próxima semana o transporte coletivo passe a operar no corredor. No entanto, motoristas devem ficar atentos para medidas duras e punições no caso de irregularidades. O estacionamento em todo o lado direito da via será proibido, assim como na Rua 13 de Junho e Travessa João Lobo. O secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo explicou que “vamos dar início ao corredor exclusivo pela Isaac Póvoas, na semana que vem, a pedido do prefeito Mauro Mendes. Nas próximas semanas, também será implantado nas Avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio”.

Escola Municipal traz o clima da Copa do Mundo para estudantes e comunidade

O projeto ‘Vivenciando a Cultura de Mato Grosso na Copa de 2014’ foi concluído na última sexta-feira (06) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Lenine de Campos Póvoas, no bairro Eliane Gomes. A unidade faz parte do projeto “Pintando a Copa’ nas categorias escola e estudante. No pátio coberto da escola, os alunos e comunidade participaram de várias atividades. "A escola entendeu bem o objetivo do projeto, envolveu toda a comunidade escolar e levou o ‘Pintando a Copa’ para as oficinas do Programa ‘Mais Educação’. Foi um verdadeiro show as apresentações onde os alunos foram aplaudidos o tempo todo", destaca a responsável pelo projeto Pintando a Copa, Érika Meirelles. Um dos alunos encheu os olhos dos presentes no melhor estilo Copa do Mundo. O garoto fez várias embaixadinhas com uma bola de futebol e arrancou aplausos de todos.

SEXTA-FEIRA (13 DE SETEMBRO DE 2013)

Preparação para a Copa promete novas simulações de surpresa em Cuiabá


O preço da Copa para os cuiabanos não se restringe aos transtornos no trânsito por causa das obras da mobilidade urbana. Ações como a realizada na manhã da última quarta-feira (11), no shopping Pantanal, quando a força de segurança simulou um ataque com explosivos a um caixa eletrônico, assustando vários clientes, devem se repetir nos próximos meses. Essas simulações que pegam de surpresa os desavisados, fazem parte do plano de segurança e combate ao terrorismo exigido pelo Governo Federal e a Fifa para as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É a vez das aulas práticas. Em julho deste ano, houve exercício do Corpo de Bombeiros no ginásio Aecim Tocantins em treinamento de socorro à vítimas de um grande acidente, mas a simulação do ataque ao caixa eletrônico no Shopping Pantanal foi muito mais impactante. Na ação, mais de 100 policiais foram envolvidos em uma situação que envolveu desde o Bope (Batalhão de Operações Especiais) até o Corpo de Bombeiros. Foram testados equipamentos especiais como robô, armas antibombas, aparelho de raio-x e até roupas térmicas. Até o helicóptero da PM foi utilizado.

Júlio Pinheiro volta a defender o rodízio de veículos em Cuiabá

O tema rodízio voltou a ser discutido. Na sessão plenária desta quinta-feira (12), da Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Júlio Pinheiro, PTB, expôs sua preocupação com referência ao caos instalado na malha viária de Cuiabá, em função das obras da Copa do Mundo. Júlio salientou ter sugerido rodízio de veículos na capital em sessão anterior, projeto que retirou de pauta para ampliar as discussões sobre sua viabilidade. Segundo o vereador, o caos já havia sido anunciado. "Não sou Nostradamus, mas previ que este caos iria acontecer em face do número elevado de obras. Relatórios e mais relatórios do Tribunal de Contas atestam que algumas estão atrasadas há mais de 240 dias, o que fez a situação piorar mais ainda. Tornou-se quase impossível andar em Cuiabá. Resolvi colocar este projeto (rodízio) em discussão. A Câmara não pode ficar alheia a um problema tão grave", argumentou.

Cuiabá é uma das sedes com menor procura de ingressos para Copa 2014

Faltando exatamente nove meses - curiosamente esse é o tempo de uma gestação - para o primeiro jogo da Copa do Mundo em Cuiabá, a venda de ingressos para jogos na capital mato-grossense não é satisfatória. Segundo a Fifa, tanto Cuiabá como Manaus não apresentam alta demanda de solicitações por ingressos. Por outro lado, com menos concorrência, Cuiabá e Manaus são as duas cidades com mais chances para se conseguir os bilhetes nesta primeira etapa de vendas, que acontece até 10 de outubro. Nesta fase, se houver mais pedidos do que ingressos disponíveis, os bilhetes serão sorteados entre os interessados. A solicitação só pode ser feita via internet (www.fifa.com/ingressos). Manaus e Cuiabá receberão oito partidas da Copa de 2014 -- quatro em cada uma. Apenas os confrontos inaugurais das duas sedes têm alta demanda por ingressos da categoria 4 - vendidos somente a residentes no Brasil e que também dão desconto a estudantes, idosos e beneficiários do Bolsa Família. O primeiro jogo em Cuiabá será em 13 de junho.
Manaus abriga sua primeira partida da Copa em 14 de junho.

Após denúncia, Secopa diz que não irá comparar preços de cadeiras da Arena com outros estádios

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) disse nesta sexta-feira (13), através de nota oficial, que não irá comparar os preços de cadeiras com outras sedes do Mundial por desconhecer as especificações destas. O site ‘Diário do Poder’ denunciou que foram pagos cerca de R$ 436 em cada uma das 44,5 mil cadeiras da Arena, enquanto que no Estádio Mané Garrincha, de Brasília, o preço foi R$ 175 a unidade. O jornalista Cláudio Humberto ainda revela que o contrato fechado pela Secopa com a empresa Kango Brasil Ltda – a mesma que vendeu o produto para o estádio do Distrito Federal – foi de R$ 19,4 milhões por 44,5 mil cadeiras. Já em Brasília o valor foi de R$ 12,7 milhões para fornecer praticamente o dobro, 72,4 mil cadeiras. Na próxima segunda-feira (16) sai o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre as obras da Arena Pantanal – Pela primeira vez o relatório do estádio saiu separado das demais obras. O último documento apontava atraso de até 2 meses na construção.

Integração entre VLT e ônibus é discutida na sede da Secopa

O Veículo Leve sobre Trilhos foi pauta nesta quinta-feira (12) na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Foi realizada a primeira reunião acerca do estudo sobre o modelo de integração entre o VLT e as linhas de ônibus em Cuiabá. Informações ligadas ao sistema de integração da rede metropolitana foram apresentadas pela empresa Oficina – Engenheiros Consultores Associados Ltda., responsável pela elaboração do plano. Participaram da reunião representantes da Secopa, da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager) e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande. “O interessante desse estudo é entender como age o usuário, o que ele aceita e o que não. É a oportunidade de debater as opiniões e apresentar as experiências que contribuam para implantação de uma nova e eficiente rede de transporte público”, disse o engenheiro de tráfego e assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Rafael Detoni.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por laura lima, em 15/09/2013 às 10:28
Aí vereador ARILSON, voce viu o que os alunos da EMEB Lenine de Campos Póvoas fizeram na escola? A COPA DO MUNDO já chegou lá.Perdeu tanto tempo brigando na Casa de Horrores, que não vê as coias bonitas e inteligentes acontecendo na cidade.Se liga,meu!!! Vá até a escola,se tiver tempo, e veja de PERTO e não se esqueça de parabenizá-los.Aos responsáveis pela EMEB Lenine de Campos Póvoas, aos alunos,que brilhantemente mostram a COPA, parabéns.Mostre para Cuiabá o que sabem fazer de melhor.
por laura lima, em 15/09/2013 às 10:21
Vereador ARILSON DA SILVA: cada vez mais me decepciono com voce. Em que mundo voce vive? Questionar o legado da Copa para Cuiabá?Voce é cego, não está vendo e acompanhando as mudanças? Magoei !!!!!!
Sitevip Internet