Notícias / Aeroporto

17/09/2013 - 09:06

Aeroporto Marechal Rondon estará preparado para a Copa, diz Infraero

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Reprodução

Aeroporto Marechal Rondon estará preparado para a Copa, diz Infraero
Com menos de 23% da obra concluída após oito meses de trabalho e faltando menos de nove meses para o término, o aeroporto Marechal Rondon estará pronto para receber os turistas que vierem a Cuiabá para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Da mesma forma, os aeroportos das demais cidades-sede do Mundial estarão finalizados para o Mundial que acontecerá em junho do próximo ano. Essa foi a promessa do presidente da Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, porém, salientou o bom andamento das obras nos aeroportos e rejeitou a ideia de que o setor não está preparado.

O dirigente da Infraero decidiu se pronunciar para rebater as preocupações dos debatedores na audiência pública da Comissão de Infraestrutura (CI) desta segunda-feira (16), dedicada à modernização dos aeroportos nacionais. A proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 tem gerado forte desconfiança com relação à conclusão das obras dos aeroportos que parecem muito mais atrasadas que dos estádios.

Leia mais:
Aeroporto Marechal Rondon está com 23% da obra concluída, afirma Infraero
Aeroportos estarão aptos para Copa e Olimpíadas, diz ministro

Gustavo do Vale declarou que "do ponto de vista operacional, em todos os grandes eventos que o país já teve não foi na aviação civil que houve problemas. Todos os aeroportos funcionaram a contento", disse ele, lembrando a Copa das Confederações, o Rock in Rio e a Jornada Mundial da Juventude.

Falando sobre as obras da Infraero, o presidente da Infraero ressaltou que a carência de infraestrutura é maior na Região Norte, onde a estatal aeroportuária tem buscado antecipar-se à demanda: segundo a previsão que apresentou, a reforma do aeroporto de Manaus - uma das sedes da Copa de 2014 - suportará o fluxo de passageiros e cargas até 2040. Ele ressalvou que nem todas as obras de aeroportos estarão completas até a Copa, mas, em casos como o de Fortaleza, a parte que estiver pronta até o ano que vem estará capacitada a suportar a demanda extra.

José Antunes Sobrinho, presidente do Conselho de Administração do Consórcio Inframerica - detentor das concessões dos aeroportos de Brasília e de Natal -, declarou que o cronograma das obras será cumprido a tempo para a Copa: apenas na ampliação do terminal de Brasília estão trabalhando 2,8 mil pessoas. Ele considera que ainda há muito a ser feito, opinando que o setor de aeroportos no Brasil busca recuperar-se da falta de investimento que levou a "duas décadas de atraso", e que o problema vai além dos grandes eventos.

"A Copa do Mundo apenas fez a ignição da chave, e o Brasil precisa dos investimentos em aeroportos com Copa ou sem Copa", disse Sobrinho.

Ministro garante

Os aeroportos brasileiros estarão aptos a atender a demanda de passageiros durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, afirmou o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco. "Em virtude da experiência com a Copa das Confederações e com a Jornada Mundial da Juventude, posso dizer que não vamos ter dificuldades nem na Copa do Mundo, nem nas Olimpíadas", disse Franco.

Franco destacou os planos do governo de concessão de alguns aeroportos, e afirmou que aqueles já concedidos - Guarulhos, Viracopos e Brasília - estão com as obras dentro do prazo. "As obras estão andando adequadamente e dentro do prazo", disse, acrescentando que o governo pretende licitar ainda os aeroportos de Galeão (RJ) e Confins (MG), no fim de outubro. Com informações da Infraero

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet