Notícias / Aeroporto

20/05/2013 - 09:30

Aeroporto de Rondonópolis ganha capacidade para virar alternativa em 2014

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Rodrigo Maciel Meloni

Aeroporto de Rondonópolis ganha capacidade para virar alternativa em 2014
Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, Mato Grosso ganhará melhor estrutura aérea e maior logística de apoio ao Marechal Rondon durante o evento. Ainda este ano, o aeroporto de Rondonópolis (212 km da capital) subirá de classificação, ganhando capacidade para atender pouso de grandes aeronaves. Assim, em uma eventual necessidade de ‘plano B’ com a chegada de milhares de turistas para a Copa, Cuiabá contará com uma pista alternativa para suprir a demanda aérea.

Eleito o pior da Copa, aeroporto de Cuiabá promete ser um dos mais modernos
Silval Barbosa destaca investimentos no aeroporto e no VLT

Junto com Rondonópolis, os aeroportos de Sinop e Alta Floresta também passarão a classificação Nível-6, com a chegada de mais um caminhão contraincêndio de aeródromos tipo AP-2 em cada um deles. Significa dizer que os três aeroportos mato-grossenses serão adequados às normas de segurança expedidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operarem com aeronaves de grande porte com capacidade a partir de 150 passageiros. A vantagem para o usuário é a possibilidade do valor das passagens baratearem. As informações são da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR) conclui até o final do mês de maio a assinatura da Ata de Registro de Preços de Caminhão Contraincêndio e o Governo de Mato Grosso pode aderir a Ata para contratar o fornecedor. Os três veículos custarão R$ 5,4 milhões. Os recursos são do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) da SAC/PR e da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT).

Distantes 212, 500 e 803 km respectivamente da capital, os aeroportos de Rondonópolis, Sinop e Alta Floresta operam com aeronaves de médio porte, a maior delas é a Embraer-175 que comporta 86 passageiros. O convênio para a aquisição dos veículos foi assinado entre o governador Silval Barbosa e o secretário de Aeroportos da SAC/PR, Juliano Alcântara Noman, em dezembro de 2012.

A estruturação de aeroportos situados estrategicamente próximos aos terminais das cidades-sede do Mundial é uma recomendadação da Fifa para o Governo Federal brasileiro com a finalidade de evitar o 'apagão' aéreo e oferecer alternativa para transporte de passageiros.
por paulo de tharso medeiros wiezzer, em 07/10/2013 às 08:59
com certeza amigo cardozo, se barra dependesse de goiás garanto que seria outra cidade muito melhor. Nossas estradas estão todas arrumadas enquanto a de vcs é igual sonrisal nao pode ver água que derrete, por isso amigo cuidado qndo vc for falar do goiás, agora que vcs vão ter um estádio de futebol, pq aqui em goiania faz muito tempo que o serra dourada existe
por Joãozinho, em 20/05/2013 às 15:52
A BR não irá suportar a quantidade de veículos, tanto de passeio quanto os de carga, entre as cidades de Rondonópolis e Cuiabá. Parabéns Senhor Governador pela Má administração.
por cardozo, em 20/05/2013 às 15:27
pessoal da barra do Garças pede para o governo de goiás dar uma força , pois td da barra é com goiás, até horário vcs usam de lá quem sabe Marconi pirilo ajuda,kkkkkkkkkkkkk
por cardozo, em 20/05/2013 às 15:14
não adianta nada modernizar os aeroportos e continuar o monopólio, onde so uma empresa opera a linha, o preço das passagens vai lá em cima, quando a Avianca fazia a linha Cbá/Alta Floresta a passagem custava mais barato que a do ônibus, hj com a Tripp triplicou, esse é o Brasillllllllllll.
por JOAO NETO, em 20/05/2013 às 13:24
É UMA VERGONHA MESMO PARA O VALE DO ARAGUAIA, AQUI NA GRANDE BARRA DO GARÇAS, COM UMA POPULAÇÃO DE 90.000 HABITANTES, E UM GRANDE AEROPORTO, COM AERONAUTICA, CINDACTA CONTROLADOR DE VOOS, ETC, NÃO TER VOOS COMERCIAIS. TUDO DEPENDENDO APENAS DE UMA ROFORMA, E O GORVERNO NAO NOS FORNECE ESSA SONHADA REFORMA, É UMA VERGONHA!
por Mileto do União de ROO, em 20/05/2013 às 13:00
A nossa cidade era pra ser a sede da Copa do Mundo. E não aquela cidade suja,feia,atrasada, povinho sem graça e sem futuro. Nós sim que somos os legitimos representantes de mt para copa.
por Carlos, em 20/05/2013 às 10:25
RONDONOPOLIS TA E M,UITO ATRAZADA COM ESTE AEROPORTO EU MORAVA EM RONDONOPOLIS HOJE RESIDO EM CAMPO GRANDE MS E NAO POSSO PEGA VOO PARA ROO SEM PASSA EM CBA O QUE AUMENTA E MUITO O CUSTO DO VOO DE ONIBUS HJ UMA VIAJEM TEM A DURACAO DE 8 HORAS HORIVEL E DE AVIAO PODERIA SER DE 1 HORA +- TA COMPLICADO FAZER NEGOCIOS EM ROO E VISITA FAMILIA
por Luiz Queiroz, em 20/05/2013 às 10:16
é uma pena que o Vale do Araguaia é esquecido pelas autoridades aqui em Barra do Garças, é uma vergonha um aeroporto que esta praticamente parado aqui em nossa cidade com um pista que ja operou durante 6 meses com o FOQUER 100 da Tam.Até quando vamos esperar ???
por Jones, em 20/05/2013 às 09:51
Não tem capacidade de ser aeroporto de alternativa já que para uma aeronave alternar para estas cidades ela precisa ter além de um sistema contra-incendio também um sistema para abastecimento de aeronaves maiores e um sistema de escadas para desembarque de passageiros adaptados para cada tipo de aeronave, não tentem vender algo que não funciona...
Sitevip Internet