Notícias / Copa 2014

12/07/2014 - 12:41

Alemanha e Argentina disputam o título da Copa pela terceira vez

G1

Alemanha e Argentina vão disputar, no domingo (13), uma final de Copa pela terceira vez. Na primeira, em 1986, venceu a Argentina. Em 1990, a vitória foi da Alemanha.

ALEMANHA

Eles acham que a balsa dá sorte. Eram 19h quando alemães embarcaram para a última viagem desta Copa pela foz do Rio João de Tiba.

São 10 minutos de travessia. Do outro lado, cerca de 100 pessoas esperavam. Os jogadores desembarcaram debaixo de aplausos e iluminados por fogos.

Khedira deu uma camisa de presente para a torcida. Em vez de dizer “obrigado”, os baianos responderam com um grito ainda melhor: "é campeão".

Se a Alemanha vai ser campeã ou não, é problema do Maracanã. Em Cabrália (BA), essa despedida já foi o final feliz de uma história de amor à primeira vista entre os moradores e os visitantes.

O técnico Joachim Löw parecia fazer parte da paisagem em suas caminhadas matinais. Os alemães aproveitaram a Praia de Santo André até o último dia.

Schweinsteiger estava tão tranquilo que parecia mais um turista em férias. Como agradecimento pela hospitalidade de Cabrália, a federação alemã deixou doações para uma escola pública da cidade e para uma aldeia pataxó.

O agradecimento veio em forma de danças sagradas. A língua dos pataxós, o “patxohã”, ganhou uma nova palavra: “Alemanha”, que quer dizer “campeã”.

ARGENTINA

A portas fechadas, o acerto dos últimos detalhes. O que podia se ver de longe é treino de leve para quem está tão perto da final. Para Messi, uma brincadeira. Di Maria não teve tanto sossego, com piques rápidos para mostrar que pode ser uma boa opção para a final.

Mas vai ser difícil convencer o técnico Sabella a abrir espaço na equipe que eliminou a Holanda. Mais do que ratificar a equipe que ele acabou encontrando nesta Copa do Mundo, o técnico Alejandro Sabella vai levar a campo, no domingo (13), contra a Alemanha, as lições das duas últimas Copas.

Sabella não estava em 2010, mas nove jogadores de seu elenco estavam no que então parecia ser uma humilhante goleada alemã por 4 a 0. Para quem participou da derrota na África do Sul, um erro que não pode ser repetido é a desatenção nos primeiros minutos.

“Na última Copa, tomamos um gol de bola parada no início e isso mudou todo o jogo”, disse o atacante Aguero.

Quatro anos antes, com Messi na reserva, a Argentina recuou demais no fim do jogo e permitiu o empate dos alemães quando faltavam 10 minutos. A desclassificação contra os donos da casa veio nos pênaltis.

Para Maxi Rodríguez, que esteve nas duas eliminações, a Copa se define nos detalhes. “Precisamos saber nossas virtudes e erros para que domingo (13) saia tudo bem”, disse Maxi.

Poucos erros, muitas virtudes. O único caminho argentino para acabar com a sina alemã e terminar o domingo com o brilho da taça nas mãos.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet