Notícias / Copa das Confederações

05/11/2013 - 15:00

Após Copa das Confederações, Arena Castelão ainda apresenta problemas

Globo Esporte

  Quatro meses após a Copa da Confederações, o torcedor começou a sentir como vai ser a Arena Castelão depois da Copa do Mundo. Construído para receber seis jogos do Mundial de 2014 e atender os padrões da Fifa, o estádio custou R$ 518,6 milhões e já recebeu 14 partidas desde julho, quando acabou a Copa das Confederações.

A ideia é que todos os estádios construídos ou reformados para a Copa do Mundo trouxessem um legado para o futebol das cidades-sede do evento. De fato, muito benefícios vieram com as novas arenas, como maior comodidade e conforto aos torcedores que passaram a frequentar um estádio de nível internacional.

No entanto, algumas lacunas faltam ser preenchidas, tanto em vistas para a Copa do Mundo 2014, quanto, principalmente, para o legado do estádio pós 2014.

O GloboEsporte.com/ce foi acompanhar o funcionamento do estádio em alguns jogos após a Copa das Confederações e constatou que alguns pontos ainda apresentam deficiências enquanto outros poucos funcionam de maneira satisfatória.

Pontos Negativos

Lanches

Na partida realizada no último 27 de outubro entre Portuguesa x Flamengo pela Série A do Campeonato Brasileiro (jogo que teve de público por volta de um terço da capacidade do estádio), foi possível observar durante o intervalo demora nas filas dos bares da Arena Castelão. Torcedores relataram, na ocasião, que o atendimento estava lento e alguns revelaram ter esperado cerca de 25 minutos, perdendo parte do 2º tempo.

- As filas estão demorando bastante. Demorei muito tempo para ser atendido. Além disso, o lanche está caro. Uma lata de refrigerante custa R$ 5 - afirmou o torcedor e barman Renato de Souza.

A Arena Castelão alegou não ter registrado reclamações sobre o atendimento nos bares do estádio durante a partida, que todos eles estavam abertos durante o evento e que em alguns casos a venda é feita antecipadamente para otimizar o atendimento. O consórcio gestor do estádio afirma ainda que valores praticados nos bares da Arena Castelão estão de acordo com o valor de mercado para este tipo de evento e que qualquer reclamação pode ser feita diretamente à operação da Arena Castelão para que eventuais problemas sejam resolvidos.

Durante a Copa das Confederações não foram poucas as reclamações dos torcedores quanto ao atendimento prestado, principalmente em relação à escassez de troco aos torcedores, obrigando muitos deles a utilizarem cartões de crédito ou débito. Se a situação permanecer, o torcedor terá mais problemas pós-Mundial. Isso porque, segundo a Arena Castelão, durante os jogos que não são organizados pela Fifa, não haverá venda por meio de cartões de crédito ou débito.

Além disso, muitos protestaram contra a qualidade dos alimentos oferecidos durante o evento Fifa.

Internet

Durante o jogo entre Portuguesa x Flamengo, vários profissionais de imprensa reclamaram da qualidade do serviço de internet Wi-Fi oferecido. Alguns fotógrafos tiveram que deixar o gramado e ir a outro ponto da Arena Castelão com melhor sinal para que pudessem enviar as fotos às respectivas redações. Durante a Copa das Confederações, a internet funcionou de maneira satisfatória.

A Arena Castelão informou que o serviço de internet dentro do campo está sendo melhorado com a instalação de novos pontos de acesso. Ainda segundo o consórcio administrador, Arena Castelão possui um sistema de rede sem fio e em todos os jogos são disponibilizadas senhas de acesso exclusivo para os profissionais de jornalismo e que o estádio possui todos os sistemas necessários para todos os tipos de eventos.

Elevadores

No jogo entre Fortaleza x Sampaio Corrêa (quando a Arena Castelão recebeu seu maior público desde a Copa das Confederações), foram identificados problemas nos elevadores que dão acesso a alguns pontos do estádio. Os que estavam funcionando, não podiam receber mais do que cinco pessoas por vez, sendo que a capacidade máxima deles é de 13 pessoas. Isso gerou uma maior espera do torcedor para chegar ao local desejado. Sem falar de pessoas com mobilidade reduzida que tiveram sua locomoção prejudicada.

A Arena Castelão afirmou desconhecer que os problemas do elevadores aconteçam de maneira sistemática informando que quando eventualmente ocorrem, é feita a manutenção em poucos minutos. A justificativa dada pelo consórcio é de que os problemas foram ocasionados por superlotação. No que diz respeito à locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, a Arena Castelão dispõe de locais específicos e acompanhamento da equipe de plantão para atendimento no jogo.

Pontos positivos

'Stewards'

Responsáveis pela orientação dos torcedores, os guias (ou 'stewards') sempre se mostraram solícitos em atender e dar informações a quem passasse pela Arena Castelão. Caso não soubessem da informação solicitada, logo procuravam outro membro da equipe que o fizesse. Outro destaque foram os guias responsáveis pelo encaminhamento de pessoas com mobilidade reduzida aos locais reservados no estádio. Além disso, mesmo com os problemas apresentados nos elevadores, os ascensoristas trabalharam para tentar solucionar de maneira mais rápida.

Acessos do estádio

Outro ponto que passou no teste foi o acesso ao estádio. Torcedores não encontraram problemas para comprar ingressos e o fluxo nas bilheterias ocorreu sem maiores transtornos ou demora. Vendas antecipadas em outros pontos da capital cearense facilitaram o comércio de bilhetes no dia do jogo. Além disso, o torcedor não levou muito tempo entre passar pelo portão de acesso até a arquibancada. Mesmo na partida entre Fortaleza x Sampaio Corrêa, que recebeu mais de 57 mil torcedores, tanto a entrada quanto a evacuação dos torcedores aconteceu rapidamente.

Entretanto, essa velocidade se restringe ao momento em que o torcedor chega a Arena Castelão e se dirige à arquibancada. No jogo entre Fortaleza e Sampaio Corrêa, o fluxo de carros nas avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha foi lento por cerca de duas horas antes do inicio do jogo. Já na partida entre Portuguesa e Flamengo, o trânsito de veículos fluiu de maneira mais tranquila, embora apresentada lenta locomoção dos carros. Um acidente no fim de uma das avenidas de acesso criou um engarrafamento ainda maior uma hora depois do jogo.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet