Notícias / Copa 2014

11/07/2014 - 08:45

Artigo: 'O país que tanto ensinou futebol, agora precisa aprender'

Wesley Santiago

Foto: Reprodução

Artigo: 'O país que tanto ensinou futebol, agora precisa aprender'
Obrigado, Alemanha!

Nós brasileiros precisamos agradecer a cada um dos jogadores e da comissão técnica que fazem parte desta delegação que entrará para a história do futebol mundial. O ‘massacre’ da última terça-feira (08) mostrou aos apoiadores da seleção canarinho, o que as vitórias cobriam com uma cortina de fumaça.

Aprendemos – da pior forma – que o nosso futebol pentacampeão do mundo, hoje, é apenas um dos bons. Foram sete tapas no rosto de todos os brasileiros, daqueles bem dados. Caímos. Vimos aqueles que sofreram em 2002, nos ensinando que com um trabalho a longo prazo, pode-se resgatar e transformar a forma como se joga futebol.

A seleção brasileira conseguiu chegar até a semifinal da Copa do Mundo aos trancos e barrancos. Vencemos jogos, mas não convencemos. Não tínhamos confiança na nossa equipe, qualquer ataque adversário fazia a respiração cessar por alguns segundos. Tínhamos medo de deixar a competição que estava acontecendo na nossa casa, antes da hora.

Sofremos com o maior vexame da história da seleção brasileira, que tantos craques formou. Mas acima de tudo, aprendemos. Os alemães mostraram o verdadeiro ‘Fair Play’ – algo que a Fifa busca incessantemente. Após a partida, nem eles pareciam acreditar no que aconteceu em Minas Gerais.


(Foto: Reprodução)

Foram superiores dentro e fora de campo. Após o confronto lotaram as redes sociais com mensagens de apoio aos torcedores. Realmente abriram os olhos da torcida que se dizia nos estádios ‘brasileira com muito orgulho e com muito amor’. Os chamados ‘frios’ jogadores alemães mostraram um coração enorme e quente. Muito por conta de já terem sentido o que é ser eliminado de um Mundial na própria casa. Já sentiram na pele essa ‘dor’.

Fica o fio de esperança de que os dirigentes, técnicos, formadores de atletas profissionais, reflitam sobre que rumo o futebol brasileiro está tomando. Não adianta cogitar A, B ou C para assumir a seleção após o torneio, se o modo como se pensa o jogo não mudar junto. O Brasil precisa voltar a ser Brasil, formar meio campistas e atacantes. O país que tanto ensinou, neste momento, precisa aprender.

*Wesley Santiago é jornalista e repórter do Olhar Copa
por Lopes, em 12/07/2014 às 14:40
Para aprender, precisamos importar técnicos alemães, holandeses e argentinos,os nossos estão ultrapassados há muito tempo.
por Pardal, em 11/07/2014 às 17:12
O Brasil precisa aprender a aprender, aprender a formar uma ótima equipe de futebol, aprender a chutar no gol, ter ataque, ter meio de campo e ter boa defesa. Só assim poderemos ir para a próxima copa com um time que jogue a pelo menos 3 anos juntos.
Sitevip Internet