Notícias / Copa das Confederações

19/09/2013 - 14:40

Câmara Temática de Saúde avalia medidas adotadas na Copa das Confederações

Ministério da Saúde

 A 12ª reunião da Câmara Temática da Saúde ocorre em São Paulo até esta sexta-feira (20.09), na Sala do Conservatório da Praça das Artes. O grupo, coordenado pelo Ministério da Saúde e integrado pelas 12 cidades e os estados onde serão realizados a Copa do Mundo, irá avaliar as ações colocadas em prática durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude. A ideia é que as seis cidades que foram palco dos jogos em 2013 troquem experiências com as demais capitais que irão abrigar o Mundial.

Durante o encontro, os participantes irão definir como será o monitoramento e a avaliação dos Planos Operativos da Saúde das cidades-sede da Copa do Mundo e pactuar metas a serem alcançadas até o próximo ano. O diretor de programas do Ministério da Saúde, Adail Rollo, destacou a importância da Câmara Temática para intensificar o debate entre os gestores de saúde. “Este é um momento importante para aprendermos e discutirmos experiências em eventos de massa, o que irá nos ajudar a desenvolver as ações de prevenção, promoção à saúde nas semanas que antecedem e durante os jogos”, destacou.
Copa das Confederações

Uma das importantes ações de vigilância durante o evento foi a implantação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde Nacional (CIOCS) para monitorar a situação de saúde e da capacidade de atendimento, articulado com os Centros Integrados de Comando e Controle.

Da sede do Ministério da Saúde, durante todo o período de realização da Copa das Confederações, o CIOCS Nacional se comunicava com os CIOCS Regionais implantados em cada cidade-sede reunindo as informações de saúde, além de auxiliar na tomada de decisões. Os locais monitorados foram as arenas, centros de treinamentos, portos e aeroportos, serviços de saúde, hotéis e restaurantes, além dos locais onde existia agenda de eventos culturais.

Considerando os 16 jogos da Copa das Confederações, 1.619 atendimentos foram realizados dentro e fora das arenas pelos serviços privados contratados pela FIFA e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Câmara Temática

Desde 2011, o Ministério da Saúde organiza reuniões da Câmara Temática da Saúde nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Nas reuniões são debatidos os planos de ações de saúde. Cada capital assumiu o compromisso de elaborar seu plano operativo da saúde, de acordo com as necessidades locais, com base no Plano Mestre de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública do SUS.

O plano nacional determina estratégias como o regime de plantão durante o período do evento na Rede de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS), e define a manutenção das Equipes de Respostas Rápidas em alerta 24h para investigação das notificações recebidas.

XII Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo
Data: 18 a 20 de setembro
Local: Sala do Conservatório da Praça das Artes. Avenida São João, 281. Centro (São Paulo–SP)

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet