Notícias / Geral

15/06/2013 - 11:00

Celebração de um ano para a Copa foi o fato mais marcante

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Arena Pantanal: começa preparação para a montagem da cobertura

Arena Pantanal: começa preparação para a montagem da cobertura

A celebração do advento de um ano para o Mundial de 2014, na quarta-feira, 12, com uma solenidade envolvendo o governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães e a imprensa em uma visita guiada na Arena Pantanal, foi o fato marcante da semana da Copa em Cuiabá. O novo estádio já está recebendo a estrutura para a cobertura. A semana também foi marcada por um fato dissonante: a confirmação de uma falha em um dos pilares do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso, fato que ocasionou a paralisação da obra. Outros fatos de destaque nos últimos dias, foram a definição da empresa vencedora da licitação para os serviços de TI (iluminação, sonorização, placar eletrônico e telões) da Arena Pantanal e a inauguração do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na sexta-feira.

SEGUNDA-FEIRA (10 DE JUNHO DE 2013)

Começa preparação para instalação da cobertura da Arena Pantanal


Após quase dois meses sem alteração no panorama visual, a Arena Pantanal vai receber uma injeção de avanço nos próximos dias. Na última semana, chegou ao canteiro de obras, toda a estrutura para a instalação das placas que cobrirão as arquibancadas do novo estádio. Colunas de aço já foram erguidas para a sustentação da cobertura. As oito colunas de sustentação já foram instaladas e aguardam as estruturas metálicas. A colocação das primeiras placas da cobertura pode ser a novidade marcante das obras da Arena Pantanal na semana em que se comemora o advento dos 1.000 dias para a Copa do Mundo no Brasil. O Governo decidiu mostrar o estádio à imprensa na próxima quarta-feira, a partir das 8 horas. O secretário Maurício Guimarães e o provavelmente o governador do Estado, Silval Barbosa devem fazer uma caminhada pelos pontos principais do estádio, para conferir o andamento da obra.

TERÇA-FEIRA (11 DE JUNHO DE 2013)

No Coxipó, começam mais duas obras do VLT: viaduto e ponte


O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, construtor do novo modal do transporte coletivo da capital mato-grossense para a Copa do Mundo de 2014 está abrindo mais duas frentes de trabalho. Com a realização dos trabalhos de sondagem na altura do Rio Coxipó, começou na prática a preparação para a construção do viaduto sobre a avenida Beira Rio. Ao mesmo tempo, teve início a preparação do solo para a duplicação da ponte sobre o Rio Coxipó. Os trabalhos serão intensificados nos próximos dias e novas mudanças no trânsito devem ocorrer em breve. Últimas obras de arte do VLT a ter início, a duplicação da ponte e o viaduto da Beira-Rio prometem impactar ainda mais o tráfego no sentido Coxipó-Centro e vice-versa. Um canteiro de obras foi instalado nas proximidades da ponte, onde se concentrarão os trabalhos. Uma equipe iniciou recentemente, a limpeza do local para a construção de uma espécie de ‘passarela’ para o levantamento dos pilares que sustentarão a nova ponte. O mesmo vem acontecendo hoje na ponte Júlio Muller, no Porto, onde nas próximas semanas sobirão as colunas de sustentação.

Caminhada que marca um ano para a Copa do Mundo tem milhares de inscritos

O número de inscritos para participar da Caminhada “No Clima da Copa” realizada pela prefeitura e Governo do Estado para comemorar a marca de um ano para o mundial de 2014 já conta com mais de 4.500 inscritos segundo balanço parcial da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). O evento será no domingo (16) e contará com a presença do Governador Silval Barbosa. A concentração para a caminhada será em frente ao Museu do Rio na capital a partir das 7h30. Serão percorridos dois quilômetros, os participantes vão passar pela avenida 8 de Abril, até o portão do escritório da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa) na Arena Pantanal, situado na avenida Ranulfo Paes de Barros. Atrações também são esperadas no evento. O Bode do Karuá irá animar os participantes durante o trajeto – da metade até o fim. O Grupo Bamboa Samba Club – atração nacional – Nico e Lau e Pescuma, Henrique e Claudinho são outras atrações confirmadas.

Erro em pilar causa paralisação da obra do viaduto da UFMT

Um falha de centímetros em um pilar colocou em risco o cronograma de construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra da Copa do Mundo de 2014. Devido ao problema, as obras estariam paralisadas há mais de um mês. Uma das pilastras do viaduto ainda não pode ser colocada no local. De acordo com o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, a falha se deve à colocação de um pilar com defeito de construção. “Trata-se de uma falha de alguns centímetros. O problema foi detectado pelo consórcio construtor do VLT e já está em fase de correção. Os engenheiros da construtora estão trabalhando para o reparo da diferença. Se não for possível executar a correção, o pilar será retirado e trocado”, informou Guimarães.

QUARTA-FEIRA (12 DE JUNHO DE 2013)

A um ano do Mundial, obras da Copa ganham ritmo em Cuiabá e VG


A um ano da abertura da Copa do Mundo, Cuiabá como uma das 12 sedes, mostrou, nas últimas semanas, progresso na execução das obras de preparação para 2014, em especial as intervenções da mobilidade urbana. A cidade que se tornou um canteiro de obras e ampliou o caos do trânsito, convive com congestionamentos, desvios, buracos e muita poeira. Em meio aos transtornos, a população mostra mais confiança e afastou, por ora, a onda de pessimismo que provocou desconfiança e impaciência devido aos atrasos. O cenário em Cuiabá e Várzea Grande é de que a Copa está se tornando uma realidade. O panorama das obras na capital, a um ano e um dia do Mundial 2014 é de uma ‘virada’ após o fim do período chuvoso. Algumas obras da Matriz de Responsabilidade como a Arena Pantanal, o aeroporto e o VLT enfim ganharam celeridade. Após meses sem mostrar avanços no panorama, a Arena Pantanal apontou outro cenário na semana passada com a preparação da estrutura para instalação da cobertura.

Na Arena Pantanal, governador promete que vai acompanhar as obras

Uma visita guiada com o governador Silval Barbosa, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, o deputado estadual J. Barreto e a imprensa, na manhã desta quarta-feira (12), marcou, em Cuiabá, a contagem regressiva de um ano para a abertura da Copa do Mundo no Brasil. Pela primeira vez, a imprensa teve acesso a todos os setores da arena, incluindo os setores Oeste e Norte, onde estão as obras do subsolo, camarotes vips e very vip. Na visita, a gerência do novo estádio fez uma apresentação do estágio atual das obras, com destaque para a estrutura que está sendo montada para a instalação da cobertura, que passou a ser o centro das atenções. Após conhecer o setor de arquibancadas norte com explanação em áudio dos serviços que já foram realizados e estão em andamento, os visitantes se dirigiram para um dos camarotes onde aconteceu entrevista coletiva com o governador Silval Barbosa e o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Definida a empresa vencedora da licitação para serviços de TI da Arena Pantanal

Acabou a novela da licitação dos serviços de TI para a Arena Pantanal. O resultado do processo para fornecimento de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) foi divulgado no Diário Oficial nesta quarta-feira (12) pelo Governo do Estado através da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 (Secopa). O consórcio oficializado como vencedor foi o CLE Arena Pantanal com uma proposta de R$ 98,1 milhões. O consórcio Arena Pantanal que havia ameaçado procurar até a Justiça Federal acabou 'jogando a toalha' e desistiu de seguir brigando pelo direito. O processo é para o fornecimento de materiais e equipamentos para Sistemas de Telecomunicações. São eles: Sistema de TV (infraestrutura), IPTV e Signage; Sistemas de Segurança (CFTV, Controle de Acesso e Detecção e Alarme de Incêndio); Sistema de Sonorização e Telão/Painel Eletrônico (Giant Screens); Sistema de Automação Predial (BAS) e Sistema de Broadcasting (infraestrutura), a partir do Projeto Executivo de Arquitetura-ARQ, Luminotécnica-ALT, Elétrica-ELE, Telecomunicações-TEL e Sistemas Eletrônicos-SIS.

Governador presta homenagem ao jornalista Marcos Coutinho do Olhar Direto

No ato da celebração do advento de um ano para a abertura da Copa do Mundo de 2014, na manhã desta quarta-feira (12), na Arena Pantanal, o governador do Estado, Silval Barbosa e o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, prestaram uma homenagem ao jornalista Marcos Coutinho, diretor Executivo do Olhar Direto, que faleceu na madrugada do último domingo, nesta capital. Silval entregou uma placa com formato de chuteira dourada nas mãos de Zied Coutinho, que representou a família e a empresa na solenidade. Ao falar da homenagem a Coutinho, o secretário Maurício Guimarães destacou a importância do jornalista para a imprensa mato-grossense e para a sociedade cuiabana.

Salgadeira será revitalizada e deve ficar pronta para servir a Copa do Mundo


O Complexo da Salgadeira em Chapada dos Guimarães (MT) finalmente irá passar por uma revitalização. Os últimos ajustes na planilha orçamentária do projeto estão sendo feitos para que a obra tenha início. A expectativa do secretário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur/MT), Jairo Pradela, é que tudo esteja pronto até o carnaval de 2014 e que o local seja visitado durante a Copa do Mundo 2014. A execução da obra fica por conta da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). “Por uma determinação do Ministério Público tivemos que fechar o Complexo Turístico da Salgadeira, em função do uso desordenado e do impacto ambiental que isso causou no local. Agora, entramos na fase final onde estão sendo realizados os ajustes no projeto exigidos pelo MPE e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente”, informou o secretário.

Secopa promete solução para problema no viaduto da UFMT até fim de semana

Considerado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) como um gargalo que não vai atrasar a inauguração da obra prevista para agosto deste ano, a falha em um dos pilares do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que teria provocado uma paralisação de pelo menos duas semanas nessa intervenção, será solucionado até o final de semana. A garantia foi dada pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, nesta quarta-feira (12). Uma falha em um dos pilares que sustentam a estrutura superior, ocasionou o desalinhamento das vigas. Devido a uma diferença de centímetros, oito vigas ficaram comprometidas. A obra passou por um impasse e não apresentou evolução no cronograma. O problema foi detectado e assumido pelo consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, que toca a construção.

QUINTA-FEIRA (13 DE JUNHO DE 2013)

A 365 dias do Mundial, novo desafio da Secopa é realizar o evento


A celebração da contagem regressiva de um ano para a abertura da Copa do Mundo no Brasil ocorreu ontem, quarta-feira (12), mas esta quinta-feira (13) representa uma marca especial para Cuiabá. Daqui a exatamente um ano, no dia 13 de junho de 2014, a bola estará rolando a partir das 18 horas, na Arena Pantanal, no primeiro dos quatro jogos do Mundial na capital mato-grossense. Hoje sim, Cuiabá está a um ano do evento. Embora simbólica, a marca traz um novo desafio para a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa-MT) que agora passa a mirar a realização do evento. Em entrevista exclusiva ao Olhar Copa, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães aborda a inclusão de Cuiabá no projeto do país de realizar a maior Copa do Mundo de todos os tempos. Segundo Guimarães, agora com as obras em andamento e com a ‘certeza de que o cronograma será cumprido’, é tempo de iniciar as ações para o envolvimento da sociedade para a execução do projeto Copa. Para o secretário, é preciso vivenciar o evento. “Até hoje vivenciamos obras. Precisamos ser bem sucedidos para assim colocar no mapa do mundo em destaque Cuiabá, Várzea Grande e Mato Grosso”.

Prefeitura prepara evento para torcida assistir a Copa das Confederações

A Prefeitura de Cuiabá ampliou suas ações para garantir o sucesso da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Algumas delas foram apresentadas durante reunião ampliada que contou com a presença de secretários, diretores, coordenadores, técnicos, fiscais e agentes de trânsito. Na oportunidade, também foi lançado o Cuiabá Fest, projeto cuja primeira edição será realizada neste sábado (15). A responsabilidade da execução das obras específicas da Copa do Mundo é do Governo do Estado, mas a Prefeitura de Cuiabá tem contribuído para o sucesso do evento, sobretudo no que se refere à organização do trânsito e no embelezamento da cidade, de uma forma geral. “Hoje nós estamos a exatamente um ano da realização do maior evento do planeta e a prefeitura vem somar ao grande esforço que a Secopa e o Governo do Estado vêm fazendo para organizar a cidade e cumprir os compromissos assumidos com a Fifa. Temos hoje aqui um trabalho de planejamento a partir do qual começaremos a traçar muitas ações que serão realizadas até 2014 e que serão fundamentais para o êxito desse grande evento”, disse o prefeito Mauro Mendes.

Gerente do VLT fala em demolição de estrutura do viaduto da UFMT

Reconhecendo uma falha na obra do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o gerente do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, Fernando Orsini afirmou que a solução será demolir parte da estrutura, sem a necessidade de retirada de nenhum dos pilares que já foram fixados no local. A obra chegou a ficar praticamente paralisada por mais de 20 dias devido ao impasse com o desalinhamento de algumas vigas. “Como foi um erro da cota (fabricação), nós vamos ter que fazer demolição de transversas deste eixo. Não vamos mexer no pilar. É importante destacar que não existe nenhum problema estrutural e que a obra vai oferecer total segurança à população. Esta obra está totalmente segura na parte estrutural e vem sendo executada com controle de qualidade muito rigoroso. Infelizmente ocorreu esse erro localizado e vamos corrigir”, lamentou o gerente do consórcio.

SEXTA-FEIRA (14 DE JUNHO DE 2013)

Obra avança e já toma forma de rotatória no Zero Km


Com a remoção das interferências e o fim do período chuvoso, as obras da rotatória do Zero Km, nas proximidades do aeroporto, em Várzea Grande, apresentaram um avanço considerável. Nas últimas semanas, o panorama na obra mudou e a escavação que por meses ficou oculta sob um barracão metálico deu lugar ao concreto. Enfim, a primeira obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que chegou a ficar relativamente ‘travada’, tomou forma de uma trincheira. A intervenção servirá para passagem de carros e trens, com a finalidade de resolver o principal ‘gargalo’ do trânsito nas imediações do aeroporto. A construtora da obra – Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – já retirou a cobertura. Os trabalhos de escavação prosseguem, ao mesmo tempo em que segue a fase de acabamento na parte superior. Essa obra deve ser entregue até novembro.

Prefeitura inaugura Centro de Atendimento ao Turista

De olho na Copa do Mundo de 2014, Cuiabá inaugurou seu Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A inauguração da sala anexa ao Museu do Rio, no Porto, pelo prefeito Mauro Mendes, ocorreu na manhã desta sexta-feira. A abertura do CAT já faz parte da série de ações da Prefeitura Municipal de Cuiabá visando a Copa do Mundo de 2014. O centro vai oferecer informações turísticas sobre Cuiabá. O visitante poderá obter informações dos acontecimentos e eventos na cidade, como também sobre os serviços prestados no município e a localização de vários estabelecimentos. Este CAT será um importante ponto de apoio principalmente para os turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Já é um preparativo da capital mato-grossense com foco no Mundial. O secretário de Turismo do município, Marcus Fabrício, afirmou que “a função do CAT é oferecer um ponto de referência ao turismo receptivo na cidade.

Começa edição 2013 do Projeto 'Pintando a Copa'

A edição 2013 do projeto “Pintando a Copa” já começou para os alunos da rede municipal de ensino. São mais de 30 mil alunos que irão retratar a Copa do Mundo 2014 e o Mato Grosso. o prefeito Mauro Mendes e o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo reuniram-se na quarta-feira (12) com representantes da Secopa para conhecer e aderir ao projeto. “Além de estimular a criatividade dos estudantes, esse concurso ainda incentiva a pesquisa sobre a cultura cuiabana e a flora e fauna do nosso Estado. Espero a maior adesão possível dos alunos e professores e com mais alunos premiados”, disse Mauro Mendes. São duas categorias – Estudante e Professor - e o tema é a Copa do Mundo integrada à sustentabilidade ou cultura de Cuiabá ou Mato Grosso. O Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e o Araguaia podem ser retratados.

Primeiro "Cuiabá Fest" será na praça cultural do Pedra 90

O primeiro bairro que vai receber o evento “Cuiabá Fest” - evento que será desenvolvido de forma itinerante para a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira durante a Copa das Confederações – será o Pedra 90. A estrutura ficará na praça cultural do bairro. Além dos jogos, quem for ao evento irá acompanhar shows artísticos e culturais antes e após os jogos. Os shows ficam por conta das duplas: Dois a Um, Lukas e Gabriel, Thales e Vicente, Junior e Nando, Denner e Douglas e Anselmo e Rafael, além do grupo Scort Som. “Esta é mais uma iniciativa da prefeitura para preparar a cidade e a população para o grandioso evento que é a Copa do Mundo”, disse o secretário de Esporte e Cidadania de Cuiabá, Carlos Brito.

por Enio, em 17/06/2013 às 11:27
De fato estamos torcendo, porém há muita coisa a se fazer. Eu gostaria de ver o centro historico e região do porto revitalizados. Principalmente a praça Maria taquara tá feio demais aquele lugar.... no geral o centro historico possuimuitas bocas de lobo e calçadas quebradas...é um contraste a parte alta do centro/goiabeiras onde dá gosto em andar pelas ruas.
Sitevip Internet