Notícias / Aeroporto

07/06/2013 - 16:59

Com embarque e desembarque na mesma área, Marechal Rondon fica congestionado

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Com embarque e desembarque na mesma área, Marechal Rondon fica congestionado
Considerada uma das obras prioritárias de Mato Grosso para a Copa do Mundo de 2014, a reforma do aeroporto Marechal Rondon está entrando em uma nova etapa. A área de desembarque – que há alguns meses recebeu um Módulo Operacional Provisório – foi desmobilizada, nesta sexta-feira e transferida para o prédio principal, passando a funcionar ao lado da sala de embarque. Essa medida foi necessária para o procedimento da demolição do antigo prédio, onde funcionava a administração. As máquinas do consórcio Marechal Rondon – responsável pela obra – devem derrubar o velho prédio na próxima semana.

Construtora transfere área de desembarque para demolição no aeroporto
Cuiabá é destaque em site dos Estados Unidos por conta da Copa do Mundo

A mudança gerou impacto com uma maior aglomeração de passageiros e congestionamentos no prédio principal. Contudo, a nova rotina começou sem tumultos. Na manhã desta sexta-feira, os desembarques ocorreram tranquilamente e não houve o registro de reclamações dos passageiros, apesar de a princípio estar funcionando apenas uma esteira. A sala de desembarque ficará em operação por pelo menos 120 no local improvisado.

As obras de ampliação e reforma se concentram na construção de prédios e reconstrução da área de estacionamento. Contrariando o relatório publicado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de que as obras do aeroporto Marechal estão apenas 5,2% concluídas, o Superintendente regional da Infraero, João Marcos Coelho Soares assegurou que o status hoje é ‘seguramente de 15%’. Ao apontar para uma previsão de que até dezembro 71% das obras estarão concluídas, ele afirma que a obra estará pronta em março de 2014, cumprindo cronograma acertado com o Governo do Estado.

“Há uma diferença grande no relatório do TCE, publicado este mês, com o estágio atual das obras. Não queremos nos posicionar contra os cálculos do tribunal, mas está muito claro que considerando o valor desembolsado e os serviços já realizados, hoje já passa de 15% da obra concluída”, afirma o superintendente da Infraero, lembrando que as medições para o relatório foram realizadas no mês de abril e que de lá para cá, as obras deslancharam.

O superintendente ainda fez um apelo à paciência dos passageiros: “Pedimos muita atenção e compreensão neste momento complexo. Durante os próximos cinco ou seis meses o quadro será dessa forma”, observou ele, lembrando que devido às obras, o estacionamento está funcionando com 50% de sua capacidade. Hoje a capacidade do aeroporto é para a movimentação de 2,1 milhões de passageiros por ano. “Quando estiver pronto, o novo aeroporto Marechal Rondon terá capacidade para quase 6 milhões de passageiros”, informou.

Prazo – A assessoria de imprensa da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa) informou que as obras do aeroporto deverão estar prontas até dezembro deste ano, com um período de mais três meses para condicionamento das operações. Assim, em março de 2014, o aeroporto já deverá estar funcionando em sua totalidade.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet