Mais uma grande obra da Copa do Mundo terá início. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande que executa as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na capital já iniciou os preparativos para a construção viaduto do aeroporto. Outra frente do consórcio já está trabalhando na avenida João Ponce – interditada parcialmente há duas semanas – por onde passará uma via permanente do VLT e será construída a passagem elevada para veículos.
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Na sexta frente de trabalho de implantação do VLT, operários do consórcio atuam no canteiro da João Ponce, em Várzea Grande em sondagem de solo, remoção de interferências, alterações no escoamento de água e reposicionamento de bocas de lobo e redes coletoras. Os trabalhos nessa avenida foram intensificados na semana passada.
As obras do VLT nas proximidades do aeroporto estão entre as mais complexas da implantação do novo modal. Uma grande equipe vai preparar no trecho um centro de controle de operação do VLT, centro de manutenção e pátio de estacionamento dos trens. A área vai comportar o terminal de integração 04 de Várzea Grande. Para dar suporte aos trabalhos, que ocorrerão simultaneamente, a equipe de desapropriação da Secopa vai remover em breve as casas da Vila Militar, espaço que será utilizado para operações do VLT.
Prainha
A princípio prevista para o dia 1º deste mês, a interdição parcial da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) deve ocorrer nesta segunda quinzena de abril. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação novo modal do transporte, ainda faz a prospecção arqueológica de toda a extensão da avenida. O trabalho de sondagem segue a vapor.
Após estas sondagens, terão início as obras civis, com remoção de interferências e realocação das redes de telecomunicação e água, para posteriormente avançar com as atividades relacionadas à via permanente. Essas intervenções servem para o reforço do canal que receberá trilhos do VLT. De acordo com a Secopa, as pistas próximas ao canteiro central serão bloqueadas nos dois sentidos com a ocupação de uma faixa de cada lado. No entanto, as interdições ainda não são necessárias, de acordo com a Secretaria.
Conforme a Secopa, a interdição da Prainha envolverá o trecho que vai da XV de Novembro até o início da Historiador Rubens de Mendonça. A via estará liberada apenas em duas faixas de rolamento em cada sentido. A previsão é que as obras durem pelo menos seis meses. A Prainha compõe o eixo 1 do VLT, que liga o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA. Serão 2,2 km do Córrego da Prainha que receberão reforço.
O projeto prevê a construção de um calçadão para facilitar o deslocamento de pedestres pela região e incrementar a utilização do novo sistema. O VLT será implantado em dois corredores, incluindo a linha Coxipó-Centro. Nessas vias serão construídas 33 estações.
Com as intervenções na avenida João Ponce, chegam a sete as frentes de trabalho do consórcio VLT: rotatória do Zero Km, viadutos da UFMT, Sefaz e rodoferroviário da MT-040 e a Coronel Escolástico.
Atualizada às 15h15