Notícias / VLT

16/04/2013 - 13:09

Consórcio já prepara avenida para construção de viaduto do aeroporto

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Consórcio já prepara avenida para construção de viaduto do aeroporto
Mais uma grande obra da Copa do Mundo terá início. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande que executa as obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos na capital já iniciou os preparativos para a construção viaduto do aeroporto. Outra frente do consórcio já está trabalhando na avenida João Ponce – interditada parcialmente há duas semanas – por onde passará uma via permanente do VLT e será construída a passagem elevada para veículos.

Ministro elogia obras da Copa em Cuiabá, mas faz alerta ao governo

Na sexta frente de trabalho de implantação do VLT, operários do consórcio atuam no canteiro da João Ponce, em Várzea Grande em sondagem de solo, remoção de interferências, alterações no escoamento de água e reposicionamento de bocas de lobo e redes coletoras. Os trabalhos nessa avenida foram intensificados na semana passada.

As obras do VLT nas proximidades do aeroporto estão entre as mais complexas da implantação do novo modal. Uma grande equipe vai preparar no trecho um centro de controle de operação do VLT, centro de manutenção e pátio de estacionamento dos trens. A área vai comportar o terminal de integração 04 de Várzea Grande. Para dar suporte aos trabalhos, que ocorrerão simultaneamente, a equipe de desapropriação da Secopa vai remover em breve as casas da Vila Militar, espaço que será utilizado para operações do VLT.

Prainha

A princípio prevista para o dia 1º deste mês, a interdição parcial da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) deve ocorrer nesta segunda quinzena de abril. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação novo modal do transporte, ainda faz a prospecção arqueológica de toda a extensão da avenida. O trabalho de sondagem segue a vapor.

Após estas sondagens, terão início as obras civis, com remoção de interferências e realocação das redes de telecomunicação e água, para posteriormente avançar com as atividades relacionadas à via permanente. Essas intervenções servem para o reforço do canal que receberá trilhos do VLT. De acordo com a Secopa, as pistas próximas ao canteiro central serão bloqueadas nos dois sentidos com a ocupação de uma faixa de cada lado. No entanto, as interdições ainda não são necessárias, de acordo com a Secretaria.

Conforme a Secopa, a interdição da Prainha envolverá o trecho que vai da XV de Novembro até o início da Historiador Rubens de Mendonça. A via estará liberada apenas em duas faixas de rolamento em cada sentido. A previsão é que as obras durem pelo menos seis meses. A Prainha compõe o eixo 1 do VLT, que liga o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao CPA. Serão 2,2 km do Córrego da Prainha que receberão reforço.

O projeto prevê a construção de um calçadão para facilitar o deslocamento de pedestres pela região e incrementar a utilização do novo sistema. O VLT será implantado em dois corredores, incluindo a linha Coxipó-Centro. Nessas vias serão construídas 33 estações.

Com as intervenções na avenida João Ponce, chegam a sete as frentes de trabalho do consórcio VLT: rotatória do Zero Km, viadutos da UFMT, Sefaz e rodoferroviário da MT-040 e a Coronel Escolástico.

Atualizada às 15h15

por Roberto, em 17/04/2013 às 17:11
As casas (vila militar) serão retiradas em breve... NÃO SE PODE FAZER MAIS NADA EM BREVE! O TEMPO JÁ PASSOU, TEM QUE SER IMEDIATO (PRA ONTEM)! QUE MERD... DE SECOPA...
por Sebastian, em 16/04/2013 às 17:35
E ainda faltam as frentes das pontes do Rio Cuiabá e Coxipó.
por LERIANO LOROZA MUSTAFA, em 16/04/2013 às 16:57
Opinião: Quer ver esa obra sair do papél passa pra empreiteira da PREFEITURA DE VARZEA GRANDE - MT> + Só a parte de recapeamento asfaltico> Ah si nós tivessemos MPF, MPE E OUTRAS ONG´s PRA ACOMPANHAR OS RECURSOS DO GOVERNO FEDERAL ENVIADO A ESSA PREFEITURA> Tamanha a MERDAAAAA que estão fazendo nessa OPERAÇÃO TAPÁ BURACO. (MEERDA + MERDA) ESTÃO FAZENDO NÓS BAIRROS. ALGUÉM TÁ LEVANDO E MUITO. O MP DEVERIA ACOMPANHAR ESSE SERVIÇO.
por JOSÉ REALEZA (varzeagrandese de coração), em 16/04/2013 às 16:50
kkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrsrrssrrskkkkkkkkkkk SÓ NÃO DEIXA A EMPREITEIRA DA PREFEITURA VG (((TRIMEC ou NHAMBIQUARA))) FAZER O RECAPEAMENTO ASFALTICO..kkkkrsrsrsrsr VEJA LÁ NA RUA PROJETADA S/Nº CIDADE DE DEUS> rua da POLICIA AMBIENTAL> kkkkrsrsrsr A CAGADAAAA MERDA QUE FIZERAM...kkkkkkrsrsrsr A + NA RUA (m) OU ALFREDO MONTEIRO (((JARDIM PAULA 1))))) KKKKkkkkrsrsrsr Ah Mais na AV: FILINTO MILLER> kkkkkarararar É OS MAIS DE 417 MILHÕESSSSSSSSSS DO GOVERNO FEDERAL PRO BANANA MAÇÃ O NANICO MANDAR PRO RALOOOO kkkkkkkrsrsrsr E IPTUUUU 2013 VEM AI QUE MORALLL QUE PREFEITURA TEM PRA COBRAR I P T U .... KKKKkkkkrsrsrsrrsrsrrsrsrrsrsr # SI ESSA EMPREITEIRA PONHAR A MÃO NA OBRA lkkkkkkrsrsrsr O V L T Afunda nê DITO do DAE/ kkkrsrsr DITO do PAC ... kkkkrsrsr DITO do Livramento...kkkkrsrsr DITO Diz que é BôBô kkkrsrsr + Bôbô é eu kkkkkrsrsrs ESSE É DITO LIGEIRO kkkrsrsrs + TAMBEM COM OS MILHÕESSSS DO PAC ...kksrsrsrsr
por Aquino, em 16/04/2013 às 16:35
E a ponte sobre o Rio Cuiabá? começará quando? Essa sim é um obra complexa e demorada
por kleber, em 16/04/2013 às 13:30
Sem cometários....
Sitevip Internet