Notícias / Oportunidades

02/04/2013 - 15:50

Cuiabá garante mais 600 vagas no Pronatec; inscrições abertas no Cras

Da Redação - Cássyo Sonda - Para o Olhar Copa

Foto: ifnmg.edu.br

Cuiabá garante mais 600 vagas no Pronatec; inscrições abertas no Cras
A Prefeitura Municipal de Cuiabá deve assinar ainda hoje (2) um acordo com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) para pactuar mais 600 vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Em tempos de oportunidade com a Copa em Mato Grosso toda qualificação pode ser aproveitada no mercado de trabalho.

As novas vagas serão destinadas a oito cursos: artesão de biojoias, balconista de farmácia, monitor de recreação, cuidador infantil, espanhol para turismo, inglês para turismo, vitrinista e agente de informações turísticas.

As matrículas poderão ser feitas nas unidades dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS). Os documentos necessários para a inscrição são: Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoas Física (CPF), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de residência. O horário de inscrição é das 8h às 17h com intervalo para almoço de uma hora, ao meio dia.

De acordo com a coordenadora do CRAS do bairro Tijucal, Maria Auxiliadora, a maior procura é pelo curso de costura. O cadastro para o ciclo atual vai até esta sexta-feira (5), e os cursos deverão iniciar até o dia 9 deste mês. Além destas, outras vagas serão abertas no decorrer da próxima quinzena.

Em 2012, Cuiabá ofereceu 4,2 mil matrículas no Pronatec Brasil Sem Miséria, triplicando o número este ano. Já foram anunciadas 12.560 vagas para 2013, além das 600 que estão sendo pactuadas. A ampliação é resultado do planejamento estadual para não sobrepor vagas e cursos entre os municípios.

O Pronatec em Cuiabá também passou por uma adequação à realidade social da cidade. Quinhentas vagas serão destinadas a pessoas libertadas de situação de trabalho análogo à escravidão pelo projeto Ação Integrada, desenvolvido pela prefeitura com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, esses trabalhadores são levados a abrigos e incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, explicou o secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior. Com informações da Prefeitura de Cuiabá.
por JURACI, em 12/09/2014 às 10:01
Fiz a minha inscriçao no curso de confeiteiro e até hoje nao fui chamada.procurei o senai porto e disseram que nao foi enviada a minha inscriçao para o local do curso.
por josiane, em 09/07/2013 às 17:32
eu acho muito importante cuiaba esta desenvoolvendo, trazendo novas oportunidades para a população
Sitevip Internet