Notícias / Oportunidades

12/04/2013 - 07:40

Cursos extracurriculares aumentam chances no mercado de trabalho

Brasil Voluntário

O Brasil Voluntário oferece aos candidatos o treinamento virtual e o presencial, ambos certificados pela Universidade de Brasília (UnB), além da experiência que será adquirida com a atuação durante a Copa das Confederações FIFA 2013. Profissionalmente, participar de um programa de voluntários em um evento internacional é a chance de descobrir novas habilidades e competências. A professora Ana Lígia Finamor, doutora em desenvolvimento humano e coordenadora do MBA em Gestão Estratégicas de Esportes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que a atuação voluntária é um diferencial que chama a atenção de recrutadores.

Além dos recursos que o Brasil Voluntário tem oferecido aos inscritos no programa, é possível melhorar ainda mais o currículo aproveitando o período de grandes eventos no Brasil. Os cursos de extensão oferecidos por instituições públicas e privadas são uma boa opção para quem quer sair na frente. “A formação contínua é necessária para quem está ou para quem vai entrar no mercado, saindo do ensino fundamental para o ensino médio, do ensino médio para o superior, e continuar com uma pós-graduação, pois a ideia é nunca parar”, afirma Ana Lígia.

A decana de extensão da UNB e responsável pelos cursos do Brasil Voluntário, Thérèse Hofmann, concorda quando o assunto é curso extracurricular. “No mercado de trabalho o que diferencia uma pessoa da outra é o currículo. Qualquer oportunidade para aumentar o conhecimento fará a diferença em uma entrevista”, diz.

Hofmann lembra também dos cursos a distância para quem dispõe de pouco tempo. Assim como o treinamento virtual oferecido pelo Brasil Voluntário, é possível encontrar na internet diversos cursos não-presenciais, que vão desde o aperfeiçoamento profissional ou de extensão, à graduação e pós-graduação. Todavia, a professora afirma: “é necessário checar se os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação antes de efetuar a matrícula”.

O que também chama a atenção do entrevistador, mas que deixou de ser um diferencial e tornou-se fundamental em um currículo, é saber outro idioma. “Saber inglês ou espanhol já se tornou fundamental, mas outros idiomas também são bem vistos, como o mandarim”, declara Thérèse, lembrando de idiomas menos comuns entre os brasileiros. O Brasil Voluntário oferece aos selecionados para o treinamento virtual dois cursos: inglês e espanhol, com o fim garantir uma boa receptividade aos turistas estrangeiros.

PRONATEC

Com a chegada da Copa das Confederações da FIFA, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, o Ministério do Turismo e o Ministério da Educação se uniram para oferecer 44 atividades ligadas ao receptivo turístico, além dos cursos de inglês, espanhol e libras, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quem participar recebe ainda alimentação e transporte.

Para mais informações, acesse www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet