Notícias / Aeroporto

19/05/2013 - 10:20

Eleito o pior da Copa, aeroporto de Cuiabá promete ser um dos mais modernos

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Eleito o pior da Copa, aeroporto de Cuiabá promete ser um dos mais modernos
Com as obras de reforma e ampliação do terminal na segunda fase, o aeroporto Marechal Rondon recebeu esta semana a pior avaliação entre as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, em pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. A pesquisa também apontou os aeroportos de Brasília, Manaus e do Galeão (Rio) na relação dos piores.

Silval Barbosa destaca investimentos no aeroporto e no VLT
COT da UFMT feito para Copa já tem destino após término do evento

De acordo com a pesquisa, 15 aeroportos, dos quais 14 das 12 sedes da Copa, representam 81% da movimentação de passageiros em todo o país. O questionamento sobre a qualidade dos aeroportos chegou a 21 mil passageiros no primeiro trimestre deste ano. Eles opinaram sobre 41 itens, destacando qualidade das informações, segurança, valor dos produtos de alimentação, custo de estacionamento, acesso à internet, tempo de espera em filas e limpeza dos banheiros. Os passageiros puderam dar nota entre 0 a 5 para cada item.

Segundo a pesquisa, o aeroporto de Cuiabá ficou com as piores notas em embarque e desembarque, conforto térmico, tempo de atendimento do check-in, cortesia dos funcionários de segurança e dos funcionários do aeroporto. O segundo pior avaliado foi o aeroporto do Galeão, que teve notas mais baixas em limpeza de banheiro, distância de caminhada no terminal e facilidade em conexões.

Ao invés de contestar, a Infraero, que administra os aeroportos de Cuiabá e do Galeão considerou a pesquisa importante para melhoria do atendimento.

Por outro lado, as melhores notas na avaliação foram dadas para os aeroportos de Curitiba, que fica na cidade de São José dos Pinhais, Recife, Fortaleza e Natal. O estudo ainda revelou o perfil dos passageiros desses 15 aeroportos: 76% embarcaram em voos para destinos dentro do próprio país, 60% viajavam a lazer e 52% utilizaram transporte privado para chegar ao aeroporto.

A meta do governo é monitorar os indicadores a cada trimestre, com o objetivo de melhorar os serviços prestados para a Copa do Mundo que acontecerá no próximo ano.

De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a ampliação do aeroporto Marechal Rondon para a Copa do Mundo já está a pleno vapor. Cuiabá e Várzea Grande contarão até o final do ano, com um aeroporto internacional moderno no padrão dos países do primeiro mundo. "Será um dos mais avançados do país com toda a estrutura. Quando ficar pronto, Mato Grosso vai virar a página na sua história da aviação", prevê o secretário da Copa, Maurício Guimarães.

A reforma que vem sendo executada sob a responsabilidade do Consórcio Marechal Rondon, tem um orçamento de R$ 77 milhões, com prazo de entrega para 31 de dezembro. Os trabalhos seguem nas fases de fundação, trabalho com solo e erguimento de colunas. As obras estão com cronograma atrasado de acordo com o relatório apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) no mês passado.


por Matheus, em 05/06/2014 às 02:38
Pela foto, este hall de entrada do aeroporto parece muito com o de Los Angeles, nos EUA, estive lá.. Somente é menor, obviamente..
por AnaMT, em 21/05/2013 às 07:56
O aeroporto é em Varzea Grande, e não em Cuiabá
Sitevip Internet