Notícias / Geral

17/08/2013 - 15:40

Embarque de trens do VLT para Cuiabá foi o principal fato da semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Divulgação - Secopa

Embarque de trem do VLT na Espanha com destino a Cuiabá foi o principal fato da semana

Embarque de trem do VLT na Espanha com destino a Cuiabá foi o principal fato da semana

Na semana que marcou a contagem regressiva de 300 dias para a abertura da Copa do Mundo, Cuiabá vivenciou novos fatos históricos. O principal destaque foi a liberação, na última terça-feira, dos primeiros 12 vagões do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para o embarque rumo a Cuiabá. O secretário Extraordinário da Copa, Maurício Guimarães que foi pessoalmente à Zaragoza assinar a ordem de despacho, conheceu alguns vagões e aprovou o trabalho de fabricação. Na terça-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo declarou que considerando o VLT e as obras de trincheiras e viadutos que estão sendo construídos para a Copa, 'Cuiabá terá as obras de mobilidade urbana mais modernas do mundo'. Por outro lado, o próprio Rebelo acendeu a luz de alerta dos estádios que ainda estão em obras, incluindo a Arena Pantanal. No estádio, a esperada montagem do telhado da cobertura ainda não teve início, mas os trabalhos no entorno avançaram, como a construção das calçadas. Por outro lado, o município reinaugurou o Centro de Atendimento ao Turista. Com ameaça de embargar obra, a Prefeitura de Cuiabá exigiu do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande a reposição da iluminação após derrubada de postes na avenida do CPA. Confira abaixo os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (12 DE AGOSTO DE 2013)

Trilhos chegam a Cuiabá nos próximos dias, informa secretário


O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, embarcou para a cidade de Zaragoza, na Espanha, onde procede, nas próximas horas, o despacho das dez primeiras composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande a partir de 2014. Antes da viagem, o secretário revelou que os 10 primeiros quilômetros de trilhos do novo modal já estão no Brasil e devem chegar a Cuiabá nas próximas semanas. Segundo Maurício Guimarães, os trilhos ficarão estocados na área destinada ao Centro de Controle e Comando do VLT, nas proximidades do aeroporto Marechal Rondon. Esse centro já está sendo preparado para abrigar as 40 composições do VLT. Ao informar que o material já está no Brasil e que receberá autorização para transporte rumo a Mato Grosso em breve, Maurício Guimarães destacou que boa parte dos trilhos será instalada imediatamente para acomodar as 10 primeiras composições que devem ser embarcadas da Espanha para o Brasil na próxima semana.

Morador desapropriado retorna e monta barraco em área de viaduto

Alegando que não recebeu dinheiro do Governo do Estado por desapropriação de um terreno para a construção do viaduto Dom Orlando Chaves no bairro da Manga, em Várzea Grande, o funileiro Radanese Nascimento Mendonça fez o inusitado: voltou e montou uma barraca de lona no local onde morava, onde deverá ser erguida estrutura dos pilares do viaduto. Dizendo que foi desalojado da casa da sogra, onde morava ‘de favor’ desde que foi desapropriado, Radanese Nascimento levou a mulher, grávida de oito meses e pertences como televisão, ventilador e colchão. Determinado a ficar, ele tem convivido com a poeira e forte barulho das máquinas que passam a poucos metros de onde se instalou. Não há água encanada e nem energia. Nessas condições, ele está no barraco desde a última quinta-feira.

População de Bonsucesso conhece legado da Copa do Mundo 2014


A equipe da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) realizou mais uma palestra para apresentar o legado que a Copa do Mundo de 2014 vai deixar em Cuiabá. A ação que faz parte do projeto ‘Por dentro da Copa’ foi a Bonsucesso na ultima semana. Participaram do curso mais de 200 pessoas - alunos das Escolas Municipais Júlio Domingos de Campos, Maria Barbosa Martins e a Estadual Luiz Pedroso da Silva, além da comunidade em geral. “Estão todos bem entusiasmados e felizes com a iniciativa da Secopa de vir até o nosso distrito”, disse o presidente da associação de moradores de Bonsucesso, Ednaldo Pereira. “Bonsucesso é um ponto turístico e gastronômico de Várzea Grande e Cuiabá. É importante que venham essas informações para a comunidade escolar, ONGs existentes no distrito e a população em geral, para sabermos o que o governo está planejando para nós. Receberemos muitos turistas no ano que vem e é importante que tenhamos conhecimento sobre o que virá de melhoria e benefício, porque isso garante renda e emprego para toda essa comunidade”, explicou o diretor de uma das escolas, José Wilson Tavares.

TERÇA-FEIRA (13 DE AGOSTO DE 2013)

Obras de mobilidade urbana de Cuiabá são as mais avançadas do mundo, afirma ministro

As obras da mobilidade urbana em Cuiabá para o Mundial 2014 são as mais avançadas do mundo. Foi o que destacou o ministro do Esporte Aldo Rebelo ao revelar que o planejamento feito por Cuiabá para a realização da Copa de 2014 é um dos mais elogiados pela FIFA. Durante audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado, nesta terça-feira (13), o ministro destacou que a cidade se projetou muito bem para que a Copa deixasse um legado para a população da baixada. "Sentimos este impacto das obras pela cidade, pois quando já descemos no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, já vemos as obras que afetam a cidade. Cuiabá é uma cidade formada pelas obras da Copa mas acima de tudo, obras que deixarão um legado para a a população. A Copa passa, mas as obras ficam", declarou. Aldo admitiu atrasos nas obras da Copa do mundo de 2014 em todas as sedes e afirmou que aqueles empreendimentos em atrasos que não estiverem na matriz de responsabilidade da Copa serão concluídas posteriormente.

Por Copa sem erros, Cuiabá se alinha com as demais cidades-sede

O Brasil não quer errar na Copa do Mundo de 2014. Depois de analisar os prós e os contras da Copa das Confederações 2013, evento que serviu de teste para o Mundial, os organizadores do Mundial chamaram os representantes das 12 cidades-sede do próximo Mundial, para discutir detalhes vitais e um alinhamento nos preparativos da Copa. Assim, a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e Ministério do Esporte promoveu o primeiro encontro no último final de semana – dias 8 e 9 no Riocentro – no Rio de Janeiro. Foram discutidos os erros e acertos das seis sedes da Copa das Confederações. Um relatório foi apresentado e os alertas foram exibidos. Cuiabá esteve representada pelo secretário de Esportes e Cidadania do Município, Carlos Brito (presidente do Comitê Pró-Copa da Prefeitura), o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transporte Urbano, Tiago França e o coordenador do Comitê Pró-Copa, Carlos Kraus. Representando o Estado foi o diretor de Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), Alysson Sander.

Comerciantes de Cuiabá começam a receber aulas de inglês para Copa

Os comerciantes do Centro Comercial Popular e de outras feiras livres de Cuiabá iniciaram mais uma fase da preparação para a Copa do Mundo de 2014. Os cursos de inglês para os trabalhadores começaram nesta segunda-feira (12). Cuiabá como uma das cidades-sede deve receber aproximadamente 122 mil turistas segundo a Embratur. As aulas que tem a duração de dois meses são uma iniciativa do programa ‘Cidadão 100%’. “Haverá uma estação do VLT próximo à Ponte Velha e lá é rota de acesso para a Arena Pantanal, portanto será fundamental que eles possam se comunicar com os turistas. Essa é mais uma atividade do programa Cidadão 100%, que visa retirar os trabalhadores da informalidade e levá-los à formalidade para que melhorem as condições de seus negócios e, consequentemente, de suas vidas”, ressaltou o secretário.

Ministro acende sinal amarelo para estádios da Copa; Cuiabá está na lista

Preocupado. Assim está o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo com os estádios inacabados da Copa do Mundo de 2014. Rebelo acendeu o sinal amarelo e cobrou maior celeridade nas obras para que todas arenas estejam prontas até prazo final dado pela Fifa – Dezembro deste ano. “Se um estádio vinha sendo construído a uma taxa de 3% ao mês e isso é suficiente para que seja entregue no prazo. No entanto, se esse percentual precisa de acréscimo substancial, nos acende um sinal amarelo. A maior parte hoje precisa desse acréscimo. Já não conseguimos manter o ritmo anterior para cumprir o prazo. Temos essa preocupação, pois o prazo é dezembro - disse Aldo Rebelo durante audiência pública realizada nesta terça-feira, no Senado Federal, em Brasília.

Aldo diz que Arena Pantanal está 62% pronta; Portal da Copa aponta para 80%

O ministro do Esporte Aldo Rebelo fez confusão ao dizer que a Arena Pantanal está atrasada com 62% das obras concluídas. Segundo dados do Portal Oficial da Copa, mantido pelo governo federa, o novo “Verdão” está 80% concluído. “O estádio do Corinthians é um dos mais adiantados, com mais de 80%. Os outros estão todos com um prazo mais apertado, inclusive de Cuiabá, que está com 62%”, declarou. Apesar da diferença nos percentual, o ministro demonstra preocupação com atrasos nos cronogramas das obras de seis dos 12 estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo entre junho e julho de 2014. E classifica a Arena Pantanal como uma das obras com “prazo apertado”. Conforme os dados do Ministério do Esporte divulgados em julho, o Itaquerão (SP) chegou a 84.42%, a Arena Pantanal (MT) atingiu 80% de conclusão, a Arena das Dunas (RN) chegou a 78%, a reforma do Beira-Rio (RS) está 76,5% finalizada, a Arena Amazônia (AM) atingiu 74% e a reconstrução da Arena da Baixada (PR) tem 71% concluído.

Vagões do VLT começam a ser liberados na Espanha; Secretário acompanha

Os 12 primeiros Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs) começaram a ser liberados na Espanha, nesta terça-feira (13). O Secretário da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, está no país acompanhando o embarque para Mato Grosso. Os vagões que sairão do Porto de Bilbao, na Espanha vão até o Porto de Paranaguá, no Paraná e devem chegar na primeira quinzena de outubro. Acompanhado do gerente de projetos da CAF na Espanha, Fernando Giralt, e do diretor comercial da CAF no Brasil, Ricardo Sanchez, o secretário da Secopa acompanhou toda a logística para a liberação do primeiro conjunto de veículos para Cuiabá. “A viagem reforça todo o trabalho e esforço realizado pelo Governo de Mato Grosso para entregar a população o que há de mais moderno em transporte público de massa. Os VLTs estão prontos e embarcando para o Brasil. Dentro de 60 dias já estarão em Cuiabá”, ressaltou o secretário que também aproveitou a visita para ver como anda a fabricação de outros lotes do VLT.

Secopa contrata empresa para realizar estudo sobre operação e tarifa do VLT

Uma empresa realizará o estudo de planejamento da rede de transporte coletivo, modelo de integração, operação e custos para a operação do Veículo Leve sobre Trilhos em Cuiabá e Várzea Grande. Após a finalização do processo licitatório, A Oficina – Engenheiros Consultores Associados Ltda terá o prazo de 90 dias para finalizar o levantamento, orçado em cerca de R$ 143 mil. Esse estudo será importante para detalhar como será a integração entre os ônibus e o VLT, apresentando também informações detalhadas para composição da tarifa, segundo o assessor de mobilidade urbana da Secopa, Rafael Detoni. “Esse levantamento será encaminhado para Agência de Desenvolvimento Metropolitano, criada neste ano pelo Governo do Estado, que será responsável por definir o valor tarifa e o modelo de concessão do metrô de superfície”, explicou.

QUARTA-FEIRA (14 DE AGOSTO DE 2013)

Silval diz que VLT está virando realidade e reafirma que entrega será antes da Copa


A notícia de que os primeiros 12 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande a partir do próximo ano, foram despachados nesta terça-feira (13) na Espanha, empolgou o governador do Estado, Silval Barbosa, que lutou pela implantação do novo modal do transporte coletivo na capital. Segundo o chefe do Executivo, o VLT está virando realidade e ficará pronto a tempo para a Copa do Mundo, ao contrário do que muitos acreditam. “O VLT se tornará uma realidade embora muitos tenham apostado contra sua implantação em Mato Grosso. É um sonho que vai se concretizar, sem dúvida nenhuma”, declarou o governador, assegurando que as demais obras da mobilidade urbana para a Copa do Mundo também estão sendo finalizadas e servirão de legado para Mato Grosso. “É uma vitória do Estado e do povo mato-grossense”, observa.

Imóveis tombados não serão demolidos para obras do VLT

Dezessete imóveis que foram tombados como patrimônio histórico, na avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) não serão mais demolidos para as obras do Veículo Leve sobre Trilhos. Estes imóveis que fazem parte do Centro Histórico de Cuiabá e estavam destinados à desapropriação, foram retirados da lista de 41 propriedades para remoção divulgada pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa). A preocupação do Governo agora é correr contra o tempo e proceder as 36 desapropriações de imóveis que estão na rota do VLT, entre as avenidas Mato Grosso e XV de Novembro. Em toda a sua extensão, a via permanente do VLT vai demandar cerca de 300 desapropriações. Os trabalhos de sondagens na via já tiveram início.

Área externa da Arena Pantanal começa a receber pavimentação

O setor sul da área externa da Arena Pantanal - localizado próximo a Avenida Agrícola Paes de Barros -, já começou a receber pavimentação. Os trabalhos começaram a ser feitos na última semana. Serão 16 composições entre elas concreto e piso intertravado. Um grande espaço de área verde fará parte do piso intertravado o que vai permitir a permeabilidade do terreno da Arena, garantindo a passagem de água e ar através de seu material, o que gera um impacto ambiental positivo ao ajudar na prevenção das enchentes, na redução das ilhas de calor, na recarga dos aquíferos subterrâneos e na manutenção das vazões dos cursos d'água nas épocas de seca. A terraplenagem, que permite a correção do terreno, conforme previsto em projeto, é a atividade que antecede a pavimentação, está praticamente finalizada e totalizará 300 mil m².

Secopa conhece VLT de Zaragoza e adota modelo de operação espanhol para Cuiabá


O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, conheceu nesta quarta-feira (14.08), na Espanha, o funcionamento desse moderno sistema de transporte em Zaragoza. Concluído em abril de 2013, o Veiculo Leve sobre Trilhos de Zaragoza servirá como referência para a operação do VLT em Mato Grosso. Esta semana, o secretário visitou as fábricas da CAF de Irún e Beasain para a liberação dos primeiros VLTs para o embarque rumo ao Brasil. O VLT espanhol, com mais de 12 km de extensão, 21 veículos, três subestações de energia e 300 câmeras de segurança, recebeu no último mês mais de 90 mil passageiros por dia. A previsão é que, com o fim das férias escolares, esse número aumente em mais 10 mil passageiros, somando 100 mil usuários/dia. Já no VLT Cuiabá – Várzea Grande, mais de mil câmeras e duas ilhas de captação de imagens estão no contrato, além da instalação de outros equipamentos que vão garantir segurança e conforto à população.

Suspenso pregão da Secopa para contratação de show pirotécnico

Por irregularidades com relação à documentação da empresa SH Costa Araújo, vencedora do pregão realizado pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa), para contratação serviços de shows pirotécnicos, com fornecimento de fogos de artifício no valor de R$ 487 mil, a desembargadora Clarice Claudino da Silva suspendeu o certame em caráter de liminar. O pregão foi realizado do dia 24 de julho e venceu a empresa SH Costa Araújo por ter oferecido o menor preço. Em segundo lugar, ficou a Comércio de Fogos da Amazônia LTDA e, em terceiro, a Erica Sallas Lopes ME. Esta última foi a autora da ação que questionou a legitimidade da habilitação da primeira colocada. Na ação, a empresa Erica Sallas Lopes ME alega que os atestados de Encarregado do Fogo (Bláster) apresentados pela empresa vencedora, são oriundos dos estados de Minas Gerais e São Paulo, o que contraria a legislação estadual.

QUINTA-FEIRA (15 DE AGOSTO DE 2013)

Estado pode remanejar recursos da Secopa para hospital


A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) poderá ser obrigada a remanejar parte dos recursos da pasta para melhorias no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). Por determinação judicial, o Estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá terão 60 dias para habilitarem o hospital a realizar exames e cirurgias oftalmológicas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, recursos deverão ser realocados de outras áreas para atender a lei. A determinação judicial induz os executivos a ter que providenciar verbas suplementares do orçamento da área de saúde ou realocar recursos de publicidade, cerimonial, secretaria de governo e ainda da Secopa para o custeio dos procedimentos hospitalares. Foi o que ficou decidido pelo juiz Alex Nunes de Figueiredo, designado para atuar em regime de exceção na Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular, na capital, em atendimento à ação impetrada pelo Ministério Público Estadual. Ficou ainda definido uma multa diária de R$ 500 mil a serem pagos solidariamente pelo Estado e município, caso a sentença seja descumprida.

Nova tecnologia pode agilizar recuperação de ruas prejudicadas por desvios

Uma nova tecnologia de recuperação das vias está sendo testada em Várzea Grande. A máquina utiliza um método de reciclagem de pavimento, minimizando impactos ao meio ambiente, além de demorar menos tempo para realizar a obra. Desvios utilizados para as obras da Copa do Mundo, podem ser beneficiados. Com esse novo sistema, podem ser feitos até 500 metros de asfalto por dia. O sistema foi apresentado nesta quarta-feira (14) ao prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães e ao Governador do Estado, Silval Barbosa, por um consórcio formado por empresas italianas e brasileiras a CMR Edile S.P.A., SIPIEFFE Brasil, Letteraventidue e Tecnopav. “Se o benefício e a durabilidade forem comprovados, se o método for aprovado, com certeza será utilizada nos desvios. Principalmente agora que as chuvas estão vindo, precisamos de agilidade”, disse o secretário Especial e representante oficial do Município na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Roldão Lima Júnior, ao Olhar Copa.

Se mantiver o ritmo, Arena Pantanal só ficará pronta em maio de 2014, aponta ESPN

Arena Pantanal não ficará pronta até o prazo estabelecido pela Fifa – dezembro deste ano. Pelos menos é que afirma a reportagem publicada no site da ESPN. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), estádio está 80,2% concluído. Se ritmo for mantido, estádio só fica pronto em maio de 2014. O jornalista, Thiago Cara, mostrou que se o ritmo de 1,6% de avanço for mantido seriam necessários mais nove meses de obra para a conclusão – maio de 2014, praticamente um mês antes do Mundial. Para se adequar ao prazo da FIFA, precisaria ser 2,4 vezes mais rápido. Se a porcentagem for feita com base no Portal da Transparência da Copa do Mundo, a situação fica mais crítica ainda. Neste cenário a arena aparece com apenas 67% de conclusão. Com o mesmo avanço de 1,6% ao mês, seriam necessários 19 meses para terminar a obra, o que daria maio de 2015, quase um ano após o torneio. Nesta situação Cuiabá precisaria acelerar os trabalhos em quatro vezes.

Consórcio VLT terá de garantir iluminação na Avenida do CPA sob risco de ter obra embargada

O Consórcio Santa Bárbara foi notificado pela Prefeitura de Cuiabá, esta semana, por ter retirado nove postes e luminárias do canteiro central da Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Um prazo de 48 horas foi dado para que luminárias laterais fossem instaladas, para resolver o problema. Na tarde desta quinta-feira, o consórcio emitiu uma nota afirmando que já instalou as luminárias. O Consórcio é responsável pelas obras de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai passar pelo canteiro central da avenida. Se não cumprir a determinação, além da multa, o Consórcio poderá ser interditado ou mesmo ter a obra embargada até a resolução da irregularidade. A região possui postes laterais que podem receber as luminárias laterais, o que amenizaria o problema e garantiria segurança no local. A empresa deve atender a determinação.

SEXTA-FEIRA (16 DE AGOSTO DE 2013)

A 300 dias da Copa do Mundo, obras em Cuiabá e VG avançaram


O tempo da preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, está se esgotando. Faltando exatos 300 dias para a realização dos jogos, o panorama das obras na capital mostrou avanço de várias obras da mobilidade urbana. No entanto, o ritmo das intervenções no aeroporto Marechal Rondon e nos COT's (Centro Oficial de Treinamento) ainda não deslanchou e preocupa. Com algumas obras na reta final, o Governo do Estado já preparou sua lista de inaugurações e a primeira grande entrega está definida para este mês: será o viaduto do Despraiado com data marcada para o dia 29 com show pirotécnico. Embora as obras de viadutos, duplicação de pontes e implantação da via permanente tenham tido forte progresso nas últimas semanas, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, cujo prazo expira em março de 2014 também preocupa. Em seu relatório, o TCE apontou que as obras estão atrasadas em mais de 60 dias e, a considerar o ritmo atual, não ficará pronta antes da Copa. Também estão com atrasos preocupantes as construções das trincheiras Jurumirim, Santa Rosa e Verdão (Santa Isabel).

Segurança terá mais de 2 mil profissionais exclusivos na Copa em Cuiabá


A 300 dias do Mundial 2014, o setor de segurança em Cuiabá acelerou seus preparativos para o evento. Os dois mil e quinhentos profissionais da área da segurança pública que irão atuar exclusivamente durante os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá, já estão sendo capacitados nos 23 cursos ofertados por meio de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge). A expectativa é de que Cuiabá receba mais de 120 mil turistas em junho de 2014, quando acontecem os jogos da Copa na cidade. Até julho, já somam quase 500 profissionais qualificados do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Defesa Civil, Casa Militar, Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Transportes Urbanos e Guarda Municipal de Várzea Grande.

Vereadores prometem maior rigidez na fiscalização das obras

Rigidez na fiscalização. Esta é a promessa dos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá para as 56 obras realizadas pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) que acontecem visando a Copa do Mundo de 2014. Será feito um levantamento minucioso por conta dos atrasos e prejuízos aos moradores e comerciantes. O vereador Leonardo de Oliveira (PTB), líder do Governo, cobra transparência no andamento obras: “Cadê os relógios que seriam instalados nas obras, cronometrando o prazo de entrega”, indaga o parlamentar. “É um ‘genocídio’ ao comércio”, afirmou o vereador Máro Nadaf (PV), alegando que os empresários estão levando grande prejuízo.

Centro de Atendimento ao Turista é reinaugurado para a Copa

Cuiabá continua preparando-se de olho na Copa do Mundo de 2014. A capital mato-grossense irá sediar quatro jogos da fase de grupos da competição. E pensando nos turistas, o Centro de Atendimento ao Turista na Praça Rachid Jaudy, que terá anexo o Espaço Dante de Oliveira foi reinaugurado nesta quinta-feira (15). “Será um auxílio aos visitantes, temos funcionários bilíngues para ajudar e informar todos aqueles que buscarem atendimento”, contou o secretário de Turismo, Marcus Fabrício. O local só foi reinaugurado oficialmente esta semana, porém já está funcionando e atende entre 15 e 20 pessoas por dia. Anexo ao Centro, durante os próximos dois anos, a população e os turistas poderão conhecer a história do ex-governador Dante de Oliveira, autor da emenda das ‘Diretas Já’, morto em 2006. “Nós, pessoas públicas temos ainda mais responsabilidades para honrar tudo o que Dante representou para o país”, disse o prefeito, Mauro Mendes, sobre a homenagem ao Político.

Construção da trincheira na avenida da FEB provoca mudança do trânsito em VG


As obras de construção da trincheira do Zero Quilômetro ganharão mais celeridade na próxima semana. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande retomará as escavações e executará outras atividades que visam a conclusão da obra. As escavações tiveram que ser desaceleradas para a execução dos viadutos, o que dispensou estruturas como as de cimbramento, oferecendo mais segurança aos trabalhadores e agilidade no processo. De acordo com o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pelas obras, os dois pequenos viadutos para circulação sobre a trincheira, já foram concluídos e serão liberados para o tráfego. Para que a nova frente de serviço seja liberada será necessária a implantação da terceira etapa da rota alternativa de trânsito no entorno do Km Zero, o que permitirá o início das escavações em toda a extensão da trincheira, dando ainda mais forma à estrutura que servirá para passagem do VLT e de veículos menores, proporcionando mais fluidez ao trânsito na região.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por magno, em 27/09/2013 às 18:35
Esqueceram da AV Governador Dante Martins de Oliveira péssima como sempre
por Renato, em 19/08/2013 às 14:38
Existe uma empresa brasileira que produz VLTs com tecnologia nacional, e já possui equipamentos utilizados no Ceará. Por que será que foram buscar na Espanha o que tem aqui dentro. Procurem por Bom Sinal e vejam. Certeza que isso tem muito dinheiro desviado para os bolsos dos políticos.
Sitevip Internet