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16/10/2013 - 14:27

Especialista aponta que VLT custará quase R$ 3 bi e só ficará pronto em 2015

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Reprodução

Engenheiro e professor Luiz Miguel de Miranda calcula que custo do VLT vai dobrar

Engenheiro e professor Luiz Miguel de Miranda calcula que custo do VLT vai dobrar

Com um orçamento de R$ 1,47 bilhão e prazo de entrega para junho do próximo ano, a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e Várzea Grande terá um custo muito maior e só deverá ficar pronta em 2015, um ano depois da Copa do Mundo. A estimativa é do professor doutor em engenharia de Transporte da UFMT, Luiz Miguel de Miranda, que apontou prognósticos impressionantes com relação à obra: o investimento terá um custo adicional entre 50% a 60% do programado, em sua opinião.

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Ao comentar sobre a notícia de que o governador Silval Barbosa enfim admitiu que o VLT não ficará pronto para a Copa do Mundo, o especialista em engenharia assegurou ser impossível a conclusão do novo modal até março de 2014 como ficou acordado entre o Governo e a empreiteira. Ele justifica que os atrasos são decorrentes da complexidade da obra especialmente por falta de um projeto executivo.

"Somente agora é que a empreiteira está avançando para dar soluções de projeto. Cada curva vai ser uma novidade. Cada rampa, um problema. Se isso não entrou no planejamento na fase de projeto, terá que ser feito agora. Isso implicará em um aumento considerável no custo da obra. Sabemos que o um projeto dessa magnitude demanda um prazo muito longo. São muitos detalhes. Enfim, um mundo de coisas novas como falta de mão-de-obra e falta de material. Não foram feitas sondagens ao longo de todo o percurso. Faltou o projeto executivo", reclamou o especialista.

Segundo Miguel Miranda, por essas razões, "podemos esperar  que o custo do VLT será entre 50% a 60% maior que o previsto, dependendo do que vai acontecer daqui para a frente. Em minha cabeça, eu tenho um número: essa obra vai ficar perto de R$ 3 bilhões. Também, não há como terminar em menos de dois anos. Acredito que três anos será o suficiente". O especialista não acredita em um milagre e sugere que agora resta ter paciência.

Embora a cidade esteja sofrendo com problemas de circulação viária, desvios, rotas alternativas esburacadas e postes caindo, o engenheiro vê uma situação normal, considerando a dimensão e a complexidade de implantação do VLT: "Para mim, está tudo dentro da normalidade e do aceitável", concluiu.

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Exibindo de "01" à "10" do total de "32"

por Carlos Nunes, em 18/10/2013 às 10:57
É como diz aquele velho ditado: "quem nunca comeu melado, quando come se enlambusa". Temos os melhores engenheiros e arquitetos, como é o prof. Luiz Miguel de Miranda, poderíamos e ter pego essa dinheirama (OS BILHÕES DE REAIS, de dinheiro 100% público), e fazer MAIS E BEM MELHOR. Mas com um planejamento minucioso e sem pressa, paulatinamente, passo a passo realmente preparando Cuiabá para os 300 anos de fundação. Estamos afobados, para cumprir ordens da FIFA - a organização mais capitalista do mundo e para ter a Copa - o circo passageiro mais caro do mundo. Tem gente que gosta de ser palhaço e nem sabe.
por Carlos Antonio De Borges Garcia, em 17/10/2013 às 14:30
Vamos respeitar a opinião do Prof.Miguel. O comentário do Baltazar foi infeliz,discriminando o povo Cuiabano que o recebeu de braços abertos.O meu amigo Baltazar deve uma desculpa a todos .
por cebeli, em 17/10/2013 às 13:56
O GOVERNO, DEPUTADOS, MAGGi esqueceram que CUIABA E MT Precisa de SAUDE URGENTE esses 3 bi dava para construior qtos hospitais??? qtos prontos socorro??? gente morendo porque não tem atendimento, ontem mesmo um parente meu teve AVC e não tinha vaga em nenhum hospital, isso é uma vergonha... e qdo os que tem dinheiro vão para fora do brasil ou são paulo...
por Jorge, em 17/10/2013 às 13:07
Caro GLAUBER EDUARDO, não sei qual é o seu entendimento quanto as leis em Licitações Publicas, mas basta o senhor se informar um pouco mais e verá que quase, se não todas as Obras em MT para a Copa de 2014 foram contratadas através de RDC, e se buscar um pouco mais de informação tambem será que quase todas as Obras contratadas para Copa de 2014 através de RDC receberam sim aditivos, como os Centros de Treinamentos, Trincheiras, Obras do Entorno da Arena Pantanal e outras.
por TIAGO, em 17/10/2013 às 12:55
CADE O PAI DA COPA? QUE ARTICULOU A MUDANÇA DO MODAL DO BRT PARA O VLT O NOSSO QUERIDO RIVA O QUE VC TEM A DIZER?
por claudio, em 17/10/2013 às 12:41
Queridos Cuiabanos Nosso senador , Governador, e Prefeito estão Milhonários se Aliaram ao PT do Lula e Dilma e Injustiça pois no Brasil não temos mais Justiça , Quem Manda é quem Paga Mais Advogado Amigo do Juiz, Promotor Ministro Etc, Se o Povo Fosse Inteligente Há solução! é Embargar Todas as Fazendas Pecuaria, Agropecuaria, Garimpos, Prédios, Carros Importados, Mansões, Postos de Combustiveis , que servem de Lavagem de Dinheiro em Licitações Fraudulentas e Comissões e vendas de Sentenças, O Povo Vóta pensando em Mudança , A Mudança acontece na Vida dos Politicos e Pessoas da Justiça, Mas é Financeira se Tornam Poderósos e Blindados pois Tudo Tem Preço, Exemplo de uma Pergunta que Houvi ontem , Este cidadão é Mason? Quer dizer que se voce não for Mason ter dinheiro filho de Politico ou da Justiça , Não tem direito a Nada , Realidade só Levantar as Aberações do Poderb Publico Só tem Razão c/ QI , qUEM iNDICA E dINHEIRO........???????????, cONTINUAREMOS NA LONA , SE NÃO tIVERMOS QI.
por augusto, em 17/10/2013 às 12:27
Ele pode ser especialista,mas eu não sou burro,pq no começo da construção esse tal especialista.não veio a publico dar essa declaração e com que provas ele chega esse custo,por favor nos mostre senhor especialista,planilhas e cálculos e prove que vc esta falando a verdade!!!
por Pedro, em 17/10/2013 às 10:58
Que o site dos senhores cresça muito em visitação. Foi bom enquanto durou. Estou de partida
por Henrique, em 17/10/2013 às 10:54
"O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete" (Aristóteles). Por que o VLT? A FIFA não exigiu esse modal de transporte? O Estado de MT não possui autonomia tributária, prova disso que um simples atraso no repasse do Governo Federal o Marcel da SEFAZ vem a público culpar o Governo Federal. Temos um hospital Regional inacabado, temos péssimas condições de trabalho para os servidores da segurança pública, professores e para os profissionais de saúde, apenas 27 municípios de MT possuem rede coletora de esgoto. E aí por que o VLT? Por que um Endividamento para algo que a FIFA não pediu? Por que criarmos uma despesa fixa tão alta para um Estado que possui um Grupo TAFF tão fraco que subestimam receitas para dar excesso de arrecadação? Por que um investimento tão alto que não responde aos anseios da mobilidade urbana? As perguntas são oportunas, uma vez que ocorrerá um seminário sobre planejamento estratégico patrocinado justamente por aqueles que encabeçaram esse Modal de Transporte, qual foi o planejamento que os nortearam? O que Blairo Maggi pensou quando empenhou para MT ser uma das subsedes?
por josé, em 17/10/2013 às 10:23
Quantos hospitais,escolas públicas,saneamento básico,pavimentação,iluminação etc se faria com um dinheiro desses?Sonho de meia dúzia de privilegiados,pesadelo para todo o resto da população que paga a conta.
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