Notícias / Geral

31/05/2014 - 14:55

Fan Fest de Cuiabá já está sendo montado; veja os fatos que marcaram a semana

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Secopa deu início esta semana à montagem da estrutura do Fan Fest de Cuiabá

Secopa deu início esta semana à montagem da estrutura do Fan Fest de Cuiabá

O início dos trabalhos de montagem da estrutura do ‘Fan Fest’ pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) foi o principal destaque na semana da preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. O Fan Fest que está sendo instalado na área do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro terá 32 dias de programação que inclui telões, shows nacionais e regionais, além de eventos culturais. O convênio firmado com a Associação Casa de Guimarães para o planejamento, a organização e a execução do Fifa Fan Fest, prevê aquisições e contratações dos serviços de venda e locação dos espaços de publicidade, camarotes, bares, restaurantes, estacionamento e outros serviços remunerados. Ainda esta semana, a organização do Mundial tomou um susto, quando um cabo de fibra ótica foi rompido por trator durante trabalho de alargamento da rotatória do Círculo Militar, na última quarta-feira. O Reparo foi feito no mesmo dia e o risco de um ‘apagão’ da comunicação da Arena Pantanal foi afastado pela Secopa. Confira os fatos que marcaram a semana

SEGUNDA-FEIRA (26 DE MAIO DE 2014)

Número de voluntários para a Copa em Cuiabá cai para 300; foram 2 mil inscritos


Dos 2 mil candidatos que se inscreveram para voluntário da Copa, em Cuiabá, sobraram apenas 300, após a dura seletiva da Fifa. Embora o número pareça 'apertado' diante da dimensão de um evento que é a Copa do Mundo, a conta está fechada sem preocupações para o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) e o contingente já realiza os últimos treinamentos para os quatro jogos que acontecerão na capital mato-grossense, em junho. No final de semana, os voluntários realizaram nova bateria de treinamento, incluindo primeiros-socorros. O 'enxugamento' dos candidatos até à seleção dos 300, ocorreu em poucos meses. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a maioria dos que desistiram não pôde participar de todas as etapas de capacitação dos cursos, que preparam as pessoas que ajudarão a realizar a Copa. À frente do programa de voluntariado em Cuiabá, Melissa Catalano acredita que o número de inscritos aptos será suficiente para a organização do mundial, já que a cidade contará também com o apoio dos inseridos no programa da Fifa. Segundo ela, os voluntários terão todo o apoio necessário, com estruturas de tendas, banheiro químico e água.

Entorno da Arena começa a ser fechado para a Copa do Mundo

Faltando 17 dias para a Copa do Mundo, o procedimento de praxe da Fifa nas 12 cidades-sede, já está sendo aplicado em Cuiabá. Com a proximidade da Copa do Mundo, o entorno da Arena Pantanal será fechado até o final do evento e assim, a população acostumada a utilizar a área ao redor do estádio para praticar atividades físicas ou dar um passeio, terá que modificar sua rotina por um tempo. A Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) informou que o procedimento é necessário, seguindo normas da Fifa. Estão sendo instaladas grades de proteção em volta de todo o perímetro do estádio. Apenas ao final do evento, as grades serão retiradas e o acesso ao público será reaberto. Os trabalhos de isolamento da área tiveram início na semana passada, quando a administração do estádio foi entregue ao COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo).

Trânsito é novamente interrompido para lançamento de vigas na ponte Júlio Müller

Os motoristas que passarão pela Ponte Júlio Müller na terça-feira (27) e sexta-feira (30) devem redobrar a atenção segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Isso porque, o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande fará o lançamento das últimas 11 vigas pré-moldadas sobre a ponte que está em construção e que faz parte do escopo do Consórcio VLT para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas duas cidades. Com 40 metros de comprimento cada. Por conta disto, quando elas forem içadas o trânsito será bloqueado parcialmente no sentido Várzea Grande-Cuiabá. Para esta terça-feira está previsto o lançamento de seis vigas e as outras cinco serão lançadas na sexta-feira. A interrupção do trânsito é necessária para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores.

À espera de turistas, cuiabanos se preocupam com infraestrutura e apostam em hospitalidade na Copa

Quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, milhares de torcedores estrangeiros pelas ruas e um grande ponto de interrogação no centro da capital mato-grossense. Resumidamente, este deve ser o cenário que os cuiabanos começarão a acompanhar daqui a 16 dias quando os jogos tiverem início. A reportagem do Olhar Copa perguntou a vários moradores da Grande Cuiabá sobre as expectativas para o Mundial de 2014 e como a cidade irá se portar diante de tantos turistas estrangeiros. Com poucos investimentos no turismo, a cidade deixa a desejar e pouco terá para oferecer aos que vierem. Um dos fatos que gerou a maior preocupação para os cuiabanos é o da cidade ainda ser um canteiro de obras às vésperas do início do evento. O cenário pouco deve mudar até o dia 12 de junho e, portanto, esta será a realidade de Cuiabá para a Copa do Mundo. Para os mato-grossenses resta servir o que têm de melhor: a hospitalidade.

TERÇA-FEIRA (27 DE MAIO DE 2014)

Com previsão de 'invadir' Cuiabá, chilenos devem ter um dos hinos 'chiclete' da Copa


“Chi-chi-chi-le-le-le-viva-chile”. Os cuiabanos provavelmente vão ouvir muito este canto no dia 13 de junho, quando Chile e Austrália se enfrentarem na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela Copa do Mundo de 2014. O verso é comumente entoado pelos torcedores chilenos, não só em partidas de futebol, mas também em outros momentos históricos do país. Por conta disto, a reportagem do Olhar Copa realizou uma pesquisa para saber o significado da canção, que é muito utilizada pelos chilenos. A estrofe é uma adaptação de uma das canções mais representativas do país e foi criada por um estudante de 20 anos. Quando a fez, ele estava em um barco, no ano de 1933. Já na década de 70 a canção foi adotada pelos clubes de futebol e entoada diversas vezes pelos estádios do Chile. Logo, o verso tornou-se um hino popular na boca dos chilenos. Durante a ditadura de Augusto Pinochet, em 1980, o grito sofreu outra adaptação, desta vez os torcedores de La Roja cantavam "Chi-chi-chi, le-le-le, viva Chile y Pinochet".

Arena Cultural de Cuiabá já está sendo montada na Morada do Ouro

Sem muito o que oferecer no turismo, ao menos na área cultural, Cuiabá se prepara para a Copa. A prefeitura começou a montar a estrutura que irá receber a Arena Cultural, no Memorial João Paulo II (Morada do Ouro). A abertura será no dia 12 de junho com apresentações de Cururu e Siriri. Entre os primeiros espaços construídos estão os palcos principais para apresentações de teatro, dança e shows, e a praça de alimentação, que contará com 14 restaurantes e mostra de pratos da culinária típica dos oito países que vão disputar os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. Variedades não irão faltar. A Arena terá também tendas de artesanato, exposições, oficinas de confecção da viola de cocho, redes e pintura, estacionamento, banheiros, postos de saúde e pronto-atendimento, segurança pública e privada. A expectativa de público é de 20 mil pessoas por dia, entre população local e turistas vindos de várias regiões do país e do mundo. A entrada será gratuita em todos os dias de evento.

Atrasos nas obras em Cuiabá são destaque no The New York Times

Cuiabá foi novamente destaque internacional, desta vez no jornal ‘The New York Times’, um dos mais conceituados nos Estados Unidos. A matéria, publicada na última segunda-feira (26), traz um panorama sobre como estão as obras da capital mato-grossense para a Copa do Mundo e duras críticas aos atrasos. A reportagem começa comparando o público do campeonato estadual de Cuiabá com a Expoagro: “Quatro dias de rodeio aqui traz aproximadamente 80 mil pessoas, quase o dobro do que a liga estadual de futebol do Estado atraiu durante o ano passado”. O repórter Seth Kugel ainda lembra que nenhum time local conseguiu chegar à primeira divisão desde 1980. Segundo o jornal, este foi um dos motivos da surpresa com a escolha de Cuiabá como cidade-sede do Mundial de 2014, que resolveu construir um novo estádio e investir $ 1,4 bilhões para modernizar a infraestrutura antiquada da qual tinha. “Nós somos os líderes mundiais em Agronegócio. Nós precisamos levantar a nossa capital para coincidir com a influência do nosso estado”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

Prefeitura intensifica ações para garantir cumprimento da Lei Geral da Copa

A Prefeitura de Cuiabá começou a intensificar as ações para garantir que a Lei Geral da Copa seja cumprida na capital mato-grossense. Restando 16 dias para o início do Mundial de 2014, o foco é organizar o município para receber os turistas. A Secretaria de Meio Ambiente é uma das que tem auxiliado no cumprimento da Lei. “Faz parte do legado do Município cumprir a Lei Geral da Copa em sua totalidade. Desobstruir as vias públicas, organizar o comércio, remover aqueles em situação irregular e otimizar a região no entorno da Arena Pantanal fazem parte dos nossos objetivos durante este período”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo. Um dos pontos fiscalizados é o entorno da Arena, onde os comerciantes e moradores não podem fazer propaganda irregular ou obstruir calçadas e vias: Não se trata apenas de coibir a comercialização irregular nos espaços públicos. Vamos alertar os moradores dessa região sobre colocar cadeiras, mesas e até mesmo churrasqueiras portáteis para fora de suas residências durante os jogos. Isso é proibido por lei e serve também para donos de bares e lanchonetes, habituados a colocar mesas para fora do estabelecimento”, revela Édio Duarte, diretor de fiscalização da Secretaria.

Programa de hospedagem para a Copa já tem 1.500 leitos disponíveis

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur-MT) divulgou nesta terça-feira (27), durante a reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo, os números parciais do programa 'Cama e Café' e de Formatação do Produto Turísticos nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Santo Antônio do Leverger. O ‘Cama e Café’, desenvolvido pela Sedtur em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), tem 845 leitos disponíveis até o momento para comercialização. Cerca de 435 leitos devem ser disponibilizados para o turista que visitará Mato Grosso no período da Copa na próxima semana. A meta é atingir até o dia 4 de junho 1.500 leitos na modalidade de hospedagem alternativa – Cama e Café. “Foi realizado um triagem dos inscritos no Cama e Café. Após a triagem os proprietários dos imóveis receberam capacitação para se adequar aos critérios de hospedagem alternativa e também do bem receber. Além de incentivar o empreendedorismo, vamos oportunizar a população dos municípios que estão participando do programa e aos turistas um intercâmbio cultural”, disse o secretário de Turismo, Jairo Pradela.

QUARTA-FEIRA (28 DE MAIO DE 2014)

Consórcio conclui retirada de tapumes da avenida do CPA


Dando sequência ao seu planejamento de 'liberar as vias para melhorar a fluidez do trânsito durante a Copa do Mundo', o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande concluiu, nesta terça-feira (27), a retirada dos tapumes do canteiro central destinado para a via permanente (trilhos). Assim, todo o trecho em obras do VLT entra em 'pausa' e os trabalhos só serão retomados após os jogos da Copa do Mundo em Cuiabá. Ao contrário do que ocorreu no início do ano, quando o consórcio chegou a ser multado por não retirar imediatamente os tapumes da obra paralisada entre a sede do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e o viaduto da Miguel Sutil, desta vez os trabalhos foram rápidos. A equipe do consórcio iniciou a retirada dos tapumes na sexta-feira e já ontem, estavam todos desmontados. Com obras do VLT em boa parte de sua extensão, a avenida do CPA não deve ter tapumes, mas verá atravessar o período da Copa do Mundo com muitos blocos de concreto, cones e sinalização.

Obra não inaugurada da Copa passa por readequação na iluminação

Dentro do plano de mobilidade urbana de Cuiabá para a Copa, como uma das 56 obras anunciadas pelo Governo, a duplicação da avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista, receberá readequação da iluminação pública. A Prefeitura de Cuiabá vai introduzir, no trecho de dois quilômetros, novos postes, que clarearão os dois lados da avenida. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, os postes já estão sendo instalados há cerca de 20 dias e a obra será entregue em 30 dias. “Estamos fincando os postes no centro da avenida. Em seguida, a companhia de energia elétrica fará a instalação da iluminação que irá clarear os dois lados da Juliano Costa Marques”, disse. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou nesta terça-feira (27), que os postes terão dois braços, um de cada lado, para que a iluminação seja completa. “Com esse serviço atenderemos as reivindicações de moradores e estudantes que passam pela avenida todos os dias”, completou Stopa.

Secopa dá início a montagem de estruturas do Fan Fest

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já deu inicio aos trabalhos de montagem da estrutura do ‘Fan Fest’, que será realizado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. No local serão 32 dias de programação que incluem: telões, shows nacionais e regionais, além de eventos culturais. O convênio firmado com a Associação Casa de Guimarães para o planejamento, a organização e a execução do Fifa Fan Fest prevê aquisições e contratações dos serviços de venda e locação dos espaços de publicidade, camarotes, bares, restaurantes, estacionamento e outros serviços remunerados. Uma comissão criada pela Secopa irá acompanhar e fiscalizar a execução das ações da Associação. A empresa comercializará as vagas do estacionamento, os espaços para funcionamento de bares e restaurantes e os camarotes, além de fazer o controle das receitas advindas dos patrocinadores, que irão reduzir o custo do evento.

Dívidas de empresas terceirizadas da Arena ainda não foram pagas; empresários pressionam

Os empresários prestadores de serviço da Arena Pantanal voltaram a se reunir com representantes do governo em busca de soluções para um problema que já vem desde janeiro. As empresas terceirizadas pedem o pagamento de aproximadamente R$ 15 milhões que alegam não ter sido feito pela Mendes Júnior, responsável pelas obras da Arena Pantanal. Em reunião de aproximadamente duas horas com o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf e o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, ficou decidido que o governo irá realizar mais um depósito entre R$ 7 milhões e R$ 11 milhões para saldar a dívida das medições de fevereiro deste ano que ainda não foram pagas. O representante dos empresários, Rafael Rabello, explicou ao Olhar Copa que a Mendes Júnior já tem cerca de R$ 4 milhões para realizar o pagamento parcial para estas empresas e que o resto deverá ser saldado na semana que vem: “Os secretários nos garantiram que até a próxima quarta-feira (04) o dinheiro será repassado para a responsável pelas obras da Arena Pantanal”.

Operação fiscaliza uso indevido de marcas da Copa em Cuiabá

As empresas desavisadas com relação à comercialização de produtos com marcas vinculadas à Fifa e à Copa do Mundo, devem redobrar a atenção. Com os dias contados para o início do Mundial, a Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (28) uma operação que irá fiscalizar marcas e patentes para a Copa do Mundo FIFA 2014. Como parte disso, a Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar e Civil e Secretaria de Apoio à Segurança Pública estão nas ruas para alertar comerciantes no entorno da Arena Pantanal, a respeito da propaganda irregular durante a Copa. A delegada Ana Cristina Feldner, da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, alerta que “a Lei Geral da Copa é recente, mas precisa ser levada a sério. No entanto, muitos a desconhecem e podem estar cometendo crimes sem ao menos perceber. Por isso, montamos essa força-tarefa para coibir todo e qualquer tipo de propaganda irregular, o chamado marketing de emboscada”.

Juizado do aeroporto terá dois juízes durante o Mundial de Futebol

Com a proximidade do maior campeonato de futebol do mundo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) designou dois juízes para responder pelo Juizado Especial do Aeroporto Marechal Rondon. O evento começará no próximo dia 12 de junho e a expectativa é que o fluxo de pessoas aumente consideravelmente. A medida leva em consideração determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que refere à prestação jurisdicional durante a realização do mundial. Conforme a escala adotada pelo TJ-MT, o juiz Nelson Dorigatti ficará responsável pelo posto de 5 a 25 de junho. Atualmente o magistrado responde pelo Juizado Especial Cível do Jardim Glória, em Várzea Grande. Já o juiz do 1º Juizado Especial Cível de Cuiabá, Eduardo Calmon de Almeida Cezar, ficará incumbido da missão de atender possíveis conflitos no aeroporto de 26 de junho a 20 de julho.

Deputados disparam contra falta de preparo do setor turístico para a Copa

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) aproveitaram a rápida sessão desta quarta-feira (28) para cobrar o Governo do Estado na questão de investimentos para o setor turístico. Para os parlamentares, pouco foi feito neste sentido e Mato Grosso deverá passar vergonha durante a Copa do Mundo. “Tivemos tempo suficiente para resolver a questão da hotelaria e também melhorar a infraestrutura, mas diante do que estamos presenciando, vamos passar vergonha durante os jogos”, disse o deputado, Dilmar Dal´Bosco (DEM). Ele ainda acrescentou que faltou um planejamento para resolver os problemas que o setor enfrenta. Dal’Bosco ainda acredita que faltou explorar melhor a imagem do Estado comercialmente para atrair os turistas, porém o que se viu foram várias matérias na mídia nacional e internacional criticando a infraestrutura: “Em nenhum momento o Governo "vendeu a seriedade" do Estado para receber os turistas na Copa. A imagem vendida de Mato Grosso é muito ruim e a Secretaria Estadual de Turismo envergonha todos nós”.

Cuiabá está pronta para receber turistas na Copa, avalia vice-consulesa da Itália

Se depender da opinião da vice-consulesa da Itália no Brasil, Francesca Orsini, Cuiabá, o esquema de recepção de turistas em Cuiabá para a Copa do Mundo está pronto e será o suficiente. A diplomata deixou claro sua confiança em visita nesta quarta-feira (28) ao prefeito Mauro Mendes, quando veio conhecer o plano de ação voltado para Copa do Mundo da FIFA 2014. Embora a Itália não esteja entre as seleções que virão para a Copa em Cuiabá, existe a expectativa de a capital mato-grossense receber grupos de turistas daquele país que estarão circulando pelo Brasil durante o evento. O prefeito destacou que “a prefeitura procurou sempre recebê-los bem, atender da melhor maneira possível, prestar todas as informações e apoiar para que essas embaixadas e consulados tenham aqui boas condições para desenvolver seu trabalho. No caso dos demais países, nossa preocupação não foi diferente e ficamos muito felizes por conseguir atender a todos”.

QUINTA-FEIRA (29 DE MAIO DE 2014)

Prefeitura muda pontos de ônibus para melhorar mobilidade urbana


Faltando duas semanas para a abertura da Copa do Mundo, a Prefeitura de Cuiabá já está implementando ações para melhorar a mobilidade urbana no centro da cidade. O município vai mudar os locais de paradas de algumas linhas de ônibus que circulam no centro da Capital. As alterações terão início a partir do dia 31 de maio e têm o objetivo de melhorar a mobilidade e fluxo de veículos nas ruas e avenidas. Ao longo da semana, a população começará a ser informada das mudanças recebendo informativos nos pontos de ônibus, que também terão banners com informações das linhas que param naquele local, além da veiculação pela Rádio Alencastro. Os usuários também podem utilizar os aplicativos BusAO e Google Transit para saber em qual parada deverá embarcar ou desembarcar.

Comércio e bairros começam a entrar no clima da Copa em Cuiabá

A apenas 14 dias da abertura do Mundial 2014, o clima de Copa ainda está frio em Cuiabá. Mesmo a capital mato-grossense sendo uma das 12 sedes do evento, o comércio em geral e os torcedores ainda não apresentam grande ânimo a se comparar com os anos anteriores, onde a essa altura, muitas casas já estavam decoradas e ruas pintadas à espera do acontecimento. Enquanto o torcedor aguarda maior proximidade dos jogos, alguns comerciantes já vislumbram ligeiro aquecimento nas vendas de produtos ligados à Copa do Mundo. A corrida por produtos ligados à Copa intensificou esta semana o comércio no centro da cidade e nos bairros. Bandeiras, ‘vuvuzelas’, camisetas e artigos para produzir barulho estavam entre os objetos mais vendidos. Uma livraria no CPA 2 (Morada da Serra), decorou a loja com as cores da bandeira brasileira e produtos da Copa. O comércio específico da Copa ainda não decolou.

Seleção que atuará em Cuiabá tem jogo sob suspeita de manipulação de resultado

A Nigéria, seleção que atuará em Cuiabá pela Copa do Mundo de 2014, está com um jogo sob suspeita de manipulação de resultado. Segundo o jornal "Daily Telegraph", a Agência Nacional Contra o Crime (NCA) teria alertado a Fifa sobre uma suposta combinação de resultados para beneficiar apostadores. O jogo em questão é o da Nigéria contra a Escócia que aconteceu na quarta-feira (28) e terminou com um empate de 2 a 2. O confronto serve de preparação para os nigerianos que logo devem desembarcar no país. A seleção africana enfrentará a estreante Bósnia pelo Mundial de 2014, na Arena Pantanal. Em entrevista ao canal ‘Sky Sports’ o técnico da Nigéria, Stephen Keshi, negou qualquer envolvimento em manipulação de apostas: "Nós não fazemos parte e não sabemos nada sobre isso. Estamos aqui para jogar". A Fifa foi avisada e deve investigar o caso.

Prefeitura promete trabalho permanente de paisagismo em Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá garantiu que serviços de paisagismo serão permanentes em Cuiabá após a Copa Do mundo de 2014. Atualmente praças, avenidas e rotatórias da capital mato-grossense já estão passando por melhorias no visual para o Mundial. O serviço é realizado é 14 praças da região central e já foi finalizado nas Praças Santos Dumont, Major Bueno, da República e Eurico Gaspar Dutra, conhecida como Praça Popular. As próximas revitalizadas serão as Praças Clóvis Cardoso e Ipiranga. “Cuiabá ganhará uma nova cara. Teremos espaços onde a população poderá aproveitar para o lazer, além de receber bem os turistas que chegarão para a Copa do Mundo“, disse o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa. O embelezamento também está melhorando o aspecto das principais avenidas e rotatórias da cidade. Plantas nativas, produzidas no Horto Florestal, estão revitalizando a Avenida Miguel Sutil, nas rotatórias da Ponte Nova, de acesso ao bairro Cidade Verde, do Centro de Eventos do Pantanal, além da rotatória de acesso à Ponte Sérgio Motta, na Avenida Beira Rio, e do Memorial João Paulo II (Sesi Papa), no bairro Morada do Ouro.

SEXTA-FEIRA (30 DE MAIO DE 2014)

Aplicativos para celular podem facilitar vida dos turistas da Copa em Cuiabá


Às vésperas da abertura da Copa do Mundo, alguns aplicativos para telefone celular e smartphones já passaram pelo teste da população e podem ser uma importante ferramenta para ‘salvar’ turistas que vierem a Cuiabá com a finalidade de assistir jogos do Mundial 2014. Ao menos três aplicativos prometem funcionalidade e se apresentam ‘aptos’ para facilitar a vida dos visitantes em uma época em que trafegar por Cuiabá e Várzea Grande não está sendo tarefa fácil. Um deles é o ‘Cuiabá Cultural’ desenvolvido para a Secretaria Municipal de Cultura do município, que se propõe a ser uma ‘mão na roda’ para o turista. Este aplicativo oferece informações culturais e turísticas da cidade, roteiros culturais, arquitetura, patrimônio, gastronomia, compras, lazer, aventura, vida noturna. O programa ainda oferece um guia de locais como hotéis, bares e restaurantes, museus, parques, shoppings, igrejas, hospitais, pontos de táxi, delegacias e consulados.

Trincheiras Jurumirim e Santa Rosa voltam à mira dos deputados

As obras das trincheiras Santa Rosa e Jurumirim voltam a entrar na mira dos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Os parlamentares agendaram para a próxima terça-feira (03), a partir das 9 horas, nova fiscalização às obras de mobilidade urbana. Acompanhados de engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA -, os deputados que compõem a Comissão de Infraestrutura Urbana e Transportes – CIUT, vão percorrer essas duas trincheiras, localizadas na MIguel Sutil. A visita é necessária para detectar a evolução e a qualidade das obras, segundo o presidente da CIUT, deputado Sebastião Rezende (PR). Há menos de 15 dias para a Copa do Mundo, a remoção de interferências ainda persiste. É o caso da Trincheira Santa Rosa que depende da adequação de adutoras para avançar. Essa é uma das principais rotas de acesso à Arena Pantanal, onde também está situado o hotel que vai hospedar membros da FIFA.

Polícia Civil orienta camelôs sobre a Lei Geral da Copa

Os comerciantes do Shopping Popular, de Cuiabá, receberam uma palestra orientativa da Delegacia Especializada do Consumidor (Decon), da Polícia Judiciária Civil, sobre a Lei Geral da Copa que estará em vigor até o fim de 2014. O evento aconteceu na última quinta-feira (29), no auditório do prédio da Diretoria Geral da Polícia Civil. A iniciativa para que estava palestra acontecesse partiu da Associação dos Camelôs do Shopping Popular. Atualmente são 400 comerciantes vinculados, gerando cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. O objetivo foi esclarecer aos vendedores a respeito da propaganda irregular durante a Copa e uso indevido de marcas e símbolos. A delegada de polícia, Ana Cristina Feldner, falou sobre a Lei que já está em vigor. Ela ainda tirou dúvidas e orientou os comerciantes sobre as novas regras que muitos desconhecem, podendo até estar cometendo crime sem ao menos perceber.

Empresário espera que eventos de negócios sustentem o turismo pós-Copa

“O número recorde de turistas que deve passar por Mato Grosso durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol abrirá caminho para o Estado promover o Turismo de Negócios no pós-Copa”. Esta é a expectativa do empresário Renato de Paiva Pereira, do Hotel Gran Odara. Isto poderá posicionar o Estado como um realizador de eventos que garantirá o funcionamento do setor e será também um importante incentivo ao turismo de lazer voltado ao conhecimento das belezas naturais da região. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, a condição de cidade-sede ampliou a capacidade de acomodação em Mato Grosso e melhorou a prestação de serviços destinados aos turistas. Em função dos jogos, houve uma qualificação de mão de obra especializada, além do aprimoramento da cultura voltada para o segmento. O Gran Odara que integrantes e convidados da Fifa irão se hospedar. Junto com torcedores, os membros da Federação irão garantir a ocupação dos 141 apartamento do hotel. “A Copa vai trazer os empresários de países empreendedores como Japão, Coreia, Chile, que conhecendo Mato Grosso poderão optar por um empreendimento no estado”, acredita Renato.

Cabo de fibra ótica é rompido, mas Secopa descarta 'apagão' na Arena Pantanal

Ao confirmar que um trator rompeu, na última quarta-feira (28) um cabo de fibra ótica que sustenta a Arena Pantanal, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) descartou que haverá problemas com a comunicação no estádio de Cuiabá durante o Mundial 2014. Segundo a Secopa, o rompimento do cabo ocorreu durante trabalhos realizados pela empresa Métrica Construções nas escavações para o alargamento da rotatória do Círculo Militar – entre as trincheiras Santa Isabel e Santa Rosa. A assessoria de imprensa da Secopa informou ao Olhar Copa que o reparo do cabo foi realizado no mesmo dia. “O cabeamento já foi consertado e não há qualquer risco de a Arena Pantanal ficar sem comunicação durante a Copa”, complementou a assessoria. A notícia foi destaque na coluna Radar Online, do jornalista Lauro Jardim, na Revista Veja desta sexta-feira.

Voluntários visitam pontos turísticos de Cuiabá para a Copa

A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) realizou em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e a Prefeitura de Cuiabá a primeira etapa do City Tour. Cerca de 90 voluntários conheceram alguns pontos que atenderão os turistas que virão à capital mato-grossense no Mundial. “Sempre gostei de lidar com o público e vi no voluntariado para a Copa uma maneira de colocar isso em prática. Vamos ajudar a receber o turista e poder falar a eles sobre os lugares incríveis que temos na cidade”, disse a professora Rosilda Fonseca, de 53 anos. Rosilda ainda acrescentou que todo o conteúdo aprendido nas salas de aula será repassado aos turistas que estiverem na cidade: “Aprendemos sobre a história do futebol, turismo, cultura, primeiros-socorros. Todos esses módulos vou levar pra escola e distribuir”, afirmou.

Leia mais sobre o Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet