Notícias / Geral

09/06/2014 - 09:30

Homenagem à Seleção Brasileira marcará Festival de Cururu e Siriri durante a Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Divulgação

Homenagem à Seleção Brasileira marcará Festival de Cururu e Siriri durante a Copa
Inserido nas festividades da Copa do Mundo, o Festival de Cururu e Siriri 2014, é aguardado como o maior acontecimento da categoria em todos os tempos no Estado. A 12° edição do evento, que este ano ocorre em junho, terá abertura junto com o Mundial, na Arena Cultural, às 22h, com uma novidade: Os participantes farão uma homenagem à Seleção Brasileira.

Leia mais:
Arena Cultural de Cuiabá já está sendo montada na Morada do Ouro
Fifa Fan Fest terá 14 shows nacionais e 32 dias de alegria em Cuiabá; veja programação


Para marcar o lançamento oficial do evento, na noite de sexta-feira (06), no Centro Cultural da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, houve muita alegria, fé e dança. A cerimônia de lançamento foi prestigiada por toda comunidade São Gonçalo, representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa. Após o encerramento foi servido comida típica cuiabana: Maria Isabel, feijão empamonado e farofa de banana.

A presidente da Federação Mato-groissense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri, Terezinha Quilombola afirmou que “estamos pedindo benção à nossa comunidade e para o rio Cuiabá para que possamos mostrar essa cultura que e feita de fé e muita tradição”. Ela reforça que “os visitantes terão a oportunidade de conhecer a nossa cultura e provar a nossa gastronomia. Nosso coração bate mais forte porque estamos conseguindo romper barreiras por meio das nossas tradições”. A Arena Cultural será um espaço com programação especialmente preparada para a sociedade cuiabana e também para os turistas, observa.

“Vocês são guerreiros da nossa cultura, a luta de todos os envolvidos nesse evento nos ensina o que é ter amor por uma tradição. Esse deve ser o maior Festival de todos os tempos, com lindas apresentações do que talvez seja a nossa maior cultura de raiz”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Alberto Machado, destacando o trabalho e empenho dos cururueiros e siririeiros em cultivar as tradições cuiabanas.

O evento envolverá centenas de cururueiros. A expectativa da organização é para a presença de três mil pessoas envolvidas diretamente nas apresentações no Festival de Cururu e Siriri, divididos em 13 grupos adultos, quatro especiais, cinco infantis e mais quatro grupos de Cururu. Os grupos são de Cuiabá, Barra do Bugres, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande. A expectativa de público, segundo o secretário municipal de Cultura, é de 8 a 10 mil pessoas.

O festival é resultado de uma soma de esforços.. Esta 12ª edição é resultado de uma parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri e Secretaria do Estado de Cultura.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Zé da Silva, em 09/06/2014 às 10:00
ISSO É MUITO BOM. A EXPRESSÃO DA CULTURA DE UM POVO É SEMPRE MOTIVO DE NOVIDADE E ADMIRAÇÃO PARA QUEM NÃO A CONHECE, E DE ALEGRIA PARA QUEM FAZ PARTE DELA. AINDA BEM QUE TEMOS ESSAS MARAVILHOSAS NUANCES EM NOSSO ESTADO, QUE FARÃO COM O QUE OS TURISTAS SE ENCANTEM E ESQUEÇAM AS OBRAS INACABADAS DA COPA.
Sitevip Internet