Notícias / Copa 2014

30/06/2014 - 15:44

"Hopp Schwiiz": suíços ensinam grito para que brasileiros apoiem a seleção

Globo Esporte

 Muitos brasileiros têm reclamado da falta de músicas de arquibancada para apoiar a seleção. Tamanha a repetição do famoso "Sou brasileiro com muito orgulho e muito amor" fez com que houvesse uma tentativa de popularizar outras canções nos estádios. Na Suíça, ocorre algo semelhante, porém, nada que incomode o povo do país.

É só prestar bastante atenção, que durante um jogo dos helvéticos é possível escutar com alguma frequência no estádio algo como "Hop Suíça". Na verdade, é o Hopp Schwiiz (em suíço-alemão) ou Hop Suisse (em francês). O som é bastante semelhante, portanto, não faz muita diferença de qual parte do país venha o torcedor para conseguir apoiar a sua seleção. Diferente do Brasil, a falta de outros gritos esbarra justamente na barreira linguística.

- A música mais famosa de torcida da Suíça é o "Hopp Schwiiz". Isso significa nada além de "Vamos, Suíça". É sempre muito complicado na Suíça porque temos quatro idiomas oficiais. Então, você precisa encontrar algo que todos possam pronunciar: italianos, franceses, alemães e romanches. E, acho que por isso, se tornou a música mais famosa - afirmou Alex Miesche, secretário geral da Associação Suíça de Futebol (ASF).

Como o próximo adversário da Suíça na Copa do Mundo é Argentina, maior rival do Brasil no futebol, há uma boa chance que a maioria dos torcedores no estádio torça pelos helvéticos na partida. O fato é visto com bons olhos pelos suíços, que esperam que os brasileiros possam aprender o grito e apoiar a seleção de seu país, mesmo que seja com um genérico "Hop Suíça".

- Vocês também podem esperar sinos de vaca fazendo "bling, bling, bling" dos torcedores suíços, além do canto "Hopp Schwiiz". Obviamente, convidamos todos os amigos brasileiros a participarem da nossa música "Hopp Schwiiz" e nos ajudarem em São Paulo. Será muito importante - disse Miesche.

A partida entre Suíça e Argentina, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, acontece nesta terça-feira, 01 de julho, às 13h (de Brasília) na Arena Corinthians, em São Paulo. O vencedor do confronto enfrentará Bélgica ou Estados Unidos nas quartas de final.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet