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25/03/2013 - 18:21

Infraero vê avanço e garante que obras estão dentro do cronograma

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior

Infraero vê avanço e garante que obras estão dentro do cronograma
As obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon estão rigorosamente dentro do cronograma e nenhum atraso foi observado após três meses de trabalhos no local. Foi o que garantiu, na tarde desta segunda-feira (25), a assessoria de imprensa da Infraero que, com essa projeção, descarta qualquer apontamento de atraso. No relatório publicado na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), chegou a apontar que das 24 obras da Copa, 21 estão atrasadas, mas não fez menção ao aeroporto. 

De acordo com a assessoria da Infraero, as obras do terminal, executadas pelo Consórcio Marechal Rondon em um contrato de R$ 77,2 milhões teve avanço e está caminhando para o fim da fase de fundação. Uma frente com 250 operários trabalha na terceira etapa do aeroporto. A equipe realiza obras complementares incluindo estação de tratamento de esgoto, sistema de cabeamento de luz e internet e ainda a casa de força.

Já foram concluídas duas etapas da obra, sendo o Módulo Operacional Provisório (MOP), entregue em 2011 e o prédio administrativo. A terceira etapa, a mais complexa do processo que envolve a reforma do setor de embarque, ampliação do terminal de passageiros e colocação de fingers, entre outros, teve início em dezembro do ano passado. A previsão de entrega é para 31 de dezembro deste ano. Por parte da Infraero, em nenhuma hipótese é admitida a extensão do prazo de conclusão das obras, segundo a direção da Infraero regional

As obras do aeroporto avançaram para as fases de terraplenagem e fundação nas últimas semanas. O panorama mudou muito em fevereiro com a formação de canteiros e levantamento de estacas. A demolição do prédio administrativo está prevista para maio, segundo a Infraero. O prédio administrativo do aeroporto funciona interligado ao MOP que será mantido para continuar operando durante o período de obras. O terminal de passageiros terá ampliação dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². Os trabalhadores operam em três turnos diários.

De uma forma direta, a demolição do setor administrativo marca o período de transformações mais impactantes no terminal aeroportuário, cuja expansão já dispõe de todas as áreas necessárias no entorno livres para receber obras. Estruturas conhecidas por integrarem grandes aeroportos no mundo, os fingers (pontes de embarque que ligam as aeronaves aos terminais de passageiros) já se encontram na área do Marechal Rondon e podem até começar a operar antes do prazo final de entrega das obras em sua totalidade. Ao todo, o terminal contará com quatro fingers.

Após a reforma, o aeroporto incrementará sua capacidade total de 2,5 milhões de passageiros ao ano para 5,7 milhões. A expectativa é de que, em 2014, a demanda anual na unidade seja de 3 milhões de passageiros. Atualmente, a demanda situa-se na casa dos 2,6 milhões.
por Dito Cujo, em 25/03/2013 às 22:49
ué,somente 4 fingers??? ker dizer então q se tiverem parados 6 aviões e tiver chovendo,os passageiros d 2 aviões vão ter q tomar chuva??? n deveria ter mais desses fingers?
por inxerido, em 25/03/2013 às 20:54
Curtiço,puxadinho de baiano!
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