Notícias / Geral

27/04/2013 - 08:55

Metade da população cuiabana não crê em conclusão das obras antes da Copa

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Metade da população cuiabana não crê em conclusão das obras antes da Copa
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Vetor em Cuiabá apontou que a quase a metade da população (48,8%) da capital não acredita na conclusão das obras da mobilidade urbana antes da Copa do Mundo. O mesmo levantamento, realizado em março, apontou ainda que embora a saúde seja um segmento muito preocupante, a infraestrutura (33%) é hoje o maior problema da cidade. Para 20% dos entrevistados, os principais legados da Copa serão a infraestrutura e empregos. Surpreendentemente, poucos (7%) acham que o VLT será o o maior benefício que o Mundial trará à capital.

Obras na trincheira Santa Rosa entram em nova fase e trânsito muda de novo; veja mapa



Em um tempo onde a cidade sofre muito com os transtornos por causa das obras do Mundial 2014, o setor de infraestrutura desbancou saúde e segurança no ranking de preocupações dos chefes de famílias cuiabanos, segundo o Instituto Vetor.

Na pesquisa voltada ao maior benefício que a Copa do Mundo trará a Cuiabá, o item melhorias na infraestrutura da cidade ficou na primeira posição com 19,6%. A seguir, ficou o ítem ‘mais emprego’ com 14,4%. Pela ordem, vieram modernização da estrutura e desenvolvimento da cidade’ com 10,8%; o VLT, com 7,8%; melhorias no trânsito com 5,8%.

Houve um equilibro entre ‘divulgação de Mato Grosso’, ‘crescimento econômico’ e ‘incentivo ao turismo’ com 4%. O ítem ‘qualificação da população cuiabana’ ficou em último lugar com 0,2% do total. Para 14,6% dos entrevistados, a Copa não trará benefício nenhum para Cuiabá.

Apesar do otimismo, existe forte desconfiança na conclusão das obras antes dos jogos do Mundial em Cuiabá (junho de 2014). Conforme o levantamento, 48,8% desacreditam no cumprimento do cronograma e acham que a Copa acontecerá com as obras em andamento. Por outro lado, 21,4% estão certos de que o Governo do Estado vai cumprir a promessa de terminar todas as obras antes do Mundial. Ainda há a fatia do ‘talvez’, com 28%.

A pesquisa abordou 500 chefes de família de Cuiabá entre os dias 22 e 28 de março com uma margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%. O levantamento, chamado de Projeto Nossa Casa, é realizado desde 1999 e somente nesta edição a infraestrutura assume a liderança do ranking de problemas da cidade. Em 2011, a saúde pública despontou como o setor mais preocupante na capital para 27,3% dos entrevistados. Nos anos anteriores, a segurança pública era citada como principal problema de Cuiabá.

A socióloga Mirim Braga, diretora da Vetor Pesquisas afirmou que “esse dado mostra o impacto da Copa do Mundo sobre o cotidiano das pessoas. Mesmo com um posicionamento otimista, já que 66,2% dos entrevistados afirmam que a situação geral de Cuiabá vai melhorar daqui para a frente, o cenário é de preocupação com as obras: 48,8% dos chefes de família cuiabanos não acreditam que as intervenções para melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbanas sejam concluídas até o evento”.



Outro apontamento da pesquisa revela que por outro lado, o povo hospitaleiro e o calor humano continuam na liderança do ranking que avalia o que de melhor há na cidade, com 26,8% de citações. Os entrevistados satisfeitos em morar na cidade somam 84,2% do total pesquisado.

por Josiane, em 28/04/2013 às 13:01
Vergonha alheia
por Ricardo, em 27/04/2013 às 12:04
Esse povo não sabe o que fala... 17% diz que não ajudará em nada... Poucos ali são engenheiros pra saber se estas obras serão concluídas a tempo .. Prefiro desconsiderar essa pesquisa
por josue nunes, em 27/04/2013 às 11:03
A administraçao publica nao tem mas nenhuma Credibilidade com a populaçao kkkk.
por tacaopau, em 27/04/2013 às 10:27
Se terminar após a Copa já está muito bom! São apenas 4 jogos que não tem tanta importância!
por Ananias Filho, em 27/04/2013 às 10:12
Qualquer um com mais de um neuronio vê que no atual andar ca carruagem estas obras estrão prontas em 2020 no mínimo. A cidade interiro está em esgoto a céu aberto, buraco p ara tudo quanto é canto, as obras feitas em menos de seis meses já estão precisando de reforma. Tem que ser muito otimista ou trouxa para achar que estas obras estarão porntas para essa malfadada copa 2014.
Sitevip Internet