Notícias / Copa 2014

13/08/2013 - 15:15

Ministro acende sinal amarelo para estádios da Copa; Cuiabá está na lista

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Edson Rodrigues/Secopa

Ministro acende sinal amarelo para estádios da Copa; Cuiabá está na lista
Preocupado. Assim está o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo com os estádios inacabados da Copa do Mundo de 2014. Rebelo acendeu o sinal amarelo e cobrou maior celeridade nas obras para que todas arenas estejam prontas até prazo final dado pela Fifa – Dezembro deste ano.

Veja mais:
Se não fosse a Copa, Cuiabá não teria obras de mobilidade urbana, afirma Maggi a ministro Aldo Rebelo
Obras de mobilidade urbana de Cuiabá são as mais avançadas do mundo, afirma ministro

“Se um estádio vinha sendo construído a uma taxa de 3% ao mês e isso é suficiente para que seja entregue no prazo. No entanto, se esse percentual precisa de acréscimo substancial, nos acende um sinal amarelo. A maior parte hoje precisa desse acréscimo. Já não conseguimos manter o ritmo anterior para cumprir o prazo. Temos essa preocupação, pois o prazo é dezembro - disse Aldo Rebelo durante audiência pública realizada nesta terça-feira, no Senado Federal, em Brasília.

Porém, o ministro acredita que todos os estádios ficarão prontos a tempo. Faltam cinco meses para o fim do prazo dado pela entidade máxima do futebol, Fifa. Os estádios que ainda estão em construção para o Mundial de 2014 são: Arena Pantanal, Arena Corinthians, Arena da Amazônia, Arena das Dunas, Arena da Baixada e Beira-Rio.

“É possível intensificar. Obras de engenharia como a construção dos estádios permitem a partir de um determinado nível o recebimento de um número maior de operários e engenheiros. Nas etapas iniciais não é possível. Quando se está fazendo a fundação, é apenas fundação. A fase de concreto é concreto. Mas depois dessas etapas concluídas você pode fazer coisas simultâneas e ter uma obra mais intensiva em equipamentos e trabalhadores. Nós temos condições de cumprir todos os prazos, mas é preciso destacar que vai exigir um ritmo maior das obras em relação ao executado até o presente momento”, afirmou o ministro.

Na questão específica de Cuiabá, Rebelo reafirma que confia na conclusão do projeto no prazo estipulado pela Fifa. Ele inclusive chegou a elogiar as obras de mobilidade urbana: "Sentimos este impacto das obras pela cidade, pois quando já descemos no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, já vemos as obras que afetam a cidade. Cuiabá é uma cidade formada pelas obras da Copa mas acima de tudo, obras que deixarão um legado para a população. A Copa passa, mas as obras ficam", declarou.

As arenas que continuam preocupando o Ministério do Esporte são: Arena da Amazônia e a Arena da Baixada, com 71% de conclusão cada. “Aumentar o ritmo, não gera aumento de custos porque, por exemplo, ao invés de pagar 10 trabalhadores durante dois meses, você paga 20 durante um mês”, explica.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Denis, em 14/08/2013 às 12:55
Cícero, se nao houvesse copa nao haveriam obras de mobilidade urbana! O valor do estádio esta sendo triplicado em obras para a cidade. Jamais teríamos esse investimento em tão pouco prazo. Pense nisso.
por Roberto, em 14/08/2013 às 12:46
Todos sabemos que esse estádio não estará pronto nem em junho/2014, quanto mais em dezembro deste ano. É só olhar para essa foto gente, falta muita, mas muita coisa mesma. Já li que já está em 80%. Só se for 80% de arquibancada...... e o resto em volta do estádio, tá parecendo área de preservação.. tá tudo revirado... e já vem período de chuvas de novo...
por jonas, em 14/08/2013 às 09:16
No Brasil, os votos dos eleitores desaparecem na urna eletrônica, fazem o que querem!kkkkkkkkkkkkkk
por Cicero, em 13/08/2013 às 18:27
As obras de mobilização urbanas, para Cuiaba serao de muitas utilidades e, a Arena Pantanal que utilidade terá??????????
por joaoderondonopolis, em 13/08/2013 às 18:07
Ainda se cogita copa do mundo em MT?
por Abedi, em 13/08/2013 às 17:16
A vagabundagem so aumente e o SR ministro precupado com copa do mundo!!!! Que pais é esse!!!!!!!!!!!!!!
por José Bonifácio, em 13/08/2013 às 16:52
Em Cuiabá não haverá jogos da copa. Espere e verás!
por ZÉ MADEIRA ( ouro branco), em 13/08/2013 às 15:58
MINISTRO> "TEM GENTE PREOCUPADO É COM 5 DE OUTUBRO 2014" kkkrsrsrsr COM SENADO não é com COPA não... O ESTÁ ESTÁ PEGANDO FOGO CHEGA A 13 HOMICIDIO FINAL DE SEMANA>... TÁ NEM AI COM SEGURANÇA PUBLICA>...kkkkkrsrsr QUE SÁ COM ARENA
Sitevip Internet