Notícias / VLT

26/12/2013 - 15:31

Novas composições do VLT saem nas próximas horas de Santos rumo a MT; não haverá desfile

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Primeira composição do VLT no desfile por ruas de Cuiabá

Primeira composição do VLT no desfile por ruas de Cuiabá

Até este final de semana, mais quatro composições do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), iniciam a viagem do Porto de Santos, onde estão acomodadas, até o Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, onde a primeira unidade já se encontra sobre os trilhos. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), os vagões fabricados em Zaragoza (Espanha), chegaram há mais de uma semana, mas ainda passam pelo processo do desembaraço aduaneiro que está sendo ultimado. Mais quatro trens estão embarcados no mar e devem chegar em janeiro ao porto de Santos.

Leia mais:
Após ‘desfile’ na capital, primeiro trem do VLT chega aos trilhos, em VG; população aprova
Novas peças dos trilhos do VLT começam a chegar no Centro de Manutenção

Uma vez liberadas, as quatro novas composições do VLT que estão em Santos, serão despachadas em três carretas rumo a capital mato-grossense, em uma jornada de três a quatro dias até sua chegada ao CM. Ao contrário do primeiro trem que chegou no último dia 8 de novembro, com um desfile por ruas de Cuiabá e Várzea Grande, as quatro unidades serão encaminhadas diretamente para Várzea Grande, sem passar pela zona urbana de Cuiabá e sem exposição ao público.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secopa, desta vez as carretas especiais trafegarão pela Avenida Imigrantes, seguindo pela avenida Júlio Campos, em Várzea Grande até o Zero Quilômetro, onde acessa os bairros aeroporto e Ipase. É provável que os vagões estejam cobertos com lona até sua chegada ao pátio do CM.

Trilhos – O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela implantação do novo modal na capital firma já ter trilhos preparados para receber as quatro novas composições. Mais de 500 metros estão instalados, o suficiente para acomodar com tranquilidade 10 trens completos (sete vagões cada).

Confira vídeo:


Na semana passada, mais dois itens importados do Veículo Leve sobre Trilhos - Aparelhos de Mudança de Via (AMVs) e dos trilhos "grooved" - começaram a ser descarregados em Várzea Grande. Eles irão compor a via permanente do modal. Os trabalhos seguem acelerados para que pelo menos uma parte da obra esteja pronta antes do Mundial de 2014.

As cargas estão sendo trazidos de São Paulo e também do Porto de Paranaguá (PR). O transporte é realizado em etapas. Fabricado na Polônia o trilho ‘grooved’ será instalado em todos os 22 km da via permanente do VLT. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande irá utilizar cerca de 90 quilômetros, incluindo uma quantidade reserva. O desembarque de todo o material deve ser concluído em até 55 dias.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por TOTÓ, em 27/12/2013 às 09:12
Para que serve o desfile se o VLT vai desfilar pelo resto da vida na mesma passarela!!!!!!!!!!!!!!!!
Sitevip Internet