Notícias / Arena Pantanal

11/05/2014 - 08:50

Operário morto por descarga elétrica na Arena estava em escada de ferro

Da Redação - Wesley Santiago

Foto: Arquivo Familiar

Operário morto por descarga elétrica na Arena estava em escada de ferro
 O operário Muhammad’Ali Maciel, de 32 anos, estava em uma escada de ferro de aproximadamente 1 metro, quando recebeu a descarga elétrica que o matou na manhã da última quinta-feira (08), na Arena Pantanal. Segundo funcionários da empresa, o trabalhador não tinha curso de eletricista.

Veja mais:
Após morte, Ministério do Trabalho interdita parte das obras na Arena Pantanal
Corpo de operário morto na Arena Pantanal é velado em Várzea Grande; fotos

O amigo e também funcionário da Etel, Wellingon Eduardo Barbosa, foi um dos primeiros a prestar os primeiros socorros a vítima: “Quando eu vi ele já estava no chão, logo já começamos a realizar o primeiro atendimento. Mas pelo que percebemos, ele já caiu praticamente morto”, contou ele ao Olhar Copa.

Muhammad trabalhava em uma escada de ferro, de aproximadamente um metro, quando recebeu a descarga que o vitimou. Segundo Wellington, o Samu demorou cerca de 20 minutos para chegar ao local. Foram várias tentativas de reanimação, sem sucesso: “Eles fizeram de tudo, ficaram 45 minutos tentando salvá-lo, aplicaram três adrenalinas, mas ele não resistiu”.

Wellington acredita que a causa principal da morte foi a elevada carga elétrica recebida pelo trabalhador: “Ele tem um corte na cabeça, que abriu com a queda, mas, acredito que o que vitimou ele foi o choque, ele já estava com a boca sangrando”, afirma.

Os funcionários da Etel, empresa que faz parte do Consórcio CLE – responsável pelas instalações elétricas da Arena Pantanal, disseram que o certo era ele não realizar o serviço: “ele poderia ter recusado, não era obrigação dele”. O trabalhador não possuía o NR 10, curso que capacita o profissional a trabalhar com instalações elétricas.

Esta é a nona morte em estádios da Copa do Mundo de 2014. Outros acidentes também ocorreram por todo o país. Um deles foi em São Paulo, na Arena Corinthians, quando um guindaste acabou tombando e matando dois operários. Para se ter uma idéia, no Mundial da Africa do Sul (2010), foram duas mortes. Por conta disto a obra acabou sofrendo grande atraso e é uma das que mais preocupam a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL).

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Carlos Nunes, em 12/05/2014 às 11:09
Pode deixar que, nos 4 jogos da Copa 2014 - o circo passageiro mais caro do mundo, o SAMU vai ficar até de prontidão. Por que? Bem se acontecer alguma coisa grave com UM TURISTA, a imprensa internacional METE O PAU, e a FIFA vai reclamar prá burro. Enquanto for só trabalhador morrendo, ninguém vai ligar muito. Até Pelé disse numa entrevista: que é normal morrer trabalhador durante a construção das Arenas. Ele está certo assim como é normal milhares de pessoas ficarem jogadas nos corredores dos prontos-socorros, às vezes esperando o médico, às vezes esperando a vaga num leito ou numa UTI. Faz tempo que houve uma inversão de valores no Brasil, aonde o que não era normal, virou normal, e o normal virou anormal.
por ENGENHEIRO, em 11/05/2014 às 09:47
QUANDO FALAMOS EM AUSENCIA DE PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA EM TAREFAS DE QUE ENVOLVEM RISCOS DE MORTE , INFELIZMENTE A GRANDE MAIORIA DAS EMPRESAS AINDA NAO SE CONSCIENTIZARAM DA NECESSIDADE DE CAPACITAÇÃO E DE SEUS PROFISSIONAIS. A NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE É O MINIMO QUE O PROFISSIONAL QUE DESEMPENHA FUNÇÕES VOLTADAS A ELETRICIDADE , TEM QUE POSSUIR. UM PROFISSIONAL , NÃO PODE IR A CAMPO SEM ESTAR COM ESSE CERTIFICADO EM DIA. ALIADO A ISSO , EMPRESA DESSE PORTE TEM QUE ESTAR EM DIAS COM SUA GESTÃO DE SEGURANÇA POR MEIO DE UM ENGENHEIRO DE SEGURANÇA NO LOCAL. NESSE CASO FALTOU TUDO. A EMPRESA NAO COBROU E NEM FORNECEU CURSO E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA A ESSE PROFISSIONAL. O ENGENHEIRO DE SEGURANÇA SE É QUE A EMPRESA TEM UM ATUANTE , QUE PELO VISTO SE TIVER É ENGENHEIRO DE ESCRITÓRIO, FOI OMISSO. A SECOPA FOI OMISSA EM NÃO COBRAR DE SEU TERCEIRIZADO ESSES PRÉ- REQUISITOS. SENHORES , AS EMPRESAS INFELIZMENTE NÃO INVESTEM NESSA PARTE DE CAPACITAÇÃO E SEGURANÇA , PELO SIMPLES FATO DE ECONOMIA. COM UM FATO DESSE QUE PODERIA INTEIRAMENTE SER EVITADO, VERÃO QUE ESSA TAL ECONOMIA FOI BESTA. VAI ACONTECER QUE HOJE , A FAMILIA VAI ENTRAR NA JUSTIÇA , COM TODOS OS DIREITOS, A EMPRESA VAI SER RESPONSABILIZADA E UMA GORDA INDENIZAÇÃO VAI SER IMPOSTA , COM TODA RAZÃO. MAS NADA JUSTIFICA A MORTE DE UMA PESSOA. NÃO ADIANTA ALGUEM VIR QUERER CITAR ALGUMA IRRESPONSABILIDADE DO MORTO , ESQUECEM , TOTAL RESPONSABILIDADE É DA EMPRESA E SECOPA. UM FUNCIONARIO QUE TRABALHA PAUTADO POR NORMAS E PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇAS , E NÃO AS CUMPRE , A EMPRESA DEMITE POR JUSTA CAUSA , POIS UM TOMATE PODRE NÃO PODE ESTRAGAR UM TODO. MAS NÃO O QUE OCORREU NESSE CASO. ESCADA DE FERRO , INTEIRAMENTE PROIBIDA, O FUNCIONÁRIO SEM EPI - EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA , OU SEJA , NÃO SE TINHA PELO VISTO NENHUMA POLITICA DE SEGURANÇA. NÃO VENHAM DIZER QUE TINHAM POIS SE TIVESSE ISSO NÃO TINHA ACONTECIDO. CLARO QUE HÁ CASOS E HÁ CASOS, MAS ESSE TIPO DE MORTE COM CERTEZA PODIA SER EVITADA. E UM FATO TÉCNICO PRIMORDIAL, QUE NEM EM CASA APERTANDO UMA TOMADA , A GENTE TRABALHA COM UMA REDE ENERGIZADA. PODIAM RESPEITAR A NR-10. FATO LAMENTAVEL , ONDE TEMOS CLARAMENTE OS CULPADOS. RESTA SABER SE A JUSTIÇA QUE PUNE SEVERAMENTE ALGUNS LADRÕES DE GALINHAS , VAI TER CORAGEM DE IMPOR AS RESPONSABILIDADES A QUEM É DE DIREITO. MEUS PÊSAMES PARA A FAMILIA.
Sitevip Internet