Notícias / Geral

25/08/2013 - 12:07

Paralisação das obras na trincheira Jurumirim marcou a semana da Copa em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Max Aguiar - OD

Paralisação das obras na trincheira Jurumirim marcou a semana da Copa em Cuiabá
Na semana em que Cuiabá viu o afastamento do fantasma da exclusão da sede da Copa do Pantanal graças ao início das vendas de ingressos para jogos do Mundial, o Governo do Estado teve que enfrentar fatos indigestos. Logo no início da semana, trabalhadores da trincheira Jurumirimn/Trabalhadores cruzaram os braços paralisando uma das obras mais atrasadas de Cuiabá para a Copa. O movimento encabeçado por 30 grevistas só teve fim na tarde de sexta-feira (23) com um acordo. Outros fatos importantes foram a inclusão do VLT de Cuiabá nas investigações do CADE (Conselho de Administração e Defesa Econômica) contra a espanhola CAF sob a suspeita de formação de cartel; a inauguração do viaduto do Despraiado é adiada mais uma vez; Cuiabá é contemplada com recursos do PAC Cidades Históricas; lançamento do programa de voluntários para a Copa será feito em Cuiabá, em setembro. No canteiro de obras da Arena Pantanal, enfim começa a preparação para o plantio da grama. Confira abaixo os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (19 DE AGOSTO DE 2013)

Arena Pantanal não terá mais jogo da seleção brasileira na inauguração


A Arena Pantanal, palco de Cuiabá para os jogos da Copa do Mundo de 2014, não terá mais inauguração com jogo da seleção brasileira como anunciou o Governo do Estado. Foi o que definiu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que não incluiu a capital mato-grossense no roteiro dos últimos amistosos da equipe dirigida por Felipão antes da Copa do Mundo de 2014. A inauguração do estádio cuiabano está prevista para dezembro, último mês do prazo dado pela Fifa e COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo). A expectativa era de que Cuiabá fosse inserida em um dos sete últimos amistosos da seleção antes do Mundial e isso não ocorreu. Na semana passada, a CBF definiu calendário com datas dos jogos e praticamente todos os adversários do time. Em setembro, a equipe canarinho volta a se apresentar no estádio Mané Garrincha, em Brasília, contra a seleção da Austrália, em jogo previsto para o feriado da Independência (07).

Operários da trincheira Jurumirim cruzam os braços

Alegando não terem sido reembolsados pelas viagens e outras despesas, os trabalhadores da trincheira Jurumirim/Trabalhadores, a ‘trincheirona’, decidiram cruzar os braços. Cerca de 150 operários da obra, sob responsabilidade do consórcio Sobelttar-Secopa realizaram um manifesto na manhã desta segunda-feira (19) em frente à obra, garantindo que não retornarão aos trabalhos enquanto não forem ressarcidos. A obra da trincheira Jurumirim está com mais de 200 dias de atraso e foi apontada como uma das mais preocupantes no relatório publicado este mês pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Os operários reivindicam reembolso de valores gastos com viagens que teria sido prometido pelo Governo do Estado. Um outro grupo, de operadores de máquinas, afirma que está há 60 dias sem receber o salário normal.

Inauguração do viaduto do Despraiado é adiada novamente

O secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, anunciou que a inauguração do viaduto do Despraiado está adiada mais uma vez. A obra, planejada para ser entregue em março deste ano, deve ser entregue no dia 10 de setembro, com seis meses de atraso, comparando com o primeiro prazo de entrega. A Secopa havia planejado a entrega da obra com grande cerimônia no dia 29 deste mês. O atraso seria devido às obras do entorno do viaduto, que ainda estão em fase de implantação. De acordo com Maurício, uma data exata de inauguração deverá ser decidida na tarde desta segunda-feira (19), em uma reunião interna da Secopa. Ele ainda tratará da inauguração do viaduto da Sefaz que foi prevista para o dia 10 de setembro e que também pode ter a data ajustada.

VLT de Cuiabá está na mira do Cade em investigação de cartel de empresas de trens e metrôs

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) estendeu a investigação de uma suposta formação de cartel de trens e metrôs e apreendeu documentos relacionados ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá, na sede da CAF, uma das empresas integrantes do consórcio que toca a obra em Mato Grosso. Além de Cuiabá, também teriam sido apreendidos documentos das obras de Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, a informação foi divulgada em uma reportagem da Folha de São Paulo, publicada na madrugada de domingo (18). O material foi obtido nas operações de busca e apreensão realizadas em julho em dez empresas acusadas pela multinacional alemã Siemens de participação num esquema criado para fraudar concorrências. Uma das empresas é a CAF, que está construindo os vagões para o VLT de Cuiabá e Várzea Grande, em sua fábrica em Zaragoza na Espanha.

Em 50 dias, primeiro trem do VLT já estará em Várzea Grande, anuncia Guimarães

O secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães reuniu a imprensa na tarde desta segunda-feira (19) para uma espécie de ‘prestação de contas’ de sua viagem à Espanha na última semana, quando visitou as fábricas des trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), vistoriou in loco o processo de montagem dos vagões e ainda procedeu o despacho para o embarque das 12 primeiras composições. Guimarães informou que esteve em visita às fábricas do VLT nas cidades espanholas de Beasain, Irún e Zaragoza, que dividem a fabricação dos trucks e vagões e a montagem das composições. De acordo com o secretário, que foi autorizado a fazer a pilotagem de um trem do VLT, os veículos testados em Zaragoza são de última geração. “Cuiabá e Várzea Grande terão, genuinamente, o primeiro VLT da América Latina, fabricado no padrão dos mais modernos do mundo”, afirmou.

TERÇA-FEIRA (20 DE AGOSTO DE 2013)

A Copa é nossa! Início da venda de ingressos afasta o fantasma da exclusão


Aqueles que ainda tinham um temor de que Cuiabá pudesse ser excluída da Copa do Mundo podem respirar aliviados. O início da venda dos ingressos nesta terça-feira (20), afasta definitivamente, por uma norma da própria Fifa, a possibilidade de corte de alguma sede. Assim, o torcedor cuiabano pode comprar despreocupado seu ingresso para assistir a jogos da Copa do Mundo em junho de 2014, na Arena Pantanal. Com a liberação da venda de ingressos às 7 horas (horário de Brasília), as 12 sedes da Copa de 2014, incluindo Cuiabá, estão garantidas. Pelo regulamento interno da Fifa, a data do início da venda dos tíquetes sempre foi o prazo dado para qualquer mudança no cronograma da Copa. Assim, a entidade máxima do futebol mundial não tem mais como mudar a tabela do torneio, sob a pena de enfrentar problemas jurídicos e encarar milhares de ações por contravenção ao código do consumidor.

Começam as obras da trincheira Luis Felipe na avenida do CPA

Embora muitas inaugurações já estejam agendadas, a população cuiabana ainda terá que conviver com os transtornos provocados pelas obras da Copa do Mundo por um bom tempo. O início das obras da trincheira Luis Felipe, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (avenida do CPA) provocaram a interdição de uma das faixas da via, no sentido centro-bairro, do lado direito. De responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, a trincheira é a penúltima obra de arte da Copa do Mundo em Cuiabá a ter início. Considerada uma intervenção de grande porte, a trincheira é necessária para a implantação da via permanente do VLT na avenida do CPA. Na semana passada, as máquinas iniciaram as escavações nas proximidades do Supermercados Comper. A trincheira terá mais de 300 metros e deve ficar pronta somente no primeiro trimestre de 2014.

Cuiabá receberá recursos do PAC Cidades Históricas

Sede da Copa do Mundo de 2014, Cuiabá foi uma das selecionadas entre outros 44 municípios e será beneficiada com cerca de R$ 10 milhões do PAC Cidades Históricas para revitalizar o Centro Histórico da Capital. O PAC Cidades Históricas vai garantir a restauração de inúmeros imóveis tombados. Serão reformados oito casarões antigos, a Igreja Nossa Senhora dos Passos e as praças da Mandioca, Caetano de Albuquerque, do Rasqueado (na Rua de Baixo) e Alencastro. Os recursos que permitirão reformas antes da Copa do Mundo, contemplam outras ações. Também serão feitos o alargamento de calçadas de várias ruas, como Voluntários da Pátria, Pedro Celestino, Ricardo Franco e Cândido Mariano, e a revitalização da Escadaria do Beco, garantindo o acesso inclusive a portadores de necessidades especiais.

Mauro Mendes apresenta projeto de revitalização da orla do Porto

A Prefeitura voltou a discutir a revitalização da orla do Rio Cuiabá, um projeto visando o turismo durante a Copa do Mundo de 2014. O prefeito Mauro Mendes se reuniu nesta segunda-feira (19) com empresários do setor de bares e restaurantes para apresentar o projeto Porto Cuiabá, que prevê a requalificação da região do Porto ao longo da orla do Rio Cuiabá, no trecho entre a ponte Julio Muller e a Ponte Nova. O projeto, que está em fase de licenciamento ambiental, contempla a instalação de bares e restaurantes, além de espaços para a prática de esporte e lazer. Segundo Mauro Mendes, os espaços destinados aos estabelecimentos comerciais serão concessionados à iniciativa privada. Para isso, será feita seleção dos interessados.

Secopa afirma que VLT de Cuiabá está fora de cartel, mas prefere aguardar fim de investigações

O Veículo Leve sobre Trilhos de Cuiabá e Várzea Grande não está no rol da cartelização das companhias operadoras de metrôs e trens urbanos. A garantia partiu do secretário extraordinário da Copa do Pantanal Fifa 2014 (Secopa), Maurício Guimarães, ao explicar, durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (19/08), no Salão Clóves Vettorato do Palácio Paiaugás, que, em tese, o VLT não está incluso nesse formato de cartel. No entanto, antes de fazer “juízo de valor”, Mauricio Guimarães disse que o governo de Mato Grosso prefere aguardar o resultado final das investigações da Polícia Federal, com fechamento do inquérito, e posterior manifestação do Ministério Público Federal.

Para melhorar o trânsito, avenidas de Cuiabá terão conversão à esquerda proibida

Não é novidade para a população cuiabana que o trânsito está caótico por conta das obras de mobilidade urbana que estão sendo desenvolvidas para a Copa do Mundo de 2014. Para tentar diminuir os prejuízos a prefeitura tem tomado várias medidas. Uma delas é a proibição de conversão à esquerda em algumas avenidas da capital. No cruzamento da avenida General Mello com a Miguel Sutil o sistema já funciona desde semana passada. Outro ponto em que não é mais possível virar a esquerda, é o cruzamento da avenida General Melo com a avenida Tancredo Neves. No local a medida está valendo desde segunda-feira (19). A avenida Carmindo de Campos também sofrerá a intervenção no cruzamento com a Rua Jaques Brunini, porém, ainda não há data. os motoristas de Cuiabá têm o costume de virar à esquerda, quando o mais viável é a conversão à direita, segundo especialistas em trânsito, a explicação foi do secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.

Torcedores de Cuiabá já começam a comprar ingressos que podem ser definidos pela sorte

Os torcedores de Cuiabá também já entraram na corrida para garantir ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014. A venda das entradas para a partida começou nesta terça-feira (20) pela manhã no site da Fifa. Junto com o início da comercialização dos tickets veio o alivio, pois agora a chance de Cuiabá ser excluída do mundial, como cogitava-se, é praticamente nula. Se pedidos forem maiores que a quantidade de ingressos disponíveis, torcedores terão de contar com a sorte. Não demorou para que nas primeiras horas depois da liberação da Fifa para a compra dos ingressos, os torcedores lotassem o site da entidade máxima do futebol mundial e travassem o sistema. Segundo a Fifa, em sete horas foram solicitados mais de um milhão de tickets por 163 mil torcedores. Os cinco países que mais solicitaram as entradas foram: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile e Inglaterra. Para o jogo de abertura foram solicitados 168 mil ingressos e para a final foram mais de 165 mil.

QUARTA-FEIRA (21 DE AGOSTO DE 2013)

Secopa corre contra o tempo para resolver impasse na trincheira Jurumirim


Faltando 295 dias para a abertura da Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) tem mais um abacaxi para descascar. A greve no canteiro de obras da trincheira Jurumirim, a 'trincheirona' da Miguel Sutil está comprometendo o cronograma do Mundial e se transformou na dor de cabeça do secretário da Secopa, Maurício Guimarães, desde que retornou da Espanha, onde foi assinar a ordem de despacho dos primeiros 12 trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na semana passada. Na última segunda-feira, os 150 operários da trincheira cruzaram os braços. Enquanto um grupo alegava não ter recebido o reembolso para passagens, outro grupo, de operadores de máquinas que não recebia salários há dois meses se juntou ao movimento. A paralisação ocorreu porque a construtora responsável pela obra, a Sobelttar-Secopa não vem recebendo os repasses do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). No mês passado, deveriam ser repassados R$ 52 milhões para obras em Cuiabá, o que não ocorreu.

Operários pressionam para serem demitidos

O galpão onde abriga os operários da trincheira Jurumirim-Miguel Sutil virou um cemitério com cruzes e caixões simbólicos que foram colocados pelos operários em forma de protesto contra a empresa Sobelltar, Governo do Estado e Secopa. Os trabalhadores querem marcar uma reunião para que todos possam ser liberados.“Agora somos nós que queremos ir embora. Nada que eles prometeram foi cumprido aqui, então queremos voltar para nossa casa”, gritavam em uma só voz. Desta vez, os homens saíram de seus alojamentos e seguiram até o escritório da empresa, que fica na região do bairro Alvorada. Lá um representante do sindicato dos trabalhadores da construção civil e um dos administradores da empresa receberam os operários e marcaram para esta semana uma reunião de conciliação.

Justiça pode transferir recursos da Copa para a saúde pública

Recursos que são destinados a obras e ações da Copa do Mundo em Cuiabá, podem ser realocados para a saúde. Verbas suplementares da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) terão que ser utilizadas para custear despesas com exames e procedimentos cirúrgicos na área oftalmológica aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), caso o município de Cuiabá e o Estado de Mato Grosso não providenciem, no prazo de 60 dias, a suplementação do orçamento na área da saúde para credenciamento e habilitação do Hospital Universitário Júlio Muller. Foi a determinação em sentença proferida no julgamento de ação civil pública proposta pelo Núcleo de Defesa da Cidadania da Capital. O prazo para a realização de todas as cirurgias e exames dos pacientes que estão aguardando atendimento é de 12 meses, segundo o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes. Outra alternativa apresentada na sentença para o custeio das despesas será o remanejamento de verbas orçamentárias não essenciais como publicidade, cerimonial, entre outras.

QUINTA-FEIRA (22 DE AGOSTO DE 2013)

Ladrões atacam caminhão com painel de LED na rotatória do Zero Km


A ousadia de ladrões, em Várzea Grande, não tem limites. Na madrugada desta quarta-feira, um grupo que ainda não foi identificado pela polícia, desafiou a segurança nos canteiros das obras da Copa do Mundo e furtou equipamentos do caminhão equipado com o painel de LED gigante que a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) utiliza para orientar motoristas sobre as rotas de desvio. O caminhão ficaria posicionado nas proximidades da rotatória em construção do Zero Quilômetro (obra do VLT), nas imediações do aeroporto Marechal Rondon. Na calada da noite, os ladrões retiraram vários equipamentos do caminhão, como CPU, cabos, baterias e boa parte do material necessário para ativar a iluminação do painel. Com essa perda, a empresa de comunicação visual Penalux, que presta serviços à Secopa, ficou impossibilitada de fornecer o serviço do telão nesta quarta-feira. Os proprietários do equipamento correm contra o tempo para fazer a reposição dos aparelhos e ligar o painel, considerado ‘de grande importância na orientação dos condutores’.

Programa de voluntários para a Copa do Mundo será lançado em Cuiabá

Cuiabá foi a cidade-sede escolhida para o lançamento do processo de seleção de voluntários para a Copa do Mundo 2014. O programa será aberto no dia 9 de setembro em evento realizado na capital mato-grossense. Anúncio foi feito nesta quinta-feira (22) por Ronaldo. O ex-jogador e Membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL), pediu às pessoas que falem outras línguas para também participar do processo. “O programa de voluntários foi um sucesso na Copa das Confederações. Agora precisamos de voluntários que falem outros idiomas. Na Copa das Confederações, 97% dos torcedores eram brasileiros. Mas na Copa do Mundo já temos muitas solicitações feitas por estrangeiros. Sou voluntário desde que ingressei como membro de conselho do COL e tenho muito orgulho disso”, disse Ronaldo, em entrevista no Rio de Janeiro.

SEXTA-FEIRA (23 DE AGOSTO DE 2013)

Copa vira preocupação para entidades que trabalham com crianças e adolescentes


A realização de jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá trouxe forte preocupação para gestores que atuam com crianças e adolescentes no Estado. Foi o que externou, na tribuna livre de ontem (22), sessão plenária da Câmara Municipal de Cuiabá, a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, Suely Levina da Silva. Ela lembrou dos incidentes que ocorreram na África do Sul e pontuou a vulnerabilidade que este certame mundial pode expor a crianças e adolescentes na capital mato-grossense. Segundo a diretora do conselho, Cuiabá ainda não se encontra devidamente preparada para garantir proteção às suas crianças, afirmou, e isso pode facilitar a ocorrência de crimes hediondos diversos. Também fez exposição semelhante na tribuna, a coordenadora-geral dos Conselhos Tutelares de Cuiabá, Flávia Cristina. Elas solicitam das autoridades um maior empenho para que o município cuiabano não registre fatos que a África (que foi sede da Copa) lamenta até hoje. "Lá, muitas crianças desapareceram durante a Copa, somando-se uma série de atrocidades de ordem sexual cometidas contra incontáveis inocentes".

Grevistas fazem barreiras e impedem entrada de operários na trincheira Jurumirim

Já se preparando para primeiras inaugurações, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) ainda está enfrentando indigestão no canteiro de obras da trincheira Jurumirim, onde um paralisação ameaça o cronograma de entrega. Um grupo com menos de 30 operários que encabeça o protesto decidiu manter o movimento e até impedir a entrada de trabalhadores na obra, mesmo após o repasse de recursos feito pelo Governo do Estado para o pagamento de salários. Assim, mais de 150 operários continuam sem trabalhar e a paralisação chega hoje, sexta-feira (23) ao seu quinto dia. Após o pagamento de salários e benefícios através de um aporte de R$ 10 milhões do Governo, 130 trabalhadores tentaram retornar ao canteiro de obras, mas estão sendo impedidos por força de uma espécie de barreira feita por uma minoria, segundo os representantes do consórcio Sobelttar-Secopa, responsável pela construção da trincheira.

Moradores do Porto conhecem projeto de revitalização da orla do Rio Cuiabá

Agora foi a vez dos moradores do Porto, um dos bairros mais antigos de Cuiabá, conhecerem os projeto de revitalização da orla do Rio Cuiabá. O “Projeto Porto Cuiabá”, que visa o turismo na Copa do Mundo de 2014, pretende reestruturar social, cultural e economicamente todo o entorno do rio que leva o nome da cidade. O projeto idealizado pelo prefeito Mauro Mendes (PSB), foi apresentado pelo secretário de Governo da Capital, Fábio Garcia, a mais de 200 moradores na noite desta quinta-feira (22). O projeto vai abranger 1.350 metros com equipamentos que incentivarão a prática de esportes, eventos culturais e comércio. Serão investidos R$ 30 milhões no empreendimento, que já conta com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de Mato Grosso e empresários do setor privado. O senador Pedro Taques, também já garantiu uma emenda parlamentar de R$ 2,5 milhões.

“Cuiabá ainda é um canteiro de obras”, diz reportagem da ESPN

“Cuiabá ainda é um canteiro de obras”. Esta é a frase que abre a reportagem da ESPN divulgada nesta terça-feira (20), sobre a capital mato-grossense, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Na reportagem de Mendel Bydlowski, são apresentados o andamento das obras, uma entrevista com o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães e também denúncias do Ministério Público do Trabalho (MPT). O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não foi esquecido pela reportagem. Apontado como coqueluche do plano de mobilização urbana, o projeto ainda não tem os trens e nem trilhos. O destaque também é dado ao secretário Maurício Guimarães, que admite atrasos: “Nós estamos com prazo muito apertado, parte destas obras realmente estão atrasadas. No conjunto hoje nós temos entorno de 60% a 65% delas concluídas”, afirma.

Começam os preparativos para o plantio da grama na Arena Pantanal

Já na reta final, as obras da Arena Pantanal terão mais um avanço importante nas próximas semanas. Teve início esta semana a preparação da área do campo de futebol para o plantio da grama. Essa é uma das etapas mais importantes da Arena Pantanal. O avanço foi possível após a transferência dos dois guindastes que realizavam a montagem dos pórticos da cobertura. A empresa World Sport, com know-how em plantio dos gramados em estádios como o do Pacaembu, Morumbi, Beira Rio, Arena Grêmio e Engenhão, iniciou a movimentação da terra no espaço destinado ao campo de futebol. Respeitando as características climáticas do Centro–Oeste brasileiro, a Fifa escolheu para Arena Pantanal o plantio da espécie de grama chamada Bermuda, que suporta altas temperaturas. A preparação do campo de futebol envolve terraplanagem, colocação de brita e pedrisco, instalação dos tubos de irrigação, colocação do colchão de areia, do top soil (adubo) e o plantio da grama. Todas essas etapas referentes ao plantio do gramado serão concluídas até o final de outubro. A grama será a do tipo bermuda da espécie 'tifway'.

Trabalhadores da Trincheira Jurumirim/Trabalhadores encerram greve

Os trabalhadores da Trincheira Jurumirim em Cuiabá, anunciaram o fim da greve nesta sexta-feira (23). Há 15 dias os funcionários cruzaram os braços e decidiram paralisar os trabalhos. Nesta manhã reunião foi feita com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Mato Grosso mediou a reunião que aconteceu no canteiro de obras. Um prazo de 10 dias foi estabelecido para que seja concedido o direito de viajar até o Nordeste, região de origem da maioria dos trabalhadores, a cada 60 dias. Os 30 minutos gastos com transporte até o local de trabalho também será pago.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet