Notícias / Geral

10/08/2013 - 11:40

Publicação do 6º Relatório do TCE foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Publicação do 6º Relatório do TCE foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá
A publicação do sexto relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), apontando a situação das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e Várzea Grande, foi o principal fato da semana da Copa. De acordo com o relatório, algumas obras, como a Arena Pantanal e viadutos tiveram avanço, mas ainda há um atraso preocupante, especialmente com as obras do aeroporto e VLT. A semana começou com a largada da construção de mais uma trincheira do VLT em Cuiabá – trincheira Luis Felipe, na avenida do CPA – e o lançamento das vigas no viaduto da MT-040. Ainda na Fernando Corrêa da Costa, teve início o trabalho de imprimação da pista do viaduto da UFMT. Outros fatos marcantes foram a previsão da vinda de 122 mil turistas a Cuiabá durante o Mundial; definição da data para inauguração do viaduto da Sefaz; instalação das paredes de vidro nos camarotes da Arena Pantanal; punição em multa e 49 obrigações para a Ster Engenharia, empresa que foi afastada das obras da Copa em Mato Grosso e ainda a constatação de que a empresa espanhola CAF, que fabrica os trens do VLT cuiabano, está sendo investigada por formação de cartel. Confira resumo dos fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (05 DE JULHO DE 2013)

Construtora dá início ao lançamento de vigas no viaduto ferroviário da MT-040


Finalmente o viaduto da MT-040, uma das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para a Copa do Mundo no Coxipó, começou a tomar sua forma definitiva. Na manhã deste sábado (03), o consórcio construtor da obra iniciou o lançamento das vigas do elevado. O procedimento que deve ser concluído nas próximas horas não está gerando impacto aos moradores do Coxipo, já que as ações de içamento das vigas ocorrem dentro do canteiro localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa em trecho que foi fechado totalmente para as obras. Já com mais de 60% da obra concluída, o viaduto da MT-040 está Localizado no entroncamento da avenida Fernando Corrêa da Costa com a rodovia Palmiro Paes a aproximadamente 300 metros da primeira estação do Veículo Leve sobre Trilhos na avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido Coxipó-Centro. Atualmente, mais de 70 operários trabalham nesta obra, iniciada em fevereiro. A previsão de entrega é para este ano.

TCE publica 6º relatório e aponta ‘travamento’ nas obras do VLT

Sem entrevista coletiva e sem a apresentação formal que marcou as quatro primeiras edições, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) divulgou, nesta segunda-feira (5 de agosto), o sexto Relatório Técnico Extraordinário sobre o andamento das obras referentes à realização da Copa do Mundo de Futebol em Cuiabá. De acordo com o relatório, as obras do VLT não evoluíram e despontam como a principal preocupação. O TCE voltou a alertar sobre atrasos e pediu informações de providências ao Governo do Estado. A assessoria de imprensa do TCE argumentou que o conselheiro relator das contas da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – Fifa 2014 (Secopa) Antonio Joaquim participa de eventos da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil), no qual é presidente, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Por esse motivo, o relatório segue por meio no Portal do TCE-MT.

Arena Pantanal ultrapassa 80% da conclusão e deve ficar pronta em outubro, diz TCE


Principal exigência da Matriz de Responsabilidade de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal não deverá ser problema para a capital mato-grossense em sua preparação para sediar jogos do Mundial. De acordo com o relatório técnico publicado na manhã desta segunda-feira, a obra do estádio chegou a 80,26% da conclusão conforme os levantamentos feitos até o dia 30 de junho. O mesmo relatório aponta uma projeção de 86,10% para as medições de julho. Conforme os números divulgados pelo TCE, se esse ritmo de pelo menos 6 pontos percentuais por mês na execução da obra for mantido, ‘o contrato será concluído até outubro deste ano’, garantindo o cumprimento da promessa de entrega no prazo anunciado. A Fifa deu prazo de até o mês de dezembro para as cidades-sede da Copa 2014 terminarem seus estádios.

Começa construção de mais uma trincheira do VLT em Cuiabá

Mais uma obra de arte para a Copa do Mundo teve início em Cuiabá. O Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande iniciou a construção da trincheira Luiz Felipe, obra necessária para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. A obra já está em construção na avenida do CPA, próximo ao viaduto da Sefaz. As equipes de engenharia deram início às atividades há três semanas, com a locação topográfica e remoção de interferências (redes de fibra ótica e água) e execução de travessias na região. Visando o início das obras civis, a partir da fundação da trincheira, nesta segunda-feira (05.08) teve início uma leve intervenção no trânsito (no sentido Centro-CPA), com a interdição de uma faixa de rolamento junto à calçada, para o cravamento das estacas (fundação). A faixa foi bloqueada num trecho de aproximadamente um quilômetro, entre as proximidades da avenida Senegal (que dá acesso ao bairro Terra Nova) e a rotatória perto do supermercado Comper.

Em reunião, projeto de revitalização da orla do Rio Cuiabá é discutido pela prefeitura

Uma reunião do prefeito Mauro Mendes (PSB) com promotores de Justiça do Ministério Público Estadual e com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aconteceu nesta segunda-feira (5). O motivo do encontro foi discutir sobre os processos de licenciamento e licitação do projeto Porto Cuiabá, que prevê a revitalização da região do Porto. A elaboração do licenciamento para a obra ficará na responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Uma equipe multidisciplinar será formada por técnicos da pasta, que irão se dedicar exclusivamente ao projeto. A Sema também vai elaborar até terça-feira (6) o Termo de Referência que embasará o licenciamento. Entre outras medidas, o termo deverá estabelecer a elaboração de Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

Cidade-sede da Copa, Cuiabá é destaque em TV da Bélgica

A distância de mais de nove mil quilômetros não foi empecilho para que Cuiabá mostrasse aos belgas como está se preparando para receber a Copa do Mundo de 2014. A TV da Bélgica VRT Nieuws, mostrou as mudanças que a cidade vem sofrendo para receber os quatro jogos da fase de grupos do torneio. Foram destacadas na matéria, as principais obras de mobilidade urbana, a construção da Arena Pantanal e também a capacidade de crescimento do Estado de Mato Grosso. Não foi só Cuiabá que apareceu no vídeo, a pesca no município de Santo Antônio de Leverger também foi destaque. Uma entrevista do Secretário da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Maurício Guimarães, também foi exibida legendada. Maurício destacou a projeção mundial da cidade: “Nós estamos recebendo aqui TV belga, semana passada recebemos a TV chinesa, a japonesa, o mundo começou olhar (para a cidade)”, disse o secretário.

Fiscais são capacitados para atuar no entorno da Arena Pantanal e na área central de Cuiabá

O curso de capacitação de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizado pela Prefeitura de Cuiabá, em parceria com o Comitê Pró-Copa qualificou 35 profissionais para atuar no entorno da Arena Pantanal e também no centro da cidade. A iniciativa foi realizada na quinta-feira (1) e sexta-feira (2). Fiscalização visando a Copa do Mundo 2014 deve começar a partir desta terça-feira (6). Temas relacionados ao Código de Posturas do Município, como as regras para uso e ocupação do solo urbano, veiculação de propaganda e publicidade em fachadas, entre outros foram abordados. O assessor de mobilidade urbana da Secopa, Rafael Detoni, também apresentou informações sobre à mobilidade urbana, zona de restrição veicular no entorno da Arena, recomendações e exigências da Fifa. Na sequência foi apresentado o investimento realizado e também o legado deixado pelo Mundial.

TERÇA-FEIRA (06 DE JULHO DE 2013)

Obras do aeroporto têm atraso alarmante; há risco de não ficar pronto para Copa

Em sete meses, as obras de reforma e ampliação do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, chegaram ao percentual de apenas 13% da conclusão. Esse foi o dado mais alarmante do sexto relatório das obras da Copa do Mundo em Mato Grosso divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). O atraso, mais do que preocupante é um alerta sério: no atual ritmo, seria praticamente impossível o término das obras até junho de 2014, quando acontecem os jogos do Mundial. Como uma das principais exigências da Matriz de Responsabilidade para a Copa do Mundo de 2014, a preparação dos aeroportos em 11 das 12 cidades-sede não está agradando a Fifa, o COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo) e nem o Governo Federal. Cuiabá, como uma das sedes mais atrasadas com a reforma de seu aeroporto entrou na mira dos organizadores do Mundial.

Comércio e imóveis passarão por vistoria para “não fazer feio” na Copa

Os comerciantes e os proprietários de imóveis do entorno da Arena Pantanal serão submetido a uma fiscalização intensa da prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação, Cuidando da Minha Cidade, é realizada em parceria com a Secopa e teve início nesta terça-feira (06). O projeto será permanente, e, além de se preocupar com o aspecto da cidade, visa principalmente garantir o cumprimento do Código de Posturas do Município e regularidade de alvarás de Funcionamento, Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Ônibus são obrigados a aumentar tempo de integração a partir de semana que vem

As empresas de transporte coletivo da capital terão de se adequar até a próxima semana ao projeto de LEI 01|2013 que vai aumentar o tempo de integração de 1h15 para 2h30. A idéia é do vereador Juca do Guaraná (PTdo B). As Obras da copa são o motivo da proposta apresentada em fevereiro. A lei que obteve aprovação unânime foi sancionada pelo prefeito, Mauro Mendes (PSB), nesta quinta-feira (01) e já começa a valer a partir da próxima semana quando o texto será publicado. Todas as empresas de transporte coletivo terão que readequar o tempo de integração que liga os bairros ao centro da capital, como pontua o Art. 7º do projeto.

Lançamento das vigas do viaduto da MT-040 segue à todo vapor

Com seu início na tarde do último sábado, o lançamento das vigas do viaduto da MT-040 - na avenida Fernando Corrêa da Costa, na saída para Santo Antônio do Leverger - avançou esta semana. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra já fez o içamento de aproximadamente 20% das vigas até a tarde desta terça-feira. É o início da terceira etapa da construção do elevado, a chamada superestrutura, cuja fase inclui também o lançamento das pré-lajes, concretagem das lajes, implantação das barreiras de segurança para, finalmente, executar o pavimento e acabamento. Nas próximas semanas, as atividades nesta frente avançada de obras estarão concentradas no assentamento das vigas. Ao todo são 140 unidades, que já estão estocadas no local, o que facilitará a logística e proporcionará um ritmo mais acelerado ao processo.

QUARTA-FEIRA (07 DE JULHO DE 2013)

Obras no viaduto da UFMT entram na fase de imprimação


Após a correção dos pilares que apresentaram defeitos de fabricação, as obras do viaduto da UFMT avançaram. Nos últimos dias, após o lançamento das últimas vigas e o complemento da cobertura, teve início a fase de imprimação da pista, que antecede a pavimentação. Uma equipe já atua no acabamento do elevado. Após a conclusão dos trabalhos de vedação com concreto, virá a cobertura asfáltica e posteriormente, a construção das cabeceiras. Obra de responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, o viaduto da UFMT já caminha para a sua reta final. Sua inauguração está prevista para o final do mês de setembro ou primeira quinzena de outubro. Como uma das obras que causaram forte impacto para o trânsito em Cuiabá, o viaduto da UFMT está sendo construído no entroncamento das avenidas Fernando Corrêa da Costa, Tancredo Neves e Brasília e via de acesso ao campus da universidade. O elevado tem 428 metros de extensão. O viaduto servirá para a passagem de carros e trens.

Segurança intensifica ações e promove novos cursos voltados para Copa

As ações de segurança pública voltadas para a Copa do Mundo em Cuiabá estão sendo intensificadas, a menos de um ano da realização dos jogos do Mundial. A primeira edição do curso de 'Análise de Inteligência' e a terceira edição do de 'Segurança e Apoio ao Turista' vão ser realizados no mês de agosto, ambos em Cuiabá. Idealizado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesg), as capacitações em áreas temáticas são voltadas para os profissionais da segurança pública municipal, estadual e federal que vão atuar durante os jogos da Copa do Mundo na capital. A primeira edição do curso de 'Análise de Inteligência' reunirá 100 profissionais que atuam no serviço de inteligência das unidades da Polícia Militar, Policia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Penitenciário.

Cuiabá novamente é destaque internacional; Panasonic fornecerá sistema para Arena

Já não é novidade que os olhos do mundo estão voltados para Cuiabá e também para o Brasil por conta da Copa de 2014. Mais uma vez a cidade teve seu nome divulgado na imprensa internacional, desta vez em uma versão em inglês de um dos principais jornais diários do Japão, o ‘The Ashahi Shimbun’. O motivo é o fornecimento do sistema completo de comunicação áudio-visual da Panasonic para a Arena Pantanal. A empresa que tem sede em Osaka (Japão) irá fornecer o sistema completo de comunicação áudio-visual que inclui telões e monitores para o estádio. O projeto está avaliado em US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 7 milhões). É destacado na reportagem que a previsão para que os equipamentos sejam instalados é setembro deste ano. Segundo a empresa esta é a primeira vez que recebe um pedido para fornecer um pacote inteiro de equipamentos para o interior do estado.

Obras da Copa ajudam a piorar qualidade do ar e umidade deve chegar a 12%

A população cuiabana está sofrendo com a baixa umidade do ar e a Defesa Civil já emitiu alerta. Os próximos dias serão críticos e a umidade relativa deve chegar a 12% nesta quarta (07) e quinta-feira (08). A poeira decorrente das obras da Copa de 2014 e a última frente fria são mais dois agravantes que contribuem para o tempo seco já característico da região entre os meses de julho e agosto. “A terraplanagem e os caminhões com resíduos das obras e outros serviços realizados nas construções contribui para a ocorrência de poeira no ar e queda da umidade”, alerta o coordenador da Defesa Civil da Capital, Oscar Amélito. Segundo ele, além das obras da Copa, a queda brusca na umidade também teve como agravante a última frente que passou pelo estado. “O frio de menos de 10 graus Celsius que chegou a marca de 8ºC tornou pior a situação, pois a queda da umidade ocorreu de forma brusca”, explicou.

Arrecadação com turistas não paga contas das obras; 122 mil devem vir a Cuiabá

Segundo um estudo inédito da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), os gastos dos cerca de 122 mil turistas que vierem a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, deve ficar em R$ 656,824 milhões. No total devem superar os investimentos feitos pelo governo. Estima-se que na soma de brasileiros e estrangeiros sejam gastos R$ 25,2 bilhões em viagens durante o Mundial por todo o país. O estudo se baseou na despesa média dos turistas de eventos no Brasil e nos gastos realizados por estrangeiros na última Copa do Mundo, em 2010. Porém, em Cuiabá o valor arrecadado não vai cobrir os investimos feitos que segundo o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) está calculado em R$ 2.,07 bilhões. É apontado no levantamento que 122.021 turistas devem aparecer em Cuiabá para acompanhar os quatro jogos da fase de grupos que a capital irá receber na Arena Pantanal. O tempo de estadia deve ser de 10 dias com um gasto de R$ 538 por dia. Estes número juntos chegam a quase R$ 657 milhões.

QUINTA-FEIRA (08 DE JULHO DE 2013)

Secopa define data para inauguração do viaduto da Sefaz: 10 de setembro


A Secretaria Extraordinária da Copa já definiu data para mais uma importante inauguração de obra do Mundial 2014 em Cuiabá e Várzea Grande. Depois do viaduto do Despraiado, que será entregue no dia 29 deste mês – uma quinta-feira – será a vez do viaduto da Sefaz, a primeira obra do Veículo Leve sobre Trilhos a ser liberada para a população. O anúncio foi feito pelo secretário da Secopa, Maurício Guimarães, nesta quarta-feira. Ao estabelecer a data da inauguração, o secretário observou que as obras do viaduto localizado nas imediações do Shopping Pantanal e Grande Templo da Assembleia de Deus estão caminhando para o fim. Em reunião com os responsáveis pela obra – consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande – Guimarães foi informado de que a construção está sendo finalizada e a definição da data de inauguração para o dia 10 de setembro compreende um prazo tranquilo para a conclusão do viaduto.

Novas obras na Prainha e avenida do CPA devem ampliar transtornos no trânsito

Embora a Secopa já esteja preparando sua lista de inaugurações, não é certo que a situação de pré-caos com as obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande seja minimizada. Pelo contrário: os transtornos poderão ser maximizados nas próximas semanas com a abertura de novas frentes de trabalho. Com a finalidade de reduzir esses impactos, representantes da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande e da Prefeitura Municipal de Cuiabá estiveram reunidos nesta quarta-feira (7), em busca de soluções para atenuar os problemas e evitar mais sofrimento para a população, já que novas ações devem ocorrer em breve como intervenções nas avenidas XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e Historiador Rubens de Mendonça (CPA). Essas vias precisam se preparadas para a implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Obras de ligação entre avenidas de Cuiabá seguem para reta final

Mais uma obra da Copa do Mundo em Cuiabá está chegando à final. A execução dos serviços na obra de ligação entre as avenidas Antônio Dorilêo (B. Coophema) e Beira Rio, em Cuiabá estão em acabamento. Com a edificação da ponte concluída em maio deste ano, os trabalhos seguem em ritmo intenso para que o conjunto (ponte e ligação) seja entregue já no próximo mês. Depois do viaduto do Despraiado, essa deve ser a próxima obra a ser entregue à população. O assessor de Mobilidade Urbana da Secopa (Secretaria Extraordinária da Copa), Josemar Sobrinho afirma que a estrada vai facilitar o escoamento do tráfego, principalmente durante a implantação do VLT na região do Coxipó, é a principal função da obra em andamento. “Com a conclusão desse conjunto, os motoristas que trafegam do centro de Cuiabá com destino aos bairros do Coxipó terão uma nova opção de trajeto, evitando as longas filas de congestionamento que se formam na avenida em horários de pico”, comenta Sobrinho.

Onze aeroportos da Copa têm atrasos no cronograma; Cuiabá segue como 'lanterna'

Um levantamento realizado por tribunais de contas estaduais aponta situação crítica na preparação dos aeroportos para a Copa do Mundo por todo o país. Apenas 11 dos 13 aeroportos do Mundial devem ter problemas para cumprir o prazo de execução das obras até o dia 12 de junho, data da abertura da competição. Doze intervenções em terminais de passageiros apresentam índice de execução inferior a 50%. O aeroporto de Cuiabá, com apenas 18% das obras executadas, segue como o 'lanterna' no ranking das obras e continua na iminência de ficar pronto a tempo da Copa. De acordo com o levantamento, os atrasos também ocorrem em Belo Horizonte (Confins), Brasília (Juscelino Kubistchek), Campinas (Viracopos), Curitiba (Afonso Pena), Fortaleza (Pinto Martins), Natal (São Gonçalo do Amarante), Porto Alegre (Salgado Filho), Recife (Gilberto Freyre), Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador (Dep. Luís Eduardo Magalhães). Apenas São Paulo (Guarulhos/Cumbica) e Manaus (Eduardo Gomes) estão dentro do cronograma.

Camarotes da Arena Pantanal já recebem instalação de vidros

O setor leste da obra de camarote da Arena Pantanal já recebe a instalação de vidros. Com oito milímetros, o material possui entre 2,35 metros e 2,60 metros de altura e será colocado nos camarotes de todo o estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Os camarotes foram construídos em dois pisos da Arena: 20 e 30 nos setores Leste e Oeste e no nível 30 nos setores Norte e Sul – localizados atrás dos gols. De acordo com o projeto, no nível 20 do setor Oeste, ficaram os principais camarotes - o Lounge Hospitalidade e o Lounge Vip - que são dois camarotes mais amplos – bem como o camarote VeryVIP (VVIP), criado para atender autoridades ligadas às seleções que disputarão a Copa.

Completando sete anos, Ciopaer reforça segurança para Copa 2014

Aumento de efetivo e Imageador térmico. Estes foram os presentes que o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) recebeu no aniversário de sete anos. O objetivo é aumentar a eficiência e também reforçar a segurança para a Copa do Mundo de 2014 que será realizada na capital. “Vamos garantir a segurança durante os jogos mundiais em Cuiabá. Iremos realizar escoltas de autoridades, escoltas de delegação e o novo equipamento, irá agilizar nosso serviço. As imagens serão transmitidas para o banco de dados do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)”, explicou o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Airton Benedito de Siqueira Junior. A partir da segunda metade do mês a unidade passa a contar com um Imageador Térmico acoplado na parte inferior das aeronaves, que ajudará no patrulhamento e principalmente, no atendimento das ocorrências policiais. O equipamento de alta tecnologia, o Imageador Térmico, é acoplado a uma base fixa na parte inferior da aeronave e permite identificar e monitorar alvos sem que a aproximação seja notada.

Empresa que executava obras da Copa terá de pagar indenização e cumprir 49 obrigações

A empresa Ster Engenharia Ltda, responsável pela execução de obras do projeto de mobilidade urbana para a Copa do Mundo em Cuiabá, terá de pegar uma indenização de R$ 40 mil por dano moral coletivo, além de cumprir 49 obrigações trabalhistas, segundo o Termo de Ajusta de Conduta (TAC) firmado na tarde desta terça-feira (06). Para cada item descumprido a empresa pagará mais R$ 10 mil, além de R$ 3 mil para cada trabalhador encontrado em situação irregular. A empresa paulista venceu a primeira licitação para executar algumas das obras de mobilidade urbana de Cuiabá - trincheiras do Santa Rosa, Verdão e Ciríaco Cândia (corredor Mário Andreazza) –, foram dois lotes vencidos dos quatro ofertados. Porém, alegando desentendimentos relativos ao prazo para conclusão das obras acabou rescindindo amigavelmente o contrato com a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa). Atualmente as obras são conduzidas pela Construtora Camargo Campos e pela empresa Métrica Construções.

Estrutura da cobertura começa a ser instalada semana que vem na Arena

Na próxima semana dois guindastes que estão dentro da Arena Pantanal vão ser remanejados para a parte de fora do estádio para que a estrutura metálica da cobertura seja colocada. As partes serão cobertas da arquibancada até o guarda-corpo. A pré-montagem em solo antecede o içamento das estruturas que ocorrerão primeiramente nos setores Norte e Sul, localizados atrás dos gols, que terão 54 x 98 metros, totalizando 10.600 m². Já os setores Leste e o Oeste, tem a medida de 54 x 139 metros, somando 15.000 m². A membrana do revestimento final (acabamento) que será utilizada nos 25.600 m² de cobertura da Arena Pantanal já chegou ao canteiro de obras. O material é a última camada da estrutura, que oferecerá proteção aos torcedores nas arquibancadas, composta ainda pela viga metálica, a telha de aço e o isolante térmico, que também já está na obra.

SEXTA-FEIRA (09 DE JULHO DE 2013)

Empresa espanhola investigada por escândalo do metrô de SP fabrica o VLT de Cuiabá


A empresa espanhola CAF, que está construindo os vagões para o VLT de Cuiabá e Várzea Grande, em sua fábrica em Zaragoza na Espanha, é uma das investigadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por uma suposta formação de cartel para licitações do Metrô de São Paulo e do Distrito Federal e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O Consórcio VLT Cuiabá é composto pelas empresas CAF, CR Almeida, Santa Bárbara Construções, Magna Engenharia e Astesp Engenharia. O resultado da concorrência por Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi publicado no Diário Oficial do Estado do Mato Grosso que circulou em 24 do ano passado. A empresa deve receber pelo menos um terço do valor do empreendimento orçado em R$ 1,47 bilhão. O montante será destinado para a montagem dos 40 vagões que a CAF Brasil. O valor total pago à multinacional será de R$ 497 milhões, o que equivale a R$ 12,450 milhões por vagão.

Cenário muda na obra da rotatória do Zero km, mas entrega ainda deve demorar

Primeira obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a ter início, a rotatória do Zero Quilômetro, em Várzea Grande mostra outro cenário após a retirada da cobertura que permitiu a execução dos trabalhos durante o período das chuvas. A obra apresentou ligeiro progresso nos dois últimos meses com a formação das curvas na parte superior. No entanto, o consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra ainda não encerrou a fase de escavações, o que ainda deve demandar tempo. A expectativa da consórcio era de entregar a obra até o mês de outubro, o que dificilmente ocorrerá. A rotatória do Zero Quilômetro segue com mais de 50% da obra concluída. Após entregue, ela servirá para desafogar o trânsito nas imediações do aeroporto, na avenida da FEB, no encontro desta via com a avenida 31 de Março. O projeto prevê uma das mais belas obras da Copa em Várzea Grande. Enquanto a passagem superior servirá para o contorno, a trincheira servirá para o tráfego de veículos e trens do VLT nos dois sentidos entre Várzea Grande e Cuiabá.

Primeiros 10 carros do VLT embarcam na próxima semana para MT

As primeiras unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), embarcam para Cuiabá na próxima semana. O secretário extraordinário da Copa (Secopa) em Mato Grosso, Maurício Guimarães, viaja neste domingo (11) para a Espanha com a finalidade de visitar as fábricas que estão construindo as composições e proceder o despacho dos primeiros carros, que rodarão em Cuiabá e Várzea Grande a partir do próximo ano. Em sua viagem à Espanha, o secretário conhecerá o sistema operacional do VLT e procederá a assinatura para a exportação dos vagões. “Daqui para a frente começamos a discutir a operação do VLT e acompanhar o embarque das 10 primeiras composições, de um total de 40 que foram contratadas para rodar em Cuiabá e Várzea Grande”. “Vamos conhecer o sistema VLT da Espanha em operação. Poderemos vivenciar como funciona a operação, sistema de controle como é parte da manutenção e como são feitas as integrações. Enfim, conhecer como é feita a gestão de um sistema tão moderno e complexo como é o VLT para que possamos dar início, a partir de setembro, do sistema e o modelo de operação que vamos adotar na região metropolitana”, revelu o secretário.

Secretários vão ao Rio de Janeiro para estudar logística durante a Copa

O evento da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COI) que está acontecendo no Rio de Janeiro, conta com a presença da Prefeitura de Cuiabá que usará o estudo para ter uma base de como preparar a logística para o torneio. Serão quatro jogos da fase de grupos do Mundial realizado na cidade. O objetivo é avaliar os trabalhos feitos e resultados obtidos com a Copa das Confederações, realizada entre os dias 15 e 30 de julho no Brasil. Estão no Rio de Janeiro o secretário-adjunto de Infraestrutura de Mato Grosso, Alysson Sander e o Comitê Pró-Copa de Cuiabá, coordenado pelo secretário Municipal de Esportes e Cidadania, Carlos Brito. O Ministério do Esporte e representantes das doze cidades-sede também estão presentes. “Muito importante esta iniciativa dos organizadores da Copa do Mundo em compartilhar com todas as cidades-sede a experiência da Copa das Confederações. Várias providências serão adotadas para correções, ajustes e direcionamento das ações de competência da Prefeitura de Cuiabá”, afirmou o secretário.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet