Notícias / Geral

07/09/2013 - 10:35

Publicação do 7º relatório do TCE foi o principal acontecimento da semana

Darwin Júnior - Da Redação

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Divulgação do sétimo relatório do TCE foi o fato mais marcante da semana da Copa

Divulgação do sétimo relatório do TCE foi o fato mais marcante da semana da Copa

A publicação, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), do sétimo relatório das obras do Mundial, foi o principal fato da semana da Copa em Cuiabá. O balanço, que desta vez excluiu a Arena Pantanal – houve adiamento das informações apenas desta obra – apontou que das 26 obras analisadas, 19 das 26 obras analisadas apresentam atrasos entre 60 a 220 dias. A semana também foi marcada pela denúncia de superfaturamento de 1.000% em compras e contratações públicas da antiga Agecopa e ainda a veiculação na imprensa nacional de que a Polícia Federal detectou, através de interceptações telefônicas, um suposto cartel envolvendo a implantação do VLT de Cuiabá. Enquanto isso, as obras do VLT avançaram com remoção de canteiros e árvores para implantação da via permanente na avenida do CPA. Após meses de paralisação, a obra do VLT na avenida Coronel Escolástico, enfim está sendo retomada. Nesta sexta-feira, no canteiro da Arena Pantanal, operários elegeram representantes para lutar por melhores condições de trabalho em solenidade que contou com a presença do Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e do governador Silval Barbosa. Confira os fatos que marcaram a semana da Copa em Cuiabá:

SEGUNDA-FEIRA (02 DE SETEMBRO DE 2013)

Mato Grosso prepara Grupo de Combate à Homofobia visando a Copa 2014

A homofobia também entrou no pacote da capacitação da segurança pública em Mato Grosso visando a Copa do Mundo de 2014. O Grupo Estadual de Combate à Homofobia (Greco) encerrou, na última sexta-feira (30), o seminário de “Nivelamento de Informações sobre Homossexuais, Travestis e Transexuais para profissionais da Segurança Pública”. Desde a sua criação, esta foi a primeira atividade do grupo que deve intensificar suas ações até 2014. Policiais militares e civis, profissionais da Politec, guardas municipais, bombeiros, membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) participaram da capacitação realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Obra paralisada do VLT provoca indignação de empresários

Paralisada há quase quatro meses, a obra de uma das estações da via permanente, na avenida Coronel Escolástico, no centro de Cuiabá, está provocando a indignação de comerciantes. O local que recebeu cercas e acabou virando um ‘estacionamento’, ampliou os transtornos com o trânsito e prejudicou as empresas à margem da via. Localizado na divisa dos bairros Bandeirantes e Lixeira, na praça da estátua dos bandeirantes, o local teve a interdição de uma faixa da avenida para a implantação da via permanente. No entanto, a obra teve que ser paralisada para o trabalho de resgate arqueológico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O canteiro central da avenida foi destruído e toneladas de concreto foram amontoados. O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra alega que aguarda a autorização do Iphan para retomar a obra.

População corre risco com obras; Situação é grave, afirma secretário

A situação é grave. Isso foi o que afirmou o secretário Especial de Gabinete e representante oficial de Várzea Grande na Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Roldão Lima Júnior. Ele visitou as obras de Mobilidade Urbana na região da Avenida Aleixo Ramos, conhecida como Estrada da Guarita, neste fim de semana. Foram constatadas várias irregularidades. Roldão disse que vai pedir fiscalização e apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura para corrigir e inibir ações futuras. “O principal problema são as construções particulares que não estão respeitando o passeio público e levantando muros em cima das calçadas. Vimos situações em que há recuo de cerca de um metro, quando deveriam ser três metros. A situação é grave”, disse.

Em visita a Arena Pantanal, Blairo Maggi elogia desenvolvimento da obra

O Senador Blairo Maggi (PR), Presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 (CMACOPOLIM), visitou as obras da Arena Pantanal no sábado (31). O parlamentar fez elogios sobre o andamento da construção do estádio. “Há meses não visitava a Arena Pantanal e tive uma surpresa com a velocidade que a obra tomou. Internamente os trabalhos estão muito avançados, com a instalação de aparelhos de ar condicionado, colocação do forro e dos vidros nos camarotes. Não imaginava que ficaria tão bonito. Restam somente três pontos macros para finalizar o estádio: o plantio da grama, a colocação das cadeiras e da cobertura. Não vejo problemas para que a obra seja entregue no dia 31 de dezembro”, disse o senador.

TERÇA-FEIRA (03 DE SETEMBRO DE 2013)

Chuvas voltam a ameaçar as obras da Copa do Mundo em Cuiabá


A época de chuva parece já ter início em Cuiabá e com ela aumenta a preocupação em torno das obras para a Copa do Mundo de 2014. Com as pancadas é quase impossível dar seguimento em muitas das obras da capital. O prazo dado pela FIFA para Arena ficar pronta é dezembro. Algumas pancadas de chuva já caíram no município e a previsão é de que vá aumentando gradativamente. Neste domingo (01) em alguns bairros da capital choveu rapidamente. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de mais chuva no decorrer desta semana.

Cartel do metrô de SP atuou no VLT de Cuiabá, aponta investigação da PF

Um suposto cartel envolvendo a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá voltou a ser assunto no Uol. De acordo com o portal, interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça e documentos e dados recolhidos em operações de busca e apreensão feitas pela Polícia Federal em São Paulo a pedido do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) apontam que o cartel de empresas que teria direcionado concorrências públicas e pago propinas para vencer licitações de trens e metrô em São Paulo agiu também para influir no resultado e no preço da licitação do VLT cuiabano em 2012. A revelação feita pelo Uol em agosto do ano passado apontava que o vencedor da licitação para a obra já era conhecido um mês antes da conclusão do certame.

Prefeitura intensifica ações do Pronatec para qualificar população para Copa

Faltam apenas 282 dias para que comece a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Por isso a Prefeitura de Cuiabá – que é uma das 12 cidades-sede – está intensificando as ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (Pronatec). Objetivo é qualificar o maior número de pessoas. Duas ações itinerantes começaram desde segunda-feira (02) a circular pelos bairros de Cuiabá para realização de matrículas para os cursos do Pronatec. O Programa Cuiabá Sem Miséria foi lançado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Os cursos são nas áreas de construção civil, gestão e negócios, inglês, espanhol, tecnologia da informação, produção alimentícia, turismo e hotelaria. Serão realizadas ações de inscrição nas zonas urbana e rural até o dia 30 de setembro.

"Vou participar sim, como voluntária", diz idosa de 102 anos ao conhecer a Arena

Com 102 anos, dona Evergínia Martines foi conhecer as obras da Arena Pantanal para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá. Projeto ‘Tô na Arena’ levou 50 idosos para conhecer as instalações na semana passada. “Vou participar sim, como voluntária”, disse a idosa ao comentar de que maneira deseja participar do Mundial de 2014, em Cuiabá. Ela ainda disse que está gostando das mudanças: “Está ficando muito bonito! Não tinha vindo aqui ainda e está uma beleza!”. A motivação para ser voluntário na Copa do Mundo não se restringiu apenas a dona Evergínia. Nemésio Ribeiro, 65, também já tomou a decisão: “Quero me inscrever para ser voluntário, é claro!”. Ao final da palestra sobre o estádio, realizada no auditório do Ginásio Aecim Tocantins, os idosos se dirigiram para rampa externa do centro esportivo, de onde puderam observar o estágio da obra da Arena Pantanal e conhecer algumas curiosidades que foram detalhadas pelo arquiteto da Secopa, Ivan de Almeida. “Essa Copa em Cuiabá será muito boa! E para a cidade fez muito bem, mudou tudo!”, comemora Antônia Morais, de 86 anos.

Na rota do VLT, árvores são sacrificadas na Avenida do CPA

Mais do que transtornos à população, as obras da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, tem custado o sacrifício de árvores, em nome do progresso. Na Avenida Rubens de Mendonça (avenida do CPA), no trecho onde está sendo construído o viaduto da Sefaz – obra do Veículo Leve sobre Trilhos – algumas árvores tiveram que ser sacrificadas e fragmentadas em toras para a implantação da via permanente. Não houve tentativa de transplante, apenas o corte rápido e fatal com motosserras. A assessoria de imprensa do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela retirada das árvores, informou que apenas três ‘tiveram que ser suprimidas’ pela impossibilidade de serem mantidas, por estar justamente no caminho da via permanente (trilhos). O material foi acumulado no canteiro para posterior encaminhamento ao Horto Florestal de Cuiabá, onde ficará à disposição para estudos ou reaproveitamento.

Setor Sul da Arena recebe estrutura metálica da Cobertura

A primeira parte da cobertura das arquibancadas começou a ser instalada no Setor Sul da Arena Pantanal, nesta segunda-feira (02). A estrutura completa tem 250 toneladas. Esta é a segunda estrutura metálica, que oferece 5.300 m² de proteção, içada no estádio. Dividida em três partes. Os guindastes que antes estavam na parte interior do estádio, estão realizando o trabalho agora na parte externa e em pontos opostos. Após a pré-montagem em solo, a armação de aproximadamente 83 toneladas foi içada no centro da arquibancada. Assim como no setor sul, a peça de 98 metros de extensão e 54 metros de largura, será içada em cinco etapas. Depois de instaladas começam os trabalhos de colocação dos três componentes que irão preencher a cobertura: a telha em formato de trapézio, o isolante térmico e a membrana.

Trânsito na avenida do CPA sofre alteração para desmontagem de estrutura

Começa na noite desta terça-feira (03), ás 22h, uma nova atividade para construção do viaduto Sefaz, que integra o pacote para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A estrutura metálica que estava sendo usada para as obras no viaduto serão desmontadas para que a intervenção continue, o processo é chamado de descimbramento. “Para manter a segurança dos condutores a desmontagem das estruturas será feita à noite, não prejudicando o trânsito que durante o dia retornará ao normal”, salienta o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho. O Serviço – que será realizado das 22h até as 5h – será dividido em etapas e deve terminar na quinta-feira (05). Os condutores que seguem do Centro até o CPA terão duas opções de trajeto. A primeira será pela avenida Juliano Costa Marques seguindo até rotatória de acesso à av. Oátomo Canavarros, onde deverá virar à esquerda para seguir em direção à av. Dr. Vicente Emílio Vuolo no bairro Morada do Ouro e retomar o acesso à avenida do CPA.

QUARTA-FEIRA (04 DE SETEMBRO DE 2013)

Taxistas de Cuiabá estão certificados para a Copa 2014


Cuiabá já conta com sua equipe de taxistas para atuar na Copa do Mundo de 2014. O prefeito Mauro Mendes entregará, nesta quinta-feira (05), os certificados de qualificação aos 604 taxistas com licença para atuar em Cuiabá. Os cursos, voltados especialmente para o atendimento a turistas durante a Copa do Mundo de 2014, foram administrados em parceria com o Sest/Senat e Sindicato dos Taxistas de Cuiabá. O curso preparou taxistas para contato com turistas brasileiros e até estrangeiros. Os motoristas foram qualificados em primeiros-socorros, inglês e espanhol, conversão de moedas, noções de bom comportamento e vestuário e atendimento a turistas. Também foram repassadas e atualizadas as informações sobre a legislação brasileira para o serviço de taxis. A qualificação foi vinculada à entrega de Alvarás de Liberação válida para o ano de 2013, de forma que 100% da frota dos taxistas de Cuiabá passaram pelos cursos.

Senador Pedro Taques confirma emenda de R$ 2,5 milhões para o Projeto Porto

O senador Pedro Taques (PDT) conseguiu a liberação de R$ 11,5 milhões em emendas parlamentares para 36 cidades de Mato Grosso. O recurso já está empenhado e são provenientes dos ministérios da Saúde, Educação, Turismo, Secretária de Direitos Humanos, Judiciário Federal e Ministério Público Federal. Parte desse montante será destinado à revitalização do Porto, projeto da prefeitura de Cuiabá para a Copa do Mundo de 2014. O valor é referente aos orçamentos da União dos anos de 2012 e 2013. O empenho das emendas significa que os projetos apresentados pelas prefeituras foram aprovados pelo governo federal, restando apenas a liberação do dinheiro. Parte desse montante já está na conta das prefeituras e instituições do poder judiciário em Mato Grosso. A cidade que mais conseguiu liberação de recursos foi Cuiabá. Dos R$ 8,2 milhões destinados pelo senador à capital, R$ 4,2 foram empenhados, sendo R$ 800 mil para a área da saúde, R$ 500 mil para reforma do CAPS Adauto Botelho, R$ 400 mil para a construção da sede da Procuradoria da República do MPF e R$ 2,5 milhões para reurbanização da orla do rio Cuiabá, no bairro Porto.

Fifa divulga ranking das obras dos estádios em construção; Arena Pantanal está em 3º

Após uma 'sacudida' no final do primeiro semestre, as obras na Arena Pantanal deslanchararam e já caminham para 90% da conclusão. De acordo com a Fifa, o estádio de Cuiabá para a Copa do Mundo, está na média e aparece em terceiro lugar no ranking das seis arenas que ainda estão em construção. A Fifa divulgou nesta terça-feira (3) imagens das últimas seis obras dos estádios da Copa do Mundo. Nas fotos, destacam-se os avanços na montagem das futuras coberturas. A quatro meses do prazo de conclusão previsto nos cronogramas, Arena Corinthians e Arena das Dunas têm os trabalhos mais avançados. O estádio da abertura do Mundial 2014 chegou à marca de 87% de execução. As intervenções seguem com a montagem da cobertura sul e norte, além do plantio do gramado, já em estágio avançado. A arena potiguar é o estádio com o ritmo mais intenso - em apenas 24 meses, a obra avançou 86 pontos percentuais.

TCE alerta que obras da Copa seguem atrasadas e situação de COT's é crítica

O novo relatório extraordinário divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre os acompanhamento das obras da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá foi divulgado nesta tarde de quarta-feira. Desta vez, faltando 281 dias para o evento internacional, o TCE concluiu que das 26 obras analisadas, seis foram concluídas, uma não apresenta atraso, oito estão atrasadas em 60 dias, sete em atraso entre 60 e 180 dias e quatro apresentam atrasos superiores ao 180 dias. A novidade neste relatório, foi a exclusão da Arena Pantanal da medição. Algumas obras estão bastante atrasadas e não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução. Entre elas estão a construção da trincheira Jurumirim, implantação do VLT e construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande. O TCE decidiu mudar a metodologia das medições e optou por divulgar o percentual da Arena Pantanal em no máximo dez dias, após o levantamento, para que as informações não fiquem defasadas. Assim o relatório referente ao estádio será divulgado no próximo dia 16 de setembro.

Camarotes da Arena começam a receber primeiros aparelhos de ar condicionado

Os camarotes da Arena Pantanal – palco de quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014 – já começaram a receber os primeiros aparelhos de ar condicionado. Serão 160 deles distribuídos entre os níveis 20 e 30 dos setores Norte, Sul, Leste e Oeste. O projeto prevê que o Setor Leste terá 72 equipamentos à disposição, divididos igualmente entre os níveis 20 e 30. O Oeste conta com 36 aparelhos: 14 distribuídos pelo nível 20 e outros 22 equipamentos no piso 30. Já nos setores Sul e Norte, serão ao todo 52 aparelhos de ar condicionado colocados no nível 30. Nestes dois setores, localizados atrás dos gols, não há nível 20. Também serão instalados exaustores nas cozinhas que vão atender o camarote para garantir a circulação de ar. Os banheiros deste setor também vão receber. Ao todo serão 22 que permitirão a saída de ar quente e odores dos ambientes fechados.

QUINTA-FEIRA (05 DE SETEMBRO DE 2013)

Encontro nacional sobre a Copa em Cuiabá define ações para garantir legado social

Aberto nesta quarta-feira (4), em Cuiabá, o Encontro Copa 2014, com a presença de representantes de sindicados das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, chega ao final hoje com a apresentação dos trabalhos na Câmara Municipal de Cuiabá. No primeiro dia do evento, foi debatido o fortalecimento das entidades sindicais em torno de pautas unificadas e o aumento da pressão internacional para que os governos promovam o trabalho decente nas obras de infraestrutura da Copa. O evento teve início na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCCM), com a presença de sindicatos da construção civil e pesada de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Ceará e Bahia, e dos representantes ICM, Tos Anonuevo (representante mundial) e Nilton Freitas (representante na América Latina e Caribe), além do secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.

MP investiga suspeita de superfaturamento da extinta Agecopa

Uma denúncia de superfaturamento em compras e contratações públicas chegou ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso. Referente a contratos da extinta Agecopa (Agência Executora das obras da Copa do Mundo), hoje Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo em Mato Grosso. São dois, que somam um valor próximo a R$ 4 milhões, seguem: Contrato Número 07/2012, da Coordenadoria de Logística e Patrimônio da Secopa, no valor de R$ 935.809,00, com vigência de 23/02 de 2012 a 23/02/2013. Contratada: Editora Guias Mato Grosso Ltda (Atalaia Editora). Contrato Número 08/2012, da Superintendência de Gestão da Secopa, no valor de R$ 3.006.776,40, com vigência de 23/02 de 2012 a 23/02/2013. Contratadas: Espaço Editora Gráfica e Publicidade Ltda. EPP (Ligraf). Segundo apontam os indícios ora em investigação no MP-MT, houve superfaturamento de até 1000% em alguns itens contratados, além de conluio entre os participantes para fixar preço. A promotoria mato-grossense reconheceu os indícios de fraude e encaminhou a documentação a que teve acesso a uma análise pericial, a fim de formar prova para a propositura de uma ação judicial.

Moradores reclamam do trânsito na rodovia Mario Andreazza: “É caótico”

A rodovia Mario Andreazza também faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014 e assim como as outras também é motivo de reclamação dos moradores. Segundo testemunha o congestionamento chega atingir 3 km. O morador da região identificado apenas como Jonas, diz que pela manhã o congestionamento chega da ponte do rio Cuiabá até depois da Fábrica da Coca-cola. “Chega a demorar uma hora e quarenta minutos as vezes, hoje demorei 50 minutos para atravessar, é caótico”, revela Jonas. E este não é o único problema do local: “A poeira também deixa a situação crítica no local, os moradores tem reclamado muito”, disse Jonas, acrescentando que a obra estava parada a algum tempo e só agora foi retomada. Outro problema no local parece ser os dos postos de gasolina que têm de ser retirados para que a obra tenha sequência. “Parece que eles estão tendo problemas para retirar os postos de gasolina, não sei se é por conta da indenização ou por boa vontade mesmo”, finaliza Jonas.

Militares de MT fazem curso de controle de distúrbio civil para a Copa

Como uma das exigências da Fifa e do Governo Federal para a Copa do Mundo de 2014, a capacitação de policiais para ações de controle em tumultos é mais uma providência da segurança pública em Mato Grosso. Nada menos do que 120 profissionais da Segurança Pública participam, até o final deste mês, do curso de capacitação para a Copa do Mundo 2014, em Cuiabá, na modalidade de `Controle de Distúrbio Civil`. O curso, que envolve soldados do Exército, faz parte do plano de segurança elaborado pelo Ministério da Justiça com o propósito de seguir e cumprir os protocolos da Fifa. O curso está sendo organizado pelo Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), que opera com rondas e atualmente na missão de controle de distúrbio civil. O coordenador do curso e comandante do Batalhão da Rotam, major PM Adenilson de Arruda justifica que “a intenção da capacitação é formar policiais qualificados não só para a Copa, como também para atuarem em grandes eventos, como manifestações, eventos culturais com grande público, atrações esportiva e, principalmente, ao não uso de armamento letal, assim visando proteger a sociedade”.

Pronatec Copa oferece 248 vagas para cursos voltados ao turismo

O Pronatec Copa volta a gerar oportunidades em Cuiabá. A Prefeitura de Cuiabá oferece 248 vagas para os interessados em se qualificar nos cursos voltados para atendimento no segmento turístico, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa). As inscrições poderão ser feitas entre os dias 9 e 12 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Turismo. De acordo com a prefeitura, são oferecidas vagas para os cursos de camareira em meios de hospedagem, agente de informações turísticas, organizador de eventos, auxiliar de cozinha e operador de computador. Os interessados em vagas devem apresentar os pré-requisitos específicos de cada vaga, além de levar cópia e original da carteira de identidade ou de motorista; CPF; declaração de escolaridade e comprovante de residência.

SEXTA-FEIRA (06 DE SETEMBRO DE 2013)

Maurício Guimarães garante que chuvas não prejudicarão obras da Copa


As obras da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá não sofrerão prejuízo com o retorno do período chuvoso, especialmente a partir de novembro. A garantia foi dada pelo secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães nesta quinta-feira. O secretário justifica que as obras da mobilidade urbana, que exigem solo seco já foram ou estão sendo executadas durante este período de seca. Segundo Maurício Guimarães, "a maioria das obras já estão nesta fase de acabamento e retoques finais. Assim, estamos certos de que as chuvas não irão incomodar o desenvolvimento e conclusão das grandes intervenções para o Mundial”. Ele assegurou que a Secopa e as construtoras tomarão medidas no sentido de minimizar os impactos da chuva com as obras que ainda estão no começo, como é o caso da trincheira Luis Felipe, na avenida do CPA.

Obras do viaduto da MT-040 caminham para a fase de acabamento

Obra de responsabilidade do consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande integrante do pacote do novo modal do transporte coletivo da capital para a Copa do Mundo, o viaduto da MT-040 já está entrando na fase de acabamento. Após o lançamento de todas as vigas, a equipe de trabalho no local se concentra na pavimentação do elevado. Em breve deve ter início a construção das cabeceiras e a imprimação da passagem, que são as últimas etapas, antes da entrega. O consórcio VLT pretende entregar esta obra nas próximas semanas. O primeiro calendário de inaugurações da Secopa previa a liberação do viaduto para o mês de outubro. A intervenção que servirá para a travessia de carros e trens do VLT, vai desafogar o trânsito na rotatória da MT-040, na Fernando Corrêa, no trecho que dá acesso ao bairro Parque Cuiabá. A aproximadamente 300 metros do local será construída a primeira estação do VLT no Coxipó.

Resgate arqueológico provoca intervenção no trânsito na Coronel Escolástico

Após seis meses de paralisação, a obra de implantação da via permanente na avenida Coronel Escolástico vai ser retomada. Os motoristas que trafegarem pela avenida, em Cuiabá, no sentido Coxipó-Centro, devem redobrar a atenção neste sábado e domingo, 07 e 08 de setembro. A equipe de arqueologia do Consórcio VLT Cuiabá - Várzea Grande executará atividades relacionadas ao resgate arqueológico no entorno da Igreja do Rosário/São Benedito, o que demandará intervenções no trânsito nessa via, cuja sinalização começará no entroncamento com a Travessa do Cajal. As equipes realizarão escavações no entorno da igreja e, para segurança das equipes, o trânsito será reduzido para uma pista, com possibilidade de bloqueios parciais e totais momentâneos, dependendo da necessidade. A via será totalmente sinalizada, com placas, cones e cerquites de delimitação de área para garantir a segurança dos trabalhadores, dos motoristas e pedestres . Na segunda-feira (09.09) o trânsito estará normalizado.

Com apoio de ministro, trabalhadores da Arena Pantanal elegem representantes

Na luta por melhores condições de trabalho, centenas de operários da Arena Pantanal elegeram, na manhã desta sexta-feira (6), três representantes para defender seus direitos. O ato, que aconteceu com apoio da construtora Mendes Júnior, dentro das dependências da Arena Pantanal, contou com a presença do Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e do governador Silval Barbosa, entre outras autoridades. Os representantes estão encarregados de intermediar as negociações com os empreiteiros responsáveis e dialogar com o sindicato da categoria. A criação de uma comissão representou um avanço para os trabalhadores, que seguem recomendações das entidades de defesa da classe. Em outros estados, já foram criados grupos semelhantes. O ministro Gilberto Carvalho participou da posse da comissão de representantes sindicais da Arena Pantanal e elogiou a organização do movimento em Cuiabá, destacando que este grupo terá como compromisso ampliar o diálogo entre operários e empregados, buscando soluções para os problemas específicos da obra, bem como lutar por melhores condições de trabalho.

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet