Notícias / Turismo

30/04/2014 - 07:34

Senado deve ter sistema de informação turística para visitas durante a Copa do Mundo

Agência Senado

O aumento do número de turistas, decorrente da realização da Copa do Mundo, deve levar o Senado e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal a firmar parceria para a implementação de dispositivos que aumentam a quantidade de informações em peças, obras de arte e pontos de visitação da Casa.

A proposta foi feita pelo secretário de turismo do DF, Luiz Otávio Neves, que apresentou aplicativo com a tecnologia ibeacon ao diretor-geral do Senado, Helder Rebouças. O sistema, instalado em telefones celulares e tabletes, recebe informações quando o usuário se aproxima de um pequeno aparelho fixado nos pontos de interesse. O aplicativo funciona com o recurso de voz dos telefones em português, inglês e espanhol nas plataformas IOS, da linha Apple, e Android, do Google. Ainda está em estudo, a possibilidade de tradução para outros idiomas.

A expectativa é que o acordo seja assinado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, ainda em maio, possibilitando que a novidade já seja utilizada pelos visitantes durante a Copa.

Helder afirmou que submeterá o tema com a maior celeridade possível à Comissão Diretora.

- Uma das determinações do presidente Renan Calheiros e da Mesa Diretora do Senado Federal é de que o Senado possa ser uma instituição absolutamente aberta e transparente. E essa parceria com a Secretaria de Turismo do DF, que vai permitir um acesso com mais informações sobre a história do Senado Federal, está exatamente dentro desse eixo, principalmente num período que teremos visitantes estrangeiros – disse o diretor.

Ao todo já foram instalados mais de 150 aparelhos em pontos turísticos relevantes da cidade como o Memorial JK, o Catetinho, a Catedral, o Teatro Nacional. A previsão é de que 300 ainda sejam instalados até o início da Copa do Mundo.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet