Notícias / Copa 2014

04/09/2013 - 15:56

TCE alerta que obras da Copa seguem atrasadas e situação de COT's é crítica

Da Redação - Max Aguiar/Da Reportagem Local - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

TCE alerta que obras da Copa seguem atrasadas e situação de COT's é crítica
O novo relatório extraordinário divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre os acompanhamento das obras da Copa do Mundo 2014 em Cuiabá foi divulgado nesta tarde de quarta-feira. Desta vez, faltando 281 dias para o evento internacional, o TCE concluiu que das 26 obras analisadas, seis foram concluídas, uma não apresenta atraso, oito estão atrasadas em 60 dias, sete em atraso entre 60 e 180 dias e quatro apresentam atrasos superiores ao 180 dias. A novidade neste relatório, foi a exclusão da Arena Pantanal da medição.

Leia mais
Fifa divulga ranking das obras dos estádios em construção; Arena Pantanal está em 3º
Mobilidade: Ministro admite atrasos e diz que obras não são essenciais para Fifa

Algumas obras estão bastante atrasadas e não têm demonstrado uma melhoria no ritmo de execução. Entre elas estão a construção da trincheira Jurumirim, implantação do VLT e construção do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, em Várzea Grande.

O TCE decidiu mudar a metodologia das medições e optou por divulgar o percentual da Arena Pantanal em no máximo dez dias, após o levantamento, para que as informações não fiquem defasadas. Assim o relatório referente ao estádio será divulgado no próximo dia 16 de setembro.

Ao justificar a medida, o conselheiro do TCE, Antônio Joaquim argumentou que o propósito com a nova fórmula é evitar informações inseguras e fazer apontamentos atualizados à sociedade, suprimindo os ‘ruídos de comunicação’ com relação aos cortes da Arena Pantanal, obra que faz parte da Matriz de Responsabilidades e é considerada a exigência mais pontual da Fifa para Cuiabá.

“Pretendemos formular um relatório técnico inquestionável. Hoje, considerando o volume das obras e do tempo para apuração das medições, as informações são processadas e apresentadas com 30 dias de atraso em relação ao estágio atual. Pretendemos minimizar essa defasagem e optamos por elaborar o relatório de forma mais rápida. Assim, teremos uma equipe de quatro auditores dentro da Arena Pantanal apurando as medições de uma forma praticamente ‘on line’. Assim, ao divulgarmos o relatório sobre o estádio, as informações estarão mais próximas da realidade do que ocorre hoje. Sem ‘achismos’ e bem mais fiéis”, destaca o conselheiro Antonio Joaquim.

De acordo com o conselheiro, o secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães concordou com a nova etapa de medição do TCE. A secopa ainda se dispôs a fornecer as informações necessárias para a elaboração dos dois últimos relatórios deste ano. Em 2013, o TCE publicará, além do relatório extraordinário da Arena Pantanal, este mês, mais dois balanços: 14 de outubro e 15 de dezembro.

“Neste último relatório do ano, pretendemos ter um ‘juízo de valor’, quando estabeleceremos a situação das obras e eventuais situações para conclusão, com a conseqüente previsão de término”, explicou o conselheiro.

Demais obras

Sobre o sétimo relatório, o conselheiro Antonio Joaquim não observou ‘nada espetacular’, mas salientou que o ritmo permanece igual e sem o registro da aceleração recomendada. “Houve avanços sim, mas nada tão considerável que nos trouxesse tranquilidade quanto ao cumprimento dos prazos”, disse Antonio Joaquim acrescentando que quatro obras merecem atenção total daqui para a frente: a construção da trincheira Jurumirim, ainda ‘empacada’, a implantação do VLT, que ‘está longe da estimativa prevista’ e os Centro Oficiais de Treinamento (COT’s) da Barra do Pari, em Várzea Grande e da UFMT, em Cuiabá. Estas últimas apresentam ‘atrasos críticos’, segundo o TCE.

A auditoria realizada retrata a situação de 26 intervenções em 31 de julho de 2013. O TCE reitera que diversas obras sofreram alterações no planejamento inicialmente previsto, implicando, em alguns casos, na prorrogação de suas datas de conclusão. A revisão do planejamento é uma necessidade da gestão, considerando que ‘as etapas a serem executadas são readequadas em um novo cronograma de modo a permitir um acompanhamento mais próximo da realidade’.

Situação das obras

Entre as obras que estão com atraso considerável, sem demonstrar melhoria no ritmo da execução, está a trincheira Jurumirim com apenas 57% da obra executada, quando a medição prevista era de 96%. Já a implantação do VLT atingiu a marca de 37,98%, quando já deveria estar em 68,99%, segundo o TCE. O COT Barra do Pari chegou a 17,48% da conclusão, um número muito distante do esperado (74,97%).

Com a exclusão da Arena Pantanal do relatório, constatou-se a execução de 37,43% dos contratos, restando 62,57% a executar, faltando pouco mais de 280 dias para a Copa do Mundo. Comparando-se com o relatório anterior, o TCE aponta que houve uma evolução de 5,94% nas obras. Contudo, o TCE manifestou o alerta de há necessidade de incremento no ritmo da execução dos serviços.

“Podemos afirmar, diante do que foi mostrado, de que a situação não apresentou muitos avanços. Assim, na condição de relator das contas da Secopa, tenho a obrigação de alertar mais uma vez o Estado sobre a situação apresentada, bem como vou determinar ao gestor da Secopa que informe as providências que estão sendo tomadas para compensar os atrasos constatados”, cobrou o conselheiro Antonio Joaquim.

Atualizada às 17h35

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por Nicola, em 17/09/2013 às 09:41
Qualquer pessoa com bom senso sabe que dificilmente estarão prontas a maioria das obras para a Copa, assim que começar a chover novamente, param de vez as obras...infelizmente não esta sendo computado o custo social disso tudo, só vão iniciando obras e quase nenhuma terminando.
Sitevip Internet