Notícias / Geral

30/04/2013 - 08:57

TCE divulga nesta terça-feira situação das obras da Copa em Cuiabá

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

O conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, divulga hoje o terceiro relatório das obras da Copa do Mundo em Cuiabá

O conselheiro do TCE, Antônio Joaquim, divulga hoje o terceiro relatório das obras da Copa do Mundo em Cuiabá

O verdadeiro percentual de conclusão e a situação real das 56 obras da Copa do Mundo em Cuiabá virá à tona em uma apresentação que será feita à imprensa nesta terça-feira (30). É o que promete o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) com a publicação do terceiro relatório das obras do Mundial, hoje às 10 horas, em uma explanação do conselheiro Antônio Joaquim, no auditório do tribunal.

Câmara Municipal e TCE se unem para fiscalizar obras da Copa

Depois de apontar nos relatórios anteriores que das 24 principais obras, 21 estavam em atraso, o TCE vai mostrar o cenário da preparação de Cuiabá para a Copa do Mundo com os levantamentos e medições das intervenções até o mês de fevereiro. O TCE já tem pronto o relatório do percentual das grandes obras como o Veículo Leve sobre Trilhos, Arena Pantanal, aeroporto Marechal Rondon e mais duas dezenas de intervenções como as trincheiras Jurumirim, Santa Rosa, Verdão e Mário Andreazza.

A considerar o discurso de Antônio Joaquim diante dos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, na tarde desta terça-feira, ficaram pistas de que as obras continuam atrasadas e de que o conselheiro vai exigir turno extra para evitar atrasos. “Será necessário a implantação do terceiro turno em várias obras”, salientou. Ele ainda entende que existem atrasos altamente preocupantes. Segundo o conselheiro, o relatório será publicado com atraso e culpou a Secopa pela demora no repasse das informações.

Na semana passada, o conselheiro Antônio Joaquim não escondeu sua irritação com a Secopa e acusou o órgão de ‘estar sonegando informações’, o que culminou com solicitação de prazo de 72 horas para encaminhamento do material solicitado, sob a pena de pedir abertura de processo de ‘improbidade administrativa’. No dia seguinte ele foi atendido. Em seguida, encaminhou o material para sua equipe técnica fazer os cálculos.

A grande expectativa fica por conta do percentual das obras concluídas da Arena Pantanal que, segundo o relatório da Secopa calculado em fevereiro, estava em 62%. O Governo do Estado exigiu do empresa Mendes Júnior, que toca a obra, a entrega do novo estádio em outubro deste ano. Fifa, Col (Comitê Organizador Local) e CBF toleram a conclusão das obras de estádios da Copa até dezembro deste ano. O secretário Maurício Guimarães prometeu a entrega em outubro com grande evento em Cuiabá.

Neste mês, o ministro do TCU, Valmir Campelo esteve em visita a algumas obras da Copa em Cuiabá e deixou a cidade afirmando-se ‘satisfeito’ com os preparativos. Ele havia sido informado que as obras em Cuiabá estavam atrasadas, mas não fez qualquer reclamação. Outro que esteve na capital, na semana retrasada e também elogiou a preparação de Cuiabá para a Copa foi o ministro do Esporte, Aldo Rebelo que se disse ‘impressionado’ com o andamento das obras.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet