Notícias / Copa das Confederações

08/07/2013 - 14:00

Título das Confederações muda vida do 'desconhecido' Luiz Gustavo

Globo Esporte

O título da Copa das Confederações mudou a vida de Luiz Gustavo. Apesar do sucesso na Europa defendendo o Bayern de Munique nas conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Alemão desta temporada, no Brasil ele era um mero desconhecido. Em Pindamonhangaba, cidade em que nasceu no interior de São Paulo, uma ou outra vez era parado para dar autógrafos. Agora a história é outra: já virou celebridade local.

- Eu tinha mais tranquilidade, era uma ou outra foto e autógrafo. Mas agora o reconhecimento do povo é bem maior. Só tenho a agradecer, é uma coisa muito gratificante. É gostoso, é sempre bom ser reconhecido, ainda mais no nosso país e através de uma competição tão importante como essa. Estou bem feliz. É um sentimento muito bom - comemorou o volante.

Ao longo da competição ele superou a desconfiança da torcida brasileira com boas atuações, mas o grande teste foi a decisão contra a temida Espanha. Com a responsabilidade de marcar jogadores consagrados com o Iniesta, Luiz Gustavo se saiu bem e foi importante na vitória por 3 a 0. Ainda assim, preferiu exaltar o poder de marcação de todo o time.

- Acredito que o principal foi a ajuda do grupo, todo mundo se doou bastante desde o começo, todos correram para facilitar o trabalho do outro. O resto é coração, é vontade. É o jeito Luiz Gustavo de ser, sempre querendo ganhar. E isso é um dos fatores que têm me ajudado não só nesse jogo, como na minha carreira inteira.

O cão de guarda da Seleção não se intimidou com nenhum dos medalhões que enfrentou. Além de Iniesta na decisão, no jogo contra a Itália, ainda na primeira fase, ele não deu moleza para Balotelli e até discutiu com o atacante durante a partida.

- Eu respeito todo mundo, sou tranquilo. Só dentro de campo são 11 contra 11. Com a camisa da Seleção eu jogo por milhões de pessoas. Eu pensei em um jeito de falar alguma coisa para ele acalmar ou parar de falar, mas não sabia como ia dizer em italiano. Em alemão, ele não ia entender. Inglês eu também não falo, mas tentei dizer ali que ele falava muito. Acho que ficou bem claro para ele. Eu falei "you speak so much", mas a pronúncia eu acredito que não foi muito boa. Fiz aquele velho gesto bem típico brasileiro, que todo mundo já sabe o que significa.

Luiz Gustavo não fez sucesso quando jogava no Brasil. Ele se profissionalizou no Corinthians de Alagoas e, aos 20 anos, foi para o Hoffenheim, em 2007. Lá se destacou até ser negociado com o Bayern de Munique, em 2001. Em pouco tempo já ganhou quatro títulos pelo atual clube. Foram a Liga dos Campeões, o Campeonato Alemão, a Copa da Alemanha e a Supercopa da Alemanha. Antes desconhecido, Luiz Gustavo quer faturar a Copa do Mundo para conquistar de vez o carinho da torcida brasileira.

Nenhum comentário

comentar
Sitevip Internet