Notícias / Arena Pantanal

19/05/2014 - 11:47

Área médica da Arena diz estar pronta para Copa, mas não há elevador para urgências

Da Redação - Darwin Júnior

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa

Equipes dos Bombeiros e Samu são responsáveis pelo atendimento de urgência ao público na Arena Pantanal

Equipes dos Bombeiros e Samu são responsáveis pelo atendimento de urgência ao público na Arena Pantanal

Embora o setor de atendimento médico aos torcedores da Arena Pantanal se afirme pronto para operar na Copa do Mundo, uma cena causou espanto à imprensa neste domingo, quando um homem sofreu desmaio e teve que ser encaminhado com urgência para um hospital. O paciente, motorista da Secom (Secretaria de Comunicação Social de Mato Grosso), identificado por Francisco Monteiro da Silva, 63 anos, foi levado de maca pelas escadas por falta de um elevador para esse tipo de transporte. 

Leia mais:
Copa do Mundo: setor de saúde está bem preparado, diz secretário
Profissionais da saúde recebem capacitação para a Copa 2014

O motorista caiu no nível 30 da Arena, sofrendo um corte na mão direita. Ele foi transportado para hospital pela equipe médica em uma ação que envolveu profissionais do Samu e Corpo de Bombeiros. O paciente teria sofrido mal estar causado por uma forte labirintite que o levou a se desequilibrar. Medicado imediatamente, foi liberado. No entanto sua situação chamou a atenção pela falta de um acesso rápido até o centro médico.

Ao falar sobre o caso em entrevista coletiva, o coordenador de assistência médica da Arena Pantanal, Fábio Liberali argumentou que o paciente foi conduzido pelas escadas por estar em uma prancha rígida (inadequada para elevadores) por ser mais seguro no caso de um travamento da porta do elevador. "O atendimento foi rápido e com toda segurança", disse o médico, informando que a estrutura montada na Arena Pantanal conta com a mesma configuração da Copa: quatro leitos de UTI e 130 profissionais capacitados para atendimento em urgências. No caso do motorista que desmaiou, o protocolo prevê uma ação de três minutos, até sua entrada em uma ambulância.

Liberali frisou que essa estrutura tem que estar preparada para atendimentos em situações alarmantes. Ele revelou que em jogos da Copa do Mundo, a média é de 90 atendimentos em um único jogo. Na Arena Pantanal, a média tem sido de 20 atendimentos - no primeiro jogo-teste, 28 pessoas passaram pelo núcleo de atendimento. Foram casos diversos que vão desde alergia, cólicas renais, até desmaios.

Na Copa do Mundo, serão 33 médicos aptos para trabalhar na Arena, com o apoio de nove postos de atendimento, sendo oito para o público e um para atletas. Também haverão quatro leitos de UTI e uma rede pronta para receber pacientes como os hospitais Santa Rosa, São Mateus, Amecor, Femina e Jardim Cuiabá. Pelo SUS, o atendimento será feito pelo Hospital Metropolitano de Várzea Grande que terá estrutura apropriada para trabalho durante o Mundial. 

Leia outras notícias do Mundial 2014 no Olhar Copa
por cillmar, em 19/05/2014 às 16:44
os elevadores são pequenos e com masi de seis pessoas travam ... sem falar no sinal de celular ... péssimo ... como os turistas irão enviar fotos mensagens e fazerem ligações ???
por Roberta, em 19/05/2014 às 14:21
Vc não pode passar mal no anel superior, só no anel inferior, senão.... dançou véi....
por eduardo freitas, em 19/05/2014 às 14:07
Tudo que esta sendo feito em Cuiabá, e sem duvida para melhorar, mas alem do atraso das obras, o acamento é de qualidade duvidavel., vejamos o gramado do estadio, horivel para quem ve pela TV., falhas e riscos indecifraveis. Mas como disse acima mesmo com todos os problemas teremos uma nova Cuiabá.
por andre silva, em 19/05/2014 às 13:17
Engraçado. Acabei de assistir o Jornal da Gazeta agora meio dia onde sempre o apresentador Lucio Sorge alfineta, critica e faz ironias aos politicos e assuntos da secopa. mas hoje entrevistando o Mauricio da secopa, o mesmo parecia um santinho, quietinho, nao criticou, fazia perguntas bestas. RESUMINDO, QUANDO E PRA FALAR AS COISAS NA CARA, ELE FICOU IGUAL UMA MOCINHA................ E SEMPRE ASSSIM, QUANDO UM APRESENTADOR DE JORNAL CRITICA AS PESSOAS, E QUANDO TEM OPORTUNIDADE DE FALAR NA CARA, FICA TUDO COM SORRIZINHOS AMARELO. IGUAL TONINHO DE SOUZA, IGUAL VALTER RABELO....................... FRACOS, FRACOS.
por EDSON, em 19/05/2014 às 12:06
Afinal, tem ou não tem elevadores funcionando, porque na matéria isso não ficou claro.
Sitevip Internet