Olhar Direto

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Notícias | Economia

PF prende 17 por fraude no comércio exterior e busca empresário em SP

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira 17 pessoas durante a operação Duty Free, cujo objetivo é desarticular um grupo suspeito de fraude em atividades de comércio exterior. A PF ainda busca mais um acusado, um empresário de São Paulo, que ainda não foi encontrado.


Segundo a Polícia, que contou o apoio do Ministério Público Federal, entre os presos estão advogados, empresários e servidores públicos. O grupo era especializado em crimes ligados à área do comércio exterior e atuava nos Estados de São Paulo e Espírito Santo.

Foram mobilizados 200 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisões preventivas e 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Vitória, Vila Velha, Viana, Castelo, Alfredo Chaves, Anchieta, Conceição da Barra e Cariacica, todas no Estado do Espírito Santo, além da cidade de São Paulo.

Segundo a PF, as investigações, iniciadas em fevereiro de 2009, revelaram que o grupo criminoso conseguia, com ajuda de servidores da Receita Federal, facilidades e agilidade em processos de importação, prestação de consultorias e reiteradas interposições fraudulentas, em troca de dinheiro e outras vantagens.

O grupo também teria se beneficiado de um contrato firmado com o Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santos), além de fraude em licitação com uma prefeitura do interior do Estado do Espírito Santo. A PF não informou o prejuízo estimado com a fraude.

Os presos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e ativa, advocacia administrativa e contrabando e descaminho. Se condenados, as penas máximas podem chegar a 46 anos de prisão. Não há ainda informação sobre valores sonegados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet