Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Irã está disposto a diálogo "justo e de respeito mútuo" com Ocidente

O Irã está disposto a manter "um diálogo justo e de respeito mútuo" sobre a questão nuclear com o Ocidente, ao qual apresentará um pacote de propostas, disse nesta segunda-feira o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. EFE


Em entrevista coletiva no palácio presidencial, o líder ultraconservador advertiu, no entanto, que seu país jamais negociará o que considera "os direitos óbvios de nosso povo".

"Estamos dispostos a manter conversas e trocar pontos de vista em uma direção correta para resolver os desafios do mundo, mas o Irã nunca negociará os evidentes direitos de nosso povo", acrescentou Ahmadinejad.

Neste sentido, insistiu em que Teerã também espera uma mudança de atitude por parte do Ocidente, que acusa o Irã de ocultar, sob seu programa civil, outro de natureza militar cujo objetivo seria a aquisição de armas atômicas.

O Irã nega as alegações e reitera que sua meta é a aplicação em projetos pacíficos, como a geração de eletricidade.

"Se os representantes de certos países ocidentais e dos Estados Unidos querem tomar decisões finais, esperamos que mudem sua atitude, ao que o Irã daria as boas-vindas", explicou.

O denominado grupo 5+1, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) mais Alemanha, se reuniu na semana passada neste último país para analisar o programa nuclear iraniano e planejar uma estratégia para o futuro.

Sobre a mesa, planejou a opção de endurecer as sanções econômicas se se considerar que o Irã não colabora o suficiente, uma opção que respaldam países como França e Alemanha, mas que não parece desfrutar de quorum.

A este respeito, Ahmadinejad ressaltou hoje que do ponto de vista iraniano "o expediente nuclear está fechado" e que seu país só deve tratar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"De nossa posição, a questão nuclear terminou. Prosseguiremos com nosso trabalho no marco das regulações mundiais e em colaboração com a AIEA", destacou.

Ahmadinejad assinalou, no entanto, que seu país enviará esta semana um novo pacote de propostas ao 5+1.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet