Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Política MT

esquema

Servidor pode ser 'peça-chave' para revelar esquema de vendas de sentenças no TJMT

05 Mai 2010 - 08:00

De Brasília - Marcos Coutinho/ Da Redação - Kelly Martins

Um dos servidores afastados do setor de informática do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pode ser “peça-chave” para a investigação que visa apurar denúncias de fraudes na distribuição de processos e esquema de venda de sentenças, segundo informaram fontes do Poder Judiciário.


O afastamento ocorreu após determinação do presidente do TJMT, desembargador José Silvério Gomes, diante de fato ocorrido no dia 5 de março, quando uma pessoa foi surpreendida em uma das máquinas do sistema, levantando suspeita de alteração da configuração que opera a distribuição.

Ao todo três servidores foram afastados da instituição. A investigação está sob a supervisão do desembargador Marcio Vidal que juntamente com uma equipe realiza auditoria técnica para apurar a fragilidade no setor de informática. Segundo as mesmas fontes, o servidor estaria disposto a colaborar com informações.

A auditoria deverá ser concluída até o dia 15 de maio e já constatou vazamento de voto de um magistrado em processos, antes mesmo que fossem levados em Plenário. A informação contida no relatório também revela que servidores desligados do Poder Judiciário têm acesso a rede de arquivos e ao sistema de informática do TJMT.

As denúncias levaram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criar uma comissão para inspecionar o sistema de informática TJMT. A investigação, determinada pelo corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, começa a partir do dia 20 de maio e tem o prazo de 30 dias para a conclusão.

Vidal explica que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá realizar perícias técnicas nos computadores do Departamento de Informática para somente depois, concluir o relatório.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet