Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

Stephanes: agropecuária deve manter nível de emprego em 2009

- O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que, em uma avaliação geral, o nível de emprego na agropecuária deve se manter em 2009. "No geral, o quadro não nos indica um desemprego maior, a não ser em questões pontuais", disse o ministro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho apontam que, em 2008, foram criados 18.232 empregos na agropecuária brasileira, alta de 1,22% sobre 2007. Em dezembro, no entanto, 134.487 vagas formais no setor foram fechadas. 


Stephanes disse que o setor que efetivamente desempregou foi o da cana-de-açúcar, responsável por 60% dos cortes no mês passado. "Grande parte disso é por causa do fim da safra e também porque o setor efetivamente está apertado e enfrenta uma crise. E, quando há o aperto, diminuem os custos e acabam também demitindo", afirmou o ministro em entrevista à Agência Estado.

Além da cana, as áreas pontuais que deverão ter problemas de desemprego na agricultura serão na queda da produção do algodão, embora parte da área seja substituída por outros produtos, e no cultivo do café, que passa por dificuldade. "Mas o governo estuda como intervir e se tivermos sucesso nas medidas, isso pode mitigar o eventual desemprego na cafeicultura, que tem muita mão-de-obra", disse Stephanes. Ele citou ainda problemas pontuais de desemprego na fruticultura no Nordeste, pelo alto nível de dependência do mercado externo, na suinocultura e na avicultura.

Ainda de acordo com o ministro, a previsão de quebra de 7% a 8% na safra de grãos também deve atingir o mercado de trabalho na agropecuária, principalmente com os impactos da seca na Região Sul, que trarão uma quebra de 30% na produção local de soja e entre 20% e 30% nas de milho e feijão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet