Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

JUSTIÇA ELEITORAL

Falha de partidos pode atrasar julgamento de candidaturas

Falhas cometidas por candidatos, partidos políticos e coligações, no que diz respeito àsdocumentações exigidas pela Legislação, podem levar o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) a ter dificuldade em cumprir o prazo estabelecido para o julgamento das candidaturas, que se encerra no próximo dia 5 de agosto.


Além de deixar para a última hora o registro de candidaturas, os partidos e coligações deixaram de usar o sistema digital Candex, que proporciona agilidade aos trabalhos daJustiça Eleitoral. Os registros manuais de candidatura, via protocolo e em formaprocesso físico (papel) foram agravados pela falta de documentação em quase 100% dos casos.

O Candex gera em um arquivo toda a documentação para o registro das candidaturas. Osistema emite automaticamente o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários(DRAP), o Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) e a declaração de bens dos candidatos. A quase totalidade dos registros de candidaturas de forma manual e sem a documentação necessária, dificultou o andamento dos trabalhos da Secretaria Judiciária.

Nos plantões noturnos e de final de semana, a Secretaria teve que analisar, de formamanual, as 404 candidaturas, checar qual a documentação que faltava em cada processo, e notificar os candidatos para apresentar os documentos, em um prazo de 72 horas a partir da notificação.

Em junho passado, o TRE/MT promoveu treinamento com representantes dos partidos políticos sobre a operacionalização do sistema de registro de candidaturas (Candex), módulo externo. Na ocasião, também foi explicado aos partidos e coligações a documentação exigida para o registro de candidatura. Contudo, poucos representantes de partidos políticos participaram do treinamento.

Com informações do TRE-MT
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet