Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

Desafio do Brasil Alfabetizado é fazer integração com programas socias, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se hoje (27) com os secretários de Educação da região Nordeste para discutir a aceleração do Programa Brasil Alfabetizado, que teve início no ano passado e pretende, até 2010, ensinar 3,9 milhões de pessoas a ler e escrever.


A ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o ministro, "é de que não falte recursos para o programa, que enseja também oportunidade de emprego nas pequenas cidades, para alfabetizadores de nível médio".

Um dos maiores desafios, de acordo com o ministro, é fazer a integração desse trabalho com os programas sociais do governo, de forma que, além da educação, as pessoas também tenham acesso à saúde e a outros benefícios que conferem cidadania.

O programa também prevê a oferta de transporte e a entrega de óculos aos alunos que possuem problemas visuais. Outro objetivo do programa é a atualização da documentação pessoal desse público. Fernando Haddad destacou que a média de idade da maior parte dos analfabetos, no país, é 54 anos. Apenas no Nordeste, a maior parte dos analfabetos tem menos de 50 anos.

O Programa Brasil Alfabetizado contribui para reduzir as desigualdades existentes no Norte e Nordeste, onde o analfabetismo caiu 20% nos ultimos dois anos. O foco do programa, é levar alfabetização a 1.928 municípios, 84% dos quais situados na região Nordeste.

Para o ministro da Educação, "ao contrário do que pensa uma parte do público, a educação não resolve todos os problemas do cidadão; por isso há necessidade de integração com setores sociais e de saúde".

Na tarde de hoje (27), o ministro se reúne com os secretários de Educação da Amazônia Legal, na sala de atos do Ministério da Educação, para continuar a troca de idéias sobre o desempenho e os resultados do programa Brasil Alfabetizado.

Um dos obstáculos citados pelo ministro para a promoção da alfabetização é conseguir mobilizar os cidadãos que estão na faixa de 54 anos de idade, especialmente aqueles que moram no campo, fazer exames oftalmológicos e usar óculos para poder aprender a ler.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet