Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ufa !

Polícia cumpre nove mandados em inquérito que apura maquinários

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (26) pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Administração Pública (Defaz), nas investigações do superfaturamento de R$ 44 milhões detectado na aquisição de  máquinas.


Os mandados foram expedidos pelo juiz da 15º Vara Especializada do Crime Organizado, José Arimateia Neves Costa, responsável pelo inquérito.

A ação corre sob sigilo, porém as informações dão conta de que seis mandados foram cumpridos em residências de Cuiabá, um em Goiânia (GO) e dois em Belém (PA), sendo todos de pessoas investigadas no inquérito policial. Documentos e equipamentos teriam sido recolhidos pelos policiais.

Conforme a Polícia Civil, a investigação sobre a aquisição de 705 máquinas e caminhões pelo Governo por meio do programa "MT 100% Equipado" deverá ser concluída nos próximos dias e as informações repassadas à sociedade.

Os maquinários foram distribuidos pelos 141 municípios e a Auditoria-Geral do Estado (AGE) foi quem apontou  no relatório final o sobrepreço de R$ 44,4 milhões, o montante equivale a 22% pagos a mais.

As investigações chegaram a ser  suspensas pelo do juiz  José Arimatéia, logo, as perícias que eram realizadas nos municípios mato-grossenses também ‘pararam’. Após decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que expediu liminar, afirmando não haver conflito de competência das justiças estadual e federal para apurar o crime, Arimatéia deliberou pela continuidade das apurações.

A delegada explica que técnicos ainda continuam a percorrer o Estado para as perícias nas máquinas restando ainda 37 dos 141 municípios a serem visitados.

O suposto superfaturamento também serviu como arma eleitoral durante a campanha ao governo, sendo usada por adversários que tentaram evitar a reeleição de Silval Barbosa (PMDB).

O candidato derrotado Wilson Santos (PSDB) ingressou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) pedindo a instauração de investigação judicial eleitoral no caso do superfaturamento.

Além disso, o vazamento do depoimento de um empresário, que integra a lista de pessoas que venderam as máquinas para o Governo, dois dias antes das eleições (3 de outubro), também provocou uma verdadeira guerra nos bastidores da política.

O Olhar Direto publicou com exclusividade o documento. Porém, o juiz José Arimateia notificou todos os veiculos de comunicação da capital para que retirassem a publicação referente aos trechos do depoimento.

 O empresário confirmou um esquema envolvendo as empresas que participaram do certame licitatório e a cobrança de uma comissão, que partiu do ex-secretário de Infraestrutra, Vilceu Marchetti, e que supostamente seria para a campanha  do ex-governador Blairo Maggi (PR), que foi eleito senador.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet