Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

TRE sorteia urnas de Cuiabá e Poconé para votação paralela

Em sorteio realizado na manhã deste sábado (30/10), foram identificadas as duas urnas eletrônicas que passarão pelo procedimento de auditoria conhecido como votação paralela.


Em Cuiabá, a urna da seção 284, que funciona na escola Desembargador José de Mesquita, foi recolhida e será armazenada no prédio sede do Tribunal Regional Eleitoral(TRE), onde ficará sob a guarda da Polícia Federal até o inicio do procedimento, marcado para 8 horas da manhã de domingo.

A urna escolhida proveniente do interior do Estado pertence ao município de Poconé, a 100 quilômetros da capital, Cuiabá. Servidores do TRE-MT, acompanhados dos fiscais de partidos e também da Polícia Federal, se dirigiram até a cidade para retirar a urna da seção número 31, que funciona na escola Estadual Marechal Rondon. A urna também será armazenada no TRE, sob guarda da Polícia Federal, até o início do procedimento de auditoria, que possibilita a qualquer pessoa averiguar a contabilidade eletrônica dos votos.

No sorteio para o segundo turno, a comissão de auditoria, presidida pelo juiz Lídio Modesto, em decisão conjunta com os representantes dos partidos políticos, limitou a distância para sorteio em um raio de 300 quilômetros, privilegiando assim os municípios mais próximos da capital. O objetivo era possibilitar o acesso mais rápido aos equipamentos.

Compareceram no sorteio os representantes dos partidos PMN, Adão Barbosa Garcia; do PRTB, Samuel L. Silva; e do PSDC, Marcellos Alderete. Os três partidos formam a coligação “O Povo no Poder”, que concorreram juntos aos cargos proporcionais disputados nas eleições de 3 de outubro.

No domingo, num ambiente especialmente preparado para o evento, com câmeras filmando toda a operação, serão lançados nas urnas eletrônicas os votos em cédula de papel preenchidos por alunos de escolas públicas da capital. Às 17 horas, as urnas emitirão o boletim eletrônico, cujos resultados serão comparados com os números apurados nas urnas de lonas contendo os votos em cédula. O objetivo do procedimento é garantir à população a confiabilidade e a segurança do voto eletrônico.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet