Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Itália pede a Lula que reconsidere asilo político a Battisti

O ministério italiano das Relações Exteriores pediu nesta quarta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que reconsidere a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de conceder asilo político ao ex-ativista italiano de extrema-esquerda Cesare Battisti.


"A Itália faz um pedido ao presidente Lula para que sejam tomadas todas as iniciativas possíveis, dentro da cooperação judicial internacional na luta contra o terrorismo, para uma revisão da decisão judicial adotada", afirma o comunicado da chancelaria.

O ministério manifesta ainda sua "viva surpresa e lamenta profundamente" a decisão do ministro da Justiça do Brasil.

"Cesare Battisti é um terrorista responsável por delitos muito graves, que não têm nada a ver com o estatuto de refugiado político", destaca a nota da chancelaria italiana.

Tarso Genro concedeu na terça-feira o estatuto de refugiado a Battisti, de 52 anos, condenado na Itália à prisão perpétua por quatro homicídios que teria cometido entre 1977 e 1979.

O secretário de Estado do Interior italiano, Alfredo Mantovano, denunciou como "grave ofensa" a decisão do Brasil de conceder asilo político a Cesare Battisti, "um terrorista autor de várias mortes", segundo a agência Ansa.

"O governo italiano não pode aceitar tal decisão, em particular por causa do respeito às vítimas e seus familiares", criticou Mantovano.

Battisti, detido no Brasil em 2004 depois de fugir da França, onde havia passado mais de 10 anos, alega que é inocente dos crimes a ele atribuídos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet