Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Política MT

íntegra

Afastamento de Pagot 'fragiliza' politicamente Maggi e o PR de MT (Leia íntegra da matéria da Veja)

A decisão da presidente Dilma Rousseff em determinar que o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, afaste o diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, e outros indicados do PR no ministério e na autarquia, por causa de supostos esquemas de desvio de recursos de obras federais, acaba por enfraquecer , por tabela, o senador Blairo Maggi (PR/MT) e a sigla republicana em Mato Grosso.


Manter Pagot no cargo sob intenso 'fogo amigo' cruzado seria uma missão difícil, mas o senador republicano parece ter lavado as mãos há muito tempo, pois seu afilhado estava no epicentro de toda sorte de críticas em níveis de Congresso Nacional e de Planalto. Mesmo com Antonio Pagot sob fogo cerrado da oposição, de modo especial do senador Mário Couto (PSDB-PA), não houve defesa do congressista republicano.

Contudo, atrelar Maggi aos supostos esquemas revelados pela Veja seria insensatez, desfaçatez ou até mesmo maldade, mas, por uma questão óbvia de dedução, o escândalo respinga em todos os líderes republicanos.

Resta saber qual será o comportamento do senador mato-grossens, que foi aliado de primeira hora do ex-presidente Lula no segundo turno das eleições de 2006, diante a aguda crise instalada a partir das denúncias da hebdomadária publicação.

A semana que começa domingo, realmente promete, porque a reportagem da revista "O Mensalão do PR" é bombástica em todos os aspectos, mas sobretudo porque revela o quanto o fogo amigo tem sido vazado para a chama grande imprensa e gerando crises no âmago do governo Dilma.

Diga-se de passagem, os vazamentos, que já derrubaram até o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil), têm sido importantes para o país, porque revelam o quão graves são as denúncias de corrupção no governo federal e o peso nada positivo do passivo lulista para a atual gestão.

A despeito da troca de farpas na base governista, a crise chegou no colo de lideranças políticas estaduais e os desdobramentos, comparações, análises e conjecturas serão inevitáveis. Ex-governador de Mato Grosso por mais de sete anos, Maggi realizou o mais audacioso programa rodoviário do país, em parceira com os produtores rurais (sojicutores e cotonicultores), tendo Pagot como seu braço executor.

Deu certo nos primeiros quatro anos de gestão, quando a gestão Blairo Maggi ia de vento em popa. E de certo modo, o programa implementado pela dupla (Maggi-Pagot), em regime de parceria com ruralistas, foi revolucionário e cacifou a indicação pantaneira para a Direção Geral do Dnit, um dos cargos mais cobiçados da República.

Nos bastidores da base situacionista, Pagot entrou para o staff federal, ainda na gestão Lula, na "cota do senador Maggi e do PR de Mato Grosso". Em suma, a decisão da presidente abala as estruturas republicanas em solo mato-grossense, inegavelmente, sobretudo desgasta Maggi. 

Padrinho político de Pagot, Maggi sabia da importância estratégica de indicá-lo para a direção geral do Dnit e contou com aval até mesmo do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT), ex-PL.

Fagundes era desafeto de Maggi (ex-PPS) por conta de conjunturas políticas em Rondonópolis, base eleitoral de ambos os líderes republicanos, mas os dois líderes se uniram politicamente para fundar o PR no Estado,
 
E, a posteriori, para referendar a indicação de Luiz Antonio Pagot para o Dnit, porque sabiam que o cargo poderia tirar o Estado do atraso secular em termos de infra-estrutura e logística. Vinha dando certo, visto que o orçamento para as obras em Mato Grosso aumentou significativamente.

Mais informações em instantes/Primeira atualização às 06h40 de domingo/Segunda atualização às 08h13

Leia íntegra da matéria abaixo: páginas de 1 a 10

Página 1           Página 6

Página 2           Página 7

Página 3           Página 8

Página 4
           Página 9

Página 5           Página 10
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet