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Domingo, 28 de abril de 2024

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Empreiteira de MT possui contrato com Dnit

Uma empresa do ex-tesoureiro de campanha do senador Blairo Maggi (PR-MT) assinou no ano passado contrato de R$ 206,4 milhões com o Ministério dos Transportes, que o congressista pode assumir após a queda do ex-ministro Alfredo Nascimento.


A empresa é a Lotufo Engenharia, que tem como sócio Mauro Carvalho, também filiado ao PR. Ele coordenou as finanças da campanha de reeleição de Blairo ao governo de Mato Grosso, em 2006.

No momento da concorrência e da assinatura do contrato, o diretor-geral do DNIT era Luiz Pagot, amigo de Carvalho e nomeado por indicação do senador.

Pagot foi afastado no último sábado por ordem da presidente Dilma Rousseff. Antes de ele assumir o Dnit, a Lotufo nunca havia ganho licitações federais.

Em abril de 2010, um consórcio que reunia as empreiteiras Lotufo, Agrimat e Cavalca venceu concorrência do DNIT para "implantação, pavimentação e restauração" da BR-163 no Pará.

O contrato foi assinado em junho. Três meses depois, a Lotufo registrou na Justiça Eleitoral sua única doação no ano passado: R$ 250 mil para Blairo Maggi. O primeiro pagamento à Lotufo (R$ 128,5 mil) saiu em outubro, após a eleição do senador.

Mauro Carvalho representa a empresa na Federação das Indústrias de Mato Grosso e frequenta suas reuniões, segundo uma funcionária.

Até agora, o governo já pagou R$ 5 milhões à Lotufo relativos às obras. Mais R$ 10,4 milhões foram para as outras participantes do consórcio.

Em 2007, antes da sabatina no Senado para dirigir o DNIT, Pagot disse à Folha que Carvalho era um amigo, com quem trabalhou na campanha de Blairo à reeleição.

À época, relatório da Assembleia Legislativa de Mato Grosso mostrou que, em sua gestão na Secretaria Estadual de Infraestrutura, os repasses à Lotufo cresceram cerca de 2.637%.

Blairo nega favor a empreiteira de seu aliado

O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse manter "relação de amizade" com Mauro Carvalho, mas negou interferência no contrato de sua empresa com o Dnit. "Não tenho relação comercial com ele."

O diretor-geral do DNIT, Luiz Pagot, afirmou que não interfere em licitações e que o consórcio da Lotufo Engenharia foi escolhido em concorrência regular.

Mauro Carvalho não ligou de volta, assim como as construtoras do consórcio."
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