Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

OPINIÃO

Coluna do Auro Ida: jornalista defende Blairo nos Transportes

Auro Ida é jornalista em Mato Grosso e articulista do Olhar Direto

Auro Ida é jornalista em Mato Grosso e articulista do Olhar Direto

O jornalista Auro Ida, articulista do Olhar Direto, escreveu um artigo sobre a possível ida do senador Blairo Maggi (PR) para o Ministério dos Transportes e defendeu a nomeação do parlamentar para o primeiro escalão do governo Federal. Para ele, a campanha difamatória da mídia nacional deve-se aos interesses das regiões Sul e Sudeste que querem retomar o comando da pasta.


Confira a íntegra do artigo

As aves de mau agouro, os invejosos, os fracassados etc estão furiosos. É que a presidente Dilma Rousself convidou o senador Blairo Maggi (PR-MT) para assumir o Ministério dos Transportes, no lugar do senador Alfredo Nascimento (PR-AM). Convenhamos, deixando de lado o bairrismo, é uma troca da água para o vinho, do polí­tico tradicional pelo empresário competente. Quem tem a ganhar com isso, é o país.

Mesmo assim, a imprensa nacional tenta encontrar empecilhos para que Maggi venha aceitar o convite. Mas por que? Simples: os interesses em jogo é incalculável e, lógico, que o centro-sul deseja assumir novamente o controle da pasta, como era antigamente. O PR quebrou esse "status quo" ao indicar, ainda no governo Lula, o senador Alfredo Nascimento e agora, para manter o comando do Ministério, o senador Blairo Maggi.

Isso incomoda e se procura criar chifres em cabeça de cavalo. Tentam, primeiro, reelembrar o fato do Greenpeace ter dado o prêmio simbólico de motoserra de ouro. Humilde, Maggi reviu os seus conceitos sobre o desenvolvimento da agricultura e, dessa forma, contribuiu para que o desmatamento em Mato Grosso caisse drasticamente durante o seu governo, tendo sido, inclusive, ultrapassado pelo Pará.
Tentam ainda responsabilizá-lo pelo escândalo dos maquinários. Do Ministério Público a imprensa (nenhum dos dois falam isso), foi Maggi quem encaminhou, primeiro, a denúncia a Auditoria Geral e, depois, ao MPE pedindo investigacão sobre o caso. Ou seja: não tergiversou e não jogou o caso para debaixo do tapete, quando nem a oposicão sabia do caso. Teve a coragem e a determincão para pedir a elucidacão dos fatos.

É importante para Mato Grosso que Blairo Maggi aceite assumir o Ministério dos Transportes. É só fazer um comparativo da gestão de Luiz Antonio Pagot em frente ao Dnit. "É só andar pelo Estado e ver as obras feitas pelo Dnit", diz o d eputado Percival Muniz (PPS), oposição. As rodovias federais, antes quase intrasitáveis, hoje estão boas condicões. Só não exerga isso, quem não quer, ou quem guarda mágoa no coracão.

Por isso, a possí­vel ida de Maggi para o Transportes é um fato que poderá incrementar ainda mais a melhoria do sistema de infra-estrutura de transportes no Estado, dotando Mato Grosso da logí­stica para o setor seja rodoviário, hidroviário e ferroviário. Poderá acontecer uma verdadeira revolucão no setor.

Além disso, vale registrar, desde que o ex-governador Dante de Oliveira, falecido em 2006, assumiu o Ministério da Reforma Agrária, no governo Sarney, ninguém mais ocupou um cargo de primeiro escalão na esfera federal. Considerado a Califórnia brasileira, Mato Grosso merece estar ocupando um assento no Ministério e, a despeito da intriga e inveja, ninguém melhor do que Blairo Maggi para representar o Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet