Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Presídios superlotados

MT não está preparado para nova lei de prisão preventiva, afirma Lessa

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estima que a nova lei que dispõe sobre mudanças na Justiça Criminal reduzirá cerca de 50% da população carcerária de Mato Grosso. No entanto, de acordo com o secretário da pasta, Paulo Lessa, o Estado ainda não está preparado atender a nova lei.


A secretaria ainda abrirá a licitação para a compra as tornozeleiras eletrônicas, que possibilitam o monitoramento dos presos que forem soltos. A expectativa é que com a nova legislação, o inchaço nos presídios diminua. O Estado atualmente tem 12 mil presos, no entanto, sua capacidade carcerária comporta, em tese, apenas 5,7 mil.

Para Lessa, a nova legislação aumentará as chances de os reeducandos de serem ressocializados. Segundo ele, fora dos presídios, os infratores poderão ter contato com a família e desenvolver algum tipo de trabalho. “Os presídios estão, muitas vezes, operando como escolas do crime”, argumenta.

A nova legislação visa combater a superlotação dos presídios, mantendo presos apenas casos em que a condenação seja superior a quatro anos. Os casos cuja condenação for inferior poderão ser punidos com medidas cautelares, como o comparecimento periódico ao Fórum, proibição de frequentar determinados lugares, afastamento de pessoas etc.

Outro ponto da Lei 12.403/2011 proíbe pessoas presas provisoriamente de ficar junto com indivíduos já condenados, nos termos da lei de execução penal, justamente para evitar as ‘escolas do crime’, citadas por Lessa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet