Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

punição severa

Presidente Nacional da OAB defende expulsão de advogados criminosos

O presidente nacional da Ordem dos advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, defendeu punição com rigor máximo - afastamento e/ou exclusão - os advogados envolvidos em crimes como no caso da morte do prefeito de Novo Santo Antônio, Valdemir Antônio da Silva (PMDB), Quatro Olhos. O suposto mandante do crime seria o advogado Acácio Alves Souza, foragido da justiça desde o dia 6 de agosto quando foi expedido o mandado de prisão temporária contra o acusado.


“A Ordem é muito ciente do seu papel e do papel do próprio advogado. É fundamental para que ela tenha a credibilidade e a respeitabilidade da sociedade, que o advogado seja ético na sua atuação. Portanto, a Ordem não abre mão disso. Tanto que em todas seccionais, temos tribunais de ética e disciplina, que efetivamente são os guardiães dessas garantias que a profissão deve ter”, afirmou

Segundo o Cavalcanti, a OAB tem ‘cortado na própria carne’, quando necessário. “É evidente que seria falacioso dizer aqui que não há colegas que erram muitas vezes até de boa fé, mas outras de má fé mesmo, se envolvendo com o crime em algumas situações, e precisa ser corrigido isso. Nós não podemos tal qual em qualquer profissão pensar na exceção e sim na regra".

"Quem segue as regras são profissionais sérios, habilitados e com plenas condições de defender bem o cidadão brasileiro, mas quando há a exceção, a Ordem age de uma forma efetiva, e muitas vezes vem afastando provisoriamente o advogado até que em 90 dias se julgue o processo. Existem muitos advogados que chegam a ser excluídos da advocacia por conta de sua atuação fora”, emenda.

Avaliando o histórico de brigas e discussões, além da disputa política entre o prefeito e Acácio, o advogado tornou-se o principal suspeito. Porém, as investigações continuam e a polícia não descarta o envolvimento de outras pessoas. O inquérito deve ser concluído até o próximo dia 23, quando completa 30 dias da morte do prefeito. O 'Quatro Olhos', como era conhecido o prefeito, foi executado com três tiros, na noite de 23 de julho quando chegava em casa.

Atualizada e corrigida às 22h58
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet