Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Comunitários exigem e Galindo aceita ampliar debate sobre a concessão do saneamento

16 Ago 2011 - 16:00

Assessoria/ União Cuiabana de Associações de moradores de bairro

O sistema de saneamento de Cuiabá não será privatizado e o edital de concessão não par ao novo modelo de gestão não vai ser lançado sem que haja uma ampla discussão com o movimento comunitário e a sociedade organizada. O compromisso foi firmado pelo prefeito Francisco Galindo Filho (PTB) com o movimento comunitário de Cuiabá, durante reunião na Casa do Comunitário, sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), em mais de quatro horas de reunião, na noite desta segunda-feira (15/08).


O presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, justifica que o principal objetivo foi alcançado: a abertura do diálogo. “Para começar, sem dúvida, foi um passo de suma importância para as comunidades”, assegura ele.

Chico Galindo ouviu pacientemente os pronunciamentos de 37 líderes, com média de quatro minutos, cada. Édio Martins classificou como importante vitória a garantia de que a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) não será privatizada. “Os comunitários foram ouvidos, o que não aconteceu antes da votação do projeto na Câmara Municipal”, aponta Martins de Souza.

“Os senhores, como líderes comunitários, estão na ‘ponta’, sempre ouvindo as reivindicações das comunidades e sendo cobrados. Então, precisamos que esse diálogo seja ampliado para melhorar a interlocução com a população, em geral”, argumenta Galindo. Ele admite terceirizar o sistema por 20 ou 30 anos, mas o patrimônio permanece sendo da municipalidade, assim como o controle da tarifa e a fiscalização dos serviços.

O presidente da Ucamb afirma que, por princípio, é contrário à privatização, mas admite debater a concessão terceirizada. “Do jeito que está o saneamento, não dá pra ficar. Além do mais, aqui houve um evento histórico, porque nunca vão ouvi dizer que um prefeito, em qualquer época, sentou-se para ouvir atentamente quase 40 líderes comunitários”, argumenta Jonail da Costa Silva, presidente da Associação dos Moradores do Ribeirão do Lipa e secretário geral da Ucamb.

A presidente da Associação dos Moradores do Bairro Novo Paraíso II, Creuza Márcia Oliveira, disse ao prefeito da Capital que a solução da falta de água e a pavimentação asfáltica estão entre as prioridades de seu bairro. “Estamos clamando por água, senhor prefeito...!”, cobrou Creuza Márcia.

Chico Galindo tem nova reunião com o movimento comunitário na primeira segunda-feira do mês que vem, dia 5 de setembro. Serão debatidos, prioritariamente, saneamento, asfalto e saúde.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet