A fabricante alemã de veículos de luxo BMW sofreu no primeiro trimestre do ano uma perda líquida de 152 milhões de euros (US$ 202 milhões) pela queda das vendas e os elevados custos de refinanciamento.
A BMW informou nesta quarta-feira (6) que "o comportamento do grupo no primeiro trimestre de 2009 foi afetado pelas consequências da crise econômica e financeira internacional".
"Junto à forte queda do volume de vendas nos principais mercados, os números da BMW foram arrastados pelo
elevado custo do refinanciamento", disse a companhia.
A BMW teve no primeiro trimestre de 2008 um lucro líquido de 487 milhões de euros (US$ 648 milhões).
Estes resultados, que foram melhores que o previsto, impulsionaram com força suas ações, que na Bolsa de Frankfurt subiam 4%, a 28,56 euros, após a abertura da negociação.
As entradas entre janeiro e março caíram de 13,4%, para 11,509 bilhões de euros (US$ 15,307 bilhões), em comparação com o mesmo período do ano passado.
O grupo BMW prevê "que as condições empresariais continuarão difíceis no restante de 2009".