Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Sustentabilidade e agronegócio reúnem profissionais e produtores em Primavera do Leste

Preservação e produtividade foram as palavras de desafio lançadas pelo vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), o engenheiro florestal Joaquim Paiva de Paula, aos profissionais e produtores durante a abertura do 61º Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável (Simpas), na noite de segunda-feira, 2 de julho, em Primavera do Leste.


"A nobreza dessa entidade está na realização de eventos que trabalham a potencialidade da região. Há um conflito constante e desnecessário entre extremistas da preservação e da produtividade e nós devemos agir e pensar como "engenheiros", para discutir as questões que envolvam o agronegócio com o objetivo de contribuir para a criação de leis que condizem com a nossa realidade", afirmou Paiva.

Já o especialista em agronegócio da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Pinazza, que iniciou o ciclo de palestras, falou sobre "Tecnologia e Gestão no Agronegócio" com foco nos desafios da segurança alimentar e demonstrando que há opções de escolha, sejam elas convencionais, transgênicas ou orgânicas, desde que com base na ciência e na pesquisa.

"A população cada vez mais urbana possui uma demanda crescente de energia, alimentos e o campo precisa produzir cada vez mais. Também devemos levar em consideração que o padrão alimentar mudou bastante. De frutas, carnes e leite, passou-se a valorizar mais os alimentos funcionais para prevenir e combater doenças que surgem porque o mundo tem comida, mas se alimenta mal", problematizou.

Realizado há 21 anos por entidades nacionais ligadas diretamente ao agronegócio em todo o Brasil, o objetivo do evento é discutir com os profissionais o que há de mais moderno a ser aplicado no campo, para desenvolver a agricultura de modo sustentável. Pela segunda vez a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL) realiza o Simpas em Primavera do Leste. O primeiro ocorreu em 2006.

Energias renováveis, logística reversa, sustentabilidade, revolução verde, sistema de produção, integração lavoura/pecuária, conservação de solos, boas práticas para o uso de fertilizantes e commodities estarão em pauta durante os dias 02, 03 e 04. O Crea-MT também teve participação com o conselheiro e engenheiro agrônomo Walter Valverde que falou sobre o "Papel do Canal de Distribuição na assistência técnica e sobre Ética na prescrição da Receita Agronômica".

Também participaram do evento representantes da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Nacional de Defesa (Andef), Secretaria de Agronegócio Municipal, Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa-MT), Associação Nacional para Difusão de Adubo (Anda) e a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag). O 62º Simpas ocorrerá de 3 a 5 de setembro deste ano em Ituverava, São Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet