Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Sarney diz que vai nomear integrantes de CPI se líderes não indicarem os senadores

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira que vai cumprir "rigorosamente" o prazo de instalação da CPI da Petrobras na Casa Legislativa. Sarney afirmou que se os líderes partidários não indicarem até amanhã, no fim do dia, os senadores que vão integrar a comissão, ele próprio vai nomear os parlamentares --como previsto pelo regimento da Casa.


"Eu vou cumprir o regimento rigorosamente. A partir de amanhã, eles têm que apresentar e pelo que determinou o Supremo Tribunal Federal, os que não apresentarem eu nomeio", afirmou.

O prazo para as indicações dos senadores que vão integrar a CPI termina amanhã. A prerrogativa de indicar os integrantes da comissão é dos líderes dos partidos na Casa. O STF determinou que, se os líderes não indicarem os integrantes, o presidente do Senado tem o prazo de três sessões plenárias para escolher os membros da CPI.

A base aliada governista ficou com oito das 11 vagas de titulares na comissão, contra três senadores da oposição. Os líderes da base aliada do governo prometem indicar amanhã os nomes dos parlamentares que vão compor a comissão. Com a disposição de atrasar o início das investigações, os governistas articulam nomes alinhados com o Palácio do Planalto para evitar arranhões na imagem da Petrobras.

Entre os governistas, o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), já decidiu que não vai indicar os quatro senadores do partido que assinaram o requerimento de criação da CPI: Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE), Pedro Simon (PMDB-RS), Mão Santa (PMDB-PI) e Geraldo Mesquita (PMDB-AC). Como o PMDB orientou a bancada a não aderir à criação da CPI, Renan não está disposto a escolher senadores que desrespeitaram a sua orientação.

Os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO) já se mostraram dispostos a integrar a CPI. Jucá é cotado para assumir a relatoria, mas Renan nega já ter definido os nomes dos peemedebistas que vão integrar a comissão.

O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, é cotado para integrar a comissão. O nome de Mercadante é apresentado como um dos possíveis relatores da CPI, mas o PMDB tem resistências à indicação do petista. A disposição dos governistas é ficar com a presidência e a relatoria da CPI, os dois cargos de comando da comissão.

A oposição, por sua vez, também disputa a presidência da CPI. O DEM indicou o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA) para o cargo, na expectativa de que o governo aceite o nome do democrata --que tem o perfil sereno. O PSDB, por outro lado, tenta emplacar o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) na presidência da CPI, uma vez que o tucano foi responsável por reunir as assinaturas necessárias para a criação da comissão no Senado.

Mérito

Sarney evitou comentar o mérito da CPI da Petrobras ao afirmar que, por ser presidente do Senado, vai se manter isento nas discussões sobre a comissão. "Eu cumpro o regimento naquilo que ele determinar para que os trabalhos prossigam de modo que esta CPI encontre seus objetos, cumpra seus objetos. Ela é inteiramente do domínio dos políticos", afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet