Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Minc diz que vai à Câmara para explicar sua participação na "marcha da maconha"

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta terça-feira que vai atender à convocação da Comissão de Segurança Pública da Câmara para explicar sua participação na "marcha da maconha", realizada no início de maio no Rio de Janeiro.


A comissão aprovou, na semana passada, requerimento do deputado Laerte Bessa (PMDB-DF) com a convocação do ministro para esclarecer aos parlamentares o seu envolvimento na marcha --uma vez que Bessa considera que o ministro fez apologia à droga ao pregar a liberalização da maconha durante a marcha.

Minc rebateu as acusações do parlamentar ao afirmar que a marcha foi autorizada pela Justiça do Estado. Ao classificar de "hipócrita e ineficaz" a atual legislação antidrogas do país, o ministro disse que discutir a legalização da maconha não é fazer apologia do seu consumo.

"As pessoas têm o direito de expressar a sua opinião. No caso de pessoas públicas, isso é mais que um direito, é um dever. Eu não estava pedindo para descumprir alguma lei, eu estava questionando a necessidade de modificar a lei. A atual política em relação a drogas é ineficaz, no mundo inteiro a política repressiva aumentou o poder de traficantes, aumentou o número de usuário e a capacidade de corrupção desses traficantes", afirmou.

Minc disse que o combate às drogas deveria ser uma questão de saúde pública, e não de repressão que "entope as prisões de usuários" de maconha. "Enquanto o álcool e o cigarro, que fazem mal, e você encontra no mercado, a maconha também faz mal, talvez tanto quanto o álcool e o cigarro, mas você compra na mão do traficante. Não são os delegados que defendem a política de drogas. Alguns traficantes de maconha ficam contemplados com a atual política que dá a eles o monopólio da venda dessa droga."

O ministro disse que vai atender ao chamado dos deputados uma vez que nunca se recusou a discutir temas polêmicos no Congresso. "Quero participar da discussão para tratar de uma política que é ineficiente. Eu estou completando amanhã um ano no ministério. Hoje foi a 23ª vez que participei de audiências e debates na Câmara. Tenho muito gosto de expor minhas posições para os deputados e senadores e, naturalmente, para o país", afirmou depois de participar de debate sobre mudanças climáticas no Senado.

No início de maio, cerca de mil pessoas participaram da "marcha da maconha" no Rio para defender a legalização do uso da erva no país. Minc acompanhou a marcha ao lado dos manifestantes, a maioria jovens, realizada na praia de Ipanema.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet